book_icon

Logística e Sustentabilidade: uma relação que tem tudo para dar certo

Tema foi discutido com o diretor de operações da DHL Supply Chain Brasil, João Prada, que participou da última edição do Papo em Movimento, série de conteúdos online da Intermodal South America, nesta quinta-feira (30)
Logística e Sustentabilidade: uma relação que tem tudo para dar certo

Sustentabilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais relevância no mundo dos negócios atualmente, sendo considerado fator essencial, muitas vezes, para tomadas de decisões estratégicas pelas companhias mundo afora. Nos setores logístico e de transporte de cargas não é diferente. Mas como ações sustentáveis podem impactar toda a cadeia logística? Como otimizar os centros de distribuição de forma mais ecológica e eficiente? O que energia renovável tem a ver com agilidade de entrega?
Para responder estas e outras questões, a Informa Markets – organizadora da Intermodal South America, o evento da América Latina para estes segmentos – promoveu, nesta quinta (30), mais um bate-papo especial para a série de conteúdos online da feira, o Papo em Movimento. Desta vez, o convidado foi o diretor de operações da DHL Supply Chain Brasil, João Prada, que sob o tema “Sustentabilidade energética: o papel da logística em um mundo mais ágil e eficiente”, abordou, entre outros aspectos, a relação entre logística e sustentabilidade e seus benefícios para a cadeia de suprimentos.

Com a mudança de comportamento dos clientes e de suas respectivas formas de consumo, naturalmente, as empresas e indústrias precisarão se adaptar também, se quiserem sobreviver no mercado a médio e longo prazo. Não tem jeito, atualmente, todo mundo fala de sustentabilidade e quer entender, de fato, o real impacto de seus pedidos no meio ambiente  

Para ele, esta é uma relação muito importante para o setor como um todo e deve fazer parte sim das agendas das empresas atualmente. “Até porque a exigência de uma conexão com a sustentabilidade hoje em dia parte do cliente final, que está valorizando ainda mais este assunto e mudando sua forma de consumo. Por exemplo, de acordo com uma pesquisa recente da DHL Global, foi constatado que 70% do público do e-commerce vê na sustentabilidade um fator decisivo para concluir uma compra nos dias atuais. Ou seja, na hora de comprar, as pessoas estão preferindo escolher as empresas que oferecem opções mais sustentáveis de entrega, mesmo que isso signifique uma demora um pouco maior para que os produtos cheguem em suas mãos”, afirmou.
E, segundo ele, não há outro caminho, pois esta é uma tendência cada vez mais presente no mundo moderno. As pessoas, naturalmente, dão mais atenção a isto e as empresas que não se adequarem ficarão para trás. “Com a mudança de comportamento dos clientes e de suas respectivas formas de consumo, naturalmente, as empresas e indústrias precisarão se adaptar também, se quiserem sobreviver no mercado a médio e longo prazo. Não tem jeito, atualmente, todo mundo fala de sustentabilidade e quer entender, de fato, o real impacto de seus pedidos no meio ambiente”, acrescentou.
Case de Sucesso – Pensando nisso e tendo a sustentabilidade como um dos pilares de seus negócios, a DHL Supply Chain Brasil segue inovando e investindo em iniciativas diferenciadas. Uma delas envolve o Centro de Distribuição (CD) da empresa em Louveira (SP), que se transformou em uma das instalações logísticas mais sustentáveis do país. Com 26.700 m² de área construída, o CD, que já possuía boas práticas sustentáveis, agora conta também com uma usina de energia solar na cobertura do armazém, que produz 80% da demanda de energia da operação.
Por exemplo, de acordo com uma pesquisa recente da DHL Global, foi constatado que 70% do público do e-commerce vê na sustentabilidade um fator decisivo para concluir uma compra nos dias atuais  

“São mais de 5 mil metros quadrados cobertos por painéis fotovoltaicos, o que faz o CD ser auto suficiente, o primeiro do Brasil a conseguir tal feito. A autonomia geral dele agora é de 100 mil megawatts, o que é relativamente igual ao abastecimento de energia de 400 casas por um mês. Isso nos orgulha muito, tanto nós da DHL quanto todos os demais envolvidos no projeto, como a GLP, proprietária do empreendimento, nossos clientes e parceiros técnicos. Não foi fácil, mas hoje podemos dizer que é um case de sucesso. Nosso intuito agora é ampliar essa iniciativa”, exaltou.
Redução de Emissões de CO² – Outro objetivo da DHL Supply Chain Brasil para seguir na direção da sustentabilidade é a redução das emissões de CO² no meio ambiente. “Sabemos que o transporte, dentro do meio logístico, é o maior emissor de poluentes na atmosfera, devido a queima de combustíveis utilizados em seus mais variados modais. Mas, cada vez mais, começamos a avaliar opções alternativas para sanar esta questão. Uma delas, é a adoção de veículos elétricos em nossas operações. Nosso primeiro modelo desse estilo começou a operar no país há pouco mais de quatro anos, na época das Olimpíadas de 2016, e desde então é algo em que estamos apostando com mais intensidade. Claro que a autonomia deste tipo de veículo ainda é pequena, o que nos restringe a viagens de curto alcance, mas estamos buscando soluções para isso. O que posso dizer é que este é um caminho sem volta”, pontuou.
Prada disse ainda que esta meta vai muito além das operações no Brasil, sendo, na verdade, um objetivo global da companhia. “Dentro da DHL, temos um programa chamado GoGreen, que é o que cuida de toda a gestão de sustentabilidade global da companhia, e neste sistema nós temos a ambição de zerar todas as emissões de CO² da empresa até 2050, em uma escala mundial. Será um grande desafio, mas estamos dispostos a encará-lo, afinal, precisa querer fazer sustentabilidade para dar certo”, concluiu.
Serviço:
Live: Sustentabilidade energética: o papel da logística em um mundo mais ágil e eficiente
Data: 30/07/2020
Link de acesso à live completa: www.instagram.com/p/CDR8y7RgWs6/
Papo em Movimento
A ação faz parte do Papo em Movimento, iniciativa da Intermodal South America que vem trazendo uma série de entrevistas, lives e webinars com o objetivo de mostrar um panorama do mercado logístico e de transporte de cargas no Brasil e colaborar para o desenvolvimento do setor.
Serviço
bit.ly/3fexypk

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.