book_icon

Liferay apresenta novas funcionalidades para a digitalização de operações

Liferay apresenta novas funcionalidades para a digitalização de operações

arquivos digitaisA Liferay, empresa estadunidense que desenvolve software para criação de experiências digitais, anunciou o lançamento do Liferay DXP 7.3. A plataforma atende à demanda das organizações por digitalização de operações e rápida criação de experiências digitais para clientes, fornecedores, parceiros, e colaboradores.
“Estamos felizes com nossa capacidade excepcional de dar resposta às necessidades de usuários em complexos casos de uso para B2B, B2E e B2C. São soluções como portais de parceiros e fornecedores, intranets e portais do cliente com autoatendimento”, comentou Ed Chung, vice-presidente de Global Product Management da Liferay. “A inovação no Liferay DXP 7.3 amplia nossas forças ao ajudar os negócios a agilizarem seus processos de criação de conteúdo, melhorarem a gestão da experiência e digitalizarem operações, beneficiando tanto os usuários de TI quanto os de negócio”.
A empresa se posiciona como “única entre os fornecedores de experiência digital em sua capacidade de dar suporte a diversos objetivos de negócios em uma plataforma única e flexível”. Entre esses objetivos estão melhorar a produtividade dos colaboradores com uma intranet moderna, aumentar a receita de vendas online no cenário B2B com uma solução de commerce, reduzir os custos com suporte ao cliente usando um portal de autoatendimento e unificar sistemas díspares com robustas funcionalidades de integração.
Ao possibilitar que usuários de negócio possam criar, mensurar e auditar diretamente as experiências digitais, o Liferay DXP 7.3 permite às organizações fazer mais com menos ao lançar e modificar soluções digitais mais rápido do que nunca. Os times de TI se beneficiam ainda com a possibilidade de gerenciar múltiplas soluções a partir de uma única plataforma, flexíveis APIs que fazem a integração com sistemas externos de forma consistente e redução nas demandas de times de negócios uma vez que esses usuários conseguem atuar de forma independente.
O lançamento inclui destaques como Analytics de Performance de Conteúdo. Criadores de conteúdo precisam ter visibilidade de seus conteúdos, porém soluções de Analytics costumam focar somente nas métricas de visitas à página. O Liferay DXP 7.3 permite a estes profissionais visualizar métricas de quantos usuários leram o conteúdo completo. Autores de conteúdo ainda têm acesso a métricas mais tradicionais como total de visualizações, volume de tráfego por motor de busca e relatórios de palavras-chave. Além disso, o Liferay DXP 7.3 oferece um novo dashboard de Conteúdo que permite aos criadores de conteúdo e administradores visualizar uma representação gráfica dos itens que possuem baseando-se em características específicas como categoria, tag, subtipo, etc. Isso dá aos gestores de conteúdo um rápido entendimento de onde esteja faltando conteúdo, possibilitando uma mudança de estratégia.
Criação simplificada de conteúdo é outra ferramenta do produto, ou seja, Páginas Mestre para entregar consistência visual e ajuda a garantir o respeito às diretrizes de marca em todas as páginas de um site. Depois da autorização de um administrador, os usuários de negócio agora podem criar Páginas Mestre para especificar elementos comuns como cabeçalhos, rodapés e logos da companhia em todas as páginas. As Páginas Mestre podem ainda ser criadas usando widgets drag-and-drop e componentes com mudanças aplicadas automaticamente em todas as páginas especificadas. O Liferay DXP 7.3 oferece ainda um painel que dá aos usuários a visualização de todas as ações realizadas durante uma sessão de edição e adiciona a funcionalidade de desfazer ou refazer ações ao toque de um botão.
Inclui também o app Builder, nova funcionalidade low-code para construir aplicações de negócio apoiado pelo Data Engine da Liferay. Usuários de negócio podem usar uma interface intuitiva para definir visualização de tabela e formulário, além de usar workflows para criar aplicações com o objetivo de digitalizar e automatizar processos de negócio. Aplicações podem ser implementados de forma independente ou adicionados às páginas como um widget ou por meio do menu do produto. E API Explorer: APIs robustas e flexíveis são uma das forças centrais do Liferay DXP há algum tempo. Com o lançamento do Liferay DXP 7.3, desenvolvedores têm acesso à nova aplicação API Explorer, permitindo a eles monitorar facilmente as APIs disponíveis e suas documentações. O API Explorer permite ainda que desenvolvedores rodem consultas para testar suas aplicações durante o desenvolvimento e explorem todas as aplicações REST e terminais disponíveis. Além disso, o API Explorer vem com um cliente GraphQL que acelera o desenvolvimento com o poder de definir e testar queries antes de incluí-las em uma aplicação.
Segurança de Aplicação e Autenticação Multi-Fator é mais um item. O Liferay DXP 7.3 vem com novas funcionalidades desenhadas para ajudar negócios a atingirem seus requisitos organizacionais para segurança de aplicações e compliance. Administradores de sites podem ativar autenticação multi-fator, exigindo que usuários completem checagens adicionais para verificarem suas identidades além do login e senha. Desenvolvedores podem ainda criar fatores de autenticação customizados adicionais usando uma API disponibilizada. Uma vez construídos, estes fatores de autenticação aparecem na lista de configuração da implementação que pode ser feita por administrador de site.
Serviço
liferay.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.