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Novas experiências virtuais devem permanecer no Brasil

Estudo IBM: Pesquisa realizada com consumidores do País também revela que, para 58% dos entrevistados, a Covid-19 impactou a saúde mental de um ou mais familiares; muitos desejam manter o trabalho em casa
Novas experiências virtuais devem permanecer no Brasil

Estudo mostra também que consumidores estão buscando novas experiências de compra: 54% dos entrevistados já utilizaram ou gostariam de utilizar um autoatendimento para pagar suas compras e 58% já interagiram ou gostariam de receber atendimento virtual via chat.
Enquanto o mundo continua lidando com a pandemia global, as empresas devem reconhecer as visões de seus consumidores e funcionários, e perceber que pode haver grandes diferenças em atitudes individuais em relação à Covid-19, de acordo com a faixa etária da pessoa e a localidade no mundo em que ela vive.
Esse é o resultado do mais recente estudo mensal Covid-19 Consumer Study, do IBM Institute for Business Value – IBV, realizado em agosto, que entrevistou 14,5 mil adultos no Brasil e em sete países: Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, México, e Reino Unido.

Apenas 10% querem voltar a trabalhar todos os dias no escritório  

“Os indivíduos estão exigindo padrões mais elevados de transparência e flexibilidade de seus empregadores à medida que navegam pelo longo período do impacto da Covid-19”, comenta Carlos Capps, líder das indústrias de Consumo, Saúde e Life Science para IBM Services na América Latina. “As empresas brasileiras devem estar preparadas para ter uma comunicação clara e entender as novas necessidades e preocupações dos funcionários em relação ao home office e ao retorno ao local de trabalho. No que diz respeito ao consumidor, existem alguns novos comportamentos de compra e experiências virtuais que estão chamando a atenção e devem ser mantidos após a pandemia também”, diz Capps.
No Brasil, cerca de 42% dos entrevistados conhecem alguém que foi infectado, em comparação com apenas 9% na China e 13% na Alemanha. 55% dos entrevistados também compartilharam que sua saúde mental foi afetada pela pandemia, e 58% disseram que a situação atual afetou pelo menos uma pessoa de sua família.
O estudo também revela as principais preocupações dos consumidores brasileiros pesquisados em relação à família e ao trabalho.
69% realizaram ou gostariam de fazer um pedido via aplicativo móvel; 58% já interagiram ou gostariam de receber atendimento virtual via chat  

 Trabalho remoto após a pandemia
 52% desejam continuar trabalhando exclusivamente em casa ou com idas ocasionais ao local de trabalho; 25% querem voltar, mas ainda desejam poder trabalhar de casa ocasionalmente. Apenas 10% querem voltar a trabalhar todos os dias no escritório.
 Grandes expectativas de transparência e flexibilidade das empresas
 87% acreditam que é necessária uma comunicação clara sobre as condições sanitárias adequadas no local de trabalho físico. E cerca de 86% dos entrevistados gostariam que fosse obrigatório o teste de Covid-19 a todos os funcionários e um mecanismo de reporte dos casos positivos que fossem identificados.
Comportamento de compra de produtos e estabelecimentos locais
36% dos entrevistados disseram que estão comprando mais produtos feitos localmente e 32% estão comprando mais de lojas locais. Para 34% e 26%, respectivamente, não houve uma mudança no hábito relacionado a esse tema e o restante está comprando menos ou não está comprando produtos locais ou em lojas locais.
Novas experiências de compra
 54% dos entrevistados já utilizaram ou gostariam de utilizar um caixa de self-checkout na loja, ou autoatendimento, no comércio; 69% realizaram ou gostariam de fazer um pedido via aplicativo móvel; 58% já interagiram ou gostariam de receber atendimento virtual via chat. Segundo os consumidores pesquisados, apenas 29%, 43% e 20%, respectivamente, utilizaram esses tipos de serviços antes da pandemia. Isso indica que uma abordagem flexível e multicanal, com personalização baseada em inteligência artificial, pode ajudar as empresas a prosperar nesse ambiente.
Percepções de diferentes gerações
Em todo o mundo, as opiniões dos consumidores sobre o impacto da pandemia variam amplamente por faixa etária.
69% dos millennials, pessoas com idade entre 25 e 39,  estão preocupados com sua segurança no emprego e 60% disseram que a pandemia afetou sua saúde mental, uma porcentagem mais alta do que todas as outras faixas etárias.
Os baby boomers, os que têm idade entre 55 e 70 anos ou acima, são os mais pessimistas sobre a recuperação econômica, com sete em cada dez relatando que acreditam que a economia de seu País continuará a sofrer uma desaceleração ou declínio significativo. Já, a  geração Z, aqueles que possuem entre 18 e 24 anos, é a mais otimista em relação à economia, com mais da metade afirmando acreditar que a economia se recuperará ao estado anterior à Covid-19 nos próximos meses.
Serviço
www.ibm.com/ibv
 

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