book_icon

Fulltime otimiza plataforma de rastreamento de frotas com Mandic Cloud Solutions

Melhora do ambiente de Nuvem permite gerenciamento de dezenas de terabytes de dados com performance 63% mais rápida
Fulltime otimiza plataforma de rastreamento de frotas com Mandic Cloud Solutions

aplicações em nuvemFulltime, que atua em soluções de monitoramento e rastreamento de frotas para o mercado B2B, contou com a ajuda da Mandic Cloud Solutions, referência em gerenciamento de Cloud e DevOps na América Latina e atua na gestão de ambientes em nuvem, para redefinir a hospedagem de dados de sua plataforma Fulltrack. O projeto, iniciado em 2019, contou com consultoria, implantação, migração e sustentação (metodologia CIMS) do ambiente de nuvem pela Mandic Cloud e resultou em redução de 60% em custos e ganho de 63% em agilidade na performance da Fulltime.
Com mais de 10 anos no mercado e clientes em toda a América Latina, a companhia oferece dispositivos e softwares para empresas rastreadoras de veículos. Seus mais de 3 mil parceiros atuam na venda de seus respectivos serviços aliados à plataforma Fulltrack, por meio da qual são gerados relatórios sobre o veículo pela Fulltime (visão geral), pela parceiro (visão geral de seus clientes) e pelo cliente final. Os registros trazem informações sobre o nível de combustível, aceleração máxima, distância e perímetros percorridos, entre outros indicadores. Ao todo, a Fulltime conta com 150 mil equipamentos instalados em 32 países.

A tecnologia é o meio para progredir e continuar melhorando

No último ano, com crescimento exponencial do número veículos rastreados, a companhia necessitava de um ambiente de dados adequado para suportar o aumento das demandas e melhorar a entrega de serviços (SLA) e a análise de dados. A empresa utilizava serviços de infraestrutura da Amazon Web Services (AWS) que não tinham mais compatibilidade com o aumento de 4 a 5 mil equipamentos instalados por mês, com 2 a 4 mil inputs por segundo no banco de dados.
Além disso, no ambiente anterior, os parceiros precisavam abrir um chamado de forma manual para o time de suporte técnico da Fulltime quando queriam gerar relatórios para o cliente final com período de análise superior a 3 meses. Este processo gerava desgaste no relacionamento e impedia o trabalho do time de negócios da Fulltime no foco de suas ofertas. Neste cenário, a companhia buscava por uma solução que lhe oferecesse mão-de-obra super especializada, infraestrutura de qualidade e licenciamento dos produtos.
Assim, a empresa encontrou na consultoria da Mandic Cloud Solutions a resposta para esses desafios. Em seu diagnóstico, a Mandic identificou que os serviços de nuvem da AWS contratados pela empresa precisavam ser revistos. “Trabalhamos com a Fulltime em uma visão mais voltada para software como serviço (software as a service – SaaS), a fim de automatizar processos e concentrar esforços em seus objetivos de negócio. Aproveitamos os serviços de dados serverless na AWS para ter uma maior flexibilidade e elasticidade no ambiente, e reduzir a complexidade de administração e os custos de operação”, comenta Alexandre Martinez, vice-presidente de Negócios da Mandic Cloud Solutions.
Dessa forma, a Mandic Cloud trabalhou na construção de uma arquitetura moderna e inteligente para a migração do ambiente de produção da Fulltime, do qual é responsável pela sustentação. O novo ambiente conta com uma plataforma de computação sem servidor e orientada a eventos do sistema (AWS Lambda) e é integrada a serviços como: AWS Glue e Amazon Kinesis Data Firehose (garantem estrutura e organização das informações); bancos de dados (Amazon Redshift e Amazon Redshift Spectrum – para dados mais recentes ou mais antigos); Amazon S3 – Simple Storage Service – e Amazon S3 Glacier (para armazenamento de objetos e arquivos); Amazon CloudWatch (para monitoração e geração de alertas); Amazon Simple Notification Service (SNS) (para mensagens de notificação); e Amazon Elasticsearch Service (para identificação de tendências, insights e melhoria de performance).
No modelo, o banco de dados é gerenciado pela própria AWS e o sistema gera um fluxo de informações que auxiliam na tomada de decisão. “Agora, os relatórios são gerados de maneira assíncrona em um intervalo definido pelo cliente. O formado sob demanda nos ajuda a melhorar a experiência e engajamento em relação aos produtos da empresa e otimiza nossa performance para atender às demandas crescentes”, afirma Fernando Machado, gerente de Infraestrutura da Fulltime.
A perspectiva da Fulltime é que, neste modelo, a análise ROI é mais abrangente, pois o time gestor pode sair do foco operacional para se dedicar a estratégias de negócios da empresa. “Antes ficávamos preocupados com correção, havia entre 20 e 30 reclamações diárias em relação a extração relatórios. Hoje, não há mais, e podemos trabalhar para entender o mercado e buscar coisas novas”, declara o executivo.
O produto Fulltrack é modulado e, com a infraestrutura ajustada, a companhia pretende avaliar todos os módulos para otimizar os processos e entregar mais. Além disso, deve desenvolver outros produtos externos que se integram à plataforma como novos diferenciais. “A tecnologia é o meio para progredir e continuar melhorando. O time de dados Mandic é essencial para nos apoiar na análise que garante a melhor performance do ambiente. Estamos satisfeitos com a parceria”, completa Machado.
Serviço
www.mandic.com.br
fulltime.com.br
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.