book_icon

Movimento Transformação Logística: foco em fortalecimento do ecossistema

Conheça a iniciativa que visa aproximar executivos de referência e trade logístico para troca de experiências e desenvolvimento de ações de inovação com foco em mais eficiência operacional em toda a cadeia
Movimento Transformação Logística: foco em fortalecimento do ecossistema

Setor que representa 8% do faturamento bruto das empresas brasileiras, a logística é responsável pela distribuição de insumos e abastecimento da economia brasileira. Durante a pandemia, se mostrou ainda mais essencial, com o crescimento das vendas online e a importância da programação das entregas para manutenção dos atendimentos.
E é com o intuito de aproximar e integrar o ecossistema logístico brasileiro que surge o Movimento Transformação Logística. O objetivo do projeto, que tem entre apoiadores empresas como a Lincros, especializada em soluções de inovação para a gestão logística de transportes, a revista Mundo Logística, e executivos como Nestor Felpi, do grupo Natura e Paulo Leonidas da Coty, busca desenvolver um ambiente propício para a inovação, através de networking, aproximação do trade e popularização de tecnologias aplicadas à Logística.

Ainda se discute de forma tímida o futuro da logística brasileira e as oportunidades de melhorias e inovação para o setor. Como Movimento de Transformação Logística, estamos criando uma rede de comunicação e apoio para o crescimento sustentável e progressivo da área, baseado em inovação e melhoria contínua  

“Ainda se discute de forma tímida o futuro da logística brasileira e as oportunidades de melhorias e inovação para o setor. Como Movimento de Transformação Logística, estamos criando uma rede de comunicação e apoio para o crescimento sustentável e progressivo da área, baseado em inovação e melhoria contínua”, destaca Gilson Chequeto, CEO da Lincros.
O projeto vai unir empresas, tecnologia, governança e educação, ligando universidades, profissionais de referência dentro do ecossistema, representantes de novas tecnologias e negócios já consolidados para a troca de experiências. Entre conteúdos e encontros já promovidos se destacam, por exemplo, o Out Of the Box Experience 2019, realizado em novembro na sede da Lincros, com a participação de empresas como DPA-Nestlé, Mondelez, Oesa, Galeazzi, Copobrás e Fiat, que discutiram iniciativas alinhadas à indústria 4.0 e a importância da união do ecossistema de logística do País. Já o podcast Café Com Logística conta com episódios que tratam dos desafios do segmento, iniciativas para otimização da roteirização, futuro do setor, atendimento omnichannel e a presença feminina no mercado logístico.
Os próximos passos do projeto, de acordo com Gilson, será o fortalecimento do benchmarking entre as empresas, visando a unificação da cadeia e até mesmo o compartilhamento de boas práticas e tecnologias que visem a redução de custos e a eficiência operacional de toda a cadeia.
O setor da logística no País
Um dos grandes desafios das empresas brasileiras no que diz respeito ao transporte de produtos é a infraestrutura. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), cerca de 25% dos custos operacionais poderiam ser reduzidos se houvesse uma melhor estrutura nas rodovias do País.
Já o crescimento de tecnologias é um ponto positivo. Um levantamento do Banco Mundial que mensurou a competência na rastreabilidade de cargas colocou o país em 55º lugar entre os 160 participantes.
 

Comentários

  1. Diego Menezes

    Excelente iniciativa!! Estou compartilhando essa matéria com alguns colegas do setor. Parabéns!

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.