Um conjunto de tecnologias de impactos sem precedentes, por meio do qual cada vez mais as indústrias tornam-se fábricas inteligentes. Assim é a 4ª Revolução Industrial, em que a interação entre trabalhadores e tecnologia é intensificada, resultando em novas demandas. Para dar luz às novas habilidades exigidas dos profissionais, o Centro de Inovação Sesi (CIS) Longevidade e Produtividade do Sistema Fiep, localizado no Paraná, desenvolveu uma pesquisa inédita: “Skills 4.0: Habilidades para a Indústria”.
A publicação identifica e sistematiza habilidades para a indústria 4.0 provenientes da literatura especializada e de estudos de referência globais. Assim, compartilha informações com todos os interessados na valorização do potencial humano neste contexto da quarta revolução industrial.
A pesquisa surgiu quando o CIS identificou uma lacuna na análise e organização criteriosas dessas habilidades, sobretudo no Brasil. “As fábricas inteligentes são ambientes que demandam um contingente maior de colaboradores altamente qualificados. Trata-se de um modo de trabalhar completamente diferente do convencional, que exige novos e arrojados modelos de formação e de treinamento continuado, orientados para a aprendizagem ao longo da vida, dado que as novidades digitais não dão sinais de estagnação, mas sim de inovações ainda por vir”, analisa Noélly Mercer, coordenadora do CIS Longevidade e Produtividade.
Entre as habilidades técnicas e os pilares tecnológicos da Indústria 4.0, estão:
Big data & Analytics;
Cibersegurança;
Computação na Nuvem;
Integração de Sistemas;
Internet das Coisas;
Manufatura Aditiva;
Realidade Aumentada;
Simulação;
Sistemas Autônomos.
Já entre as habilidades comportamentais, destacam-se:
Comunicação;
Mentalidade digital;
Gestão;
Resolução de problemas;
Trabalho em equipe;
Pensamento crítico;
Gestão de pessoas;
Aprendizagem ativa.
Como foi desenvolvida a pesquisa
Para elaborar a pesquisa, o CIS contou com a cooperação técnica do Observatório Sistema Fiep – área de planejamento de longo prazo e inteligência do Sistema Fiep. A metodologia de pesquisa foi estruturada em quatro macroetapas: pesquisa e sistematização de conceitos fundamentais; elaboração de diagnóstico sobre o tema; identificação e sistematização de habilidades para a indústria 4.0 por pilar tecnológico; integração e consolidação das habilidades para a indústria 4.0.
Os esforços coletivos nessa direção são prioridade para o fortalecimento da indústria, a garantia da empregabilidade e o pleno desenvolvimento das pessoas. O material integral será lançado no dia 9/07 às 10h no Facebook do Sesi no Paraná.
Sistema Fiep oferta cursos com foco na indústria 4.0
Tendo a indústria em foco, o Sistema Fiep oferece diversos cursos alinhados às demandas da nova revolução industrial. Na unidade Celso Charuri, em Curitiba, por exemplo, todos os cursos são relacionados à indústria 4.0: https://www.sistemafiep.org.br/industria40/drcelsocharuri/.
Já o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas com ênfase na indústria 4.0 pode ser encontrado em unidades de Londrina, Maringá e Ponta Grossa: https://www.sistemafiep.org.br/cursos-tecnicos/cursos/tecnico-em-desenvolvimento-de-sistemas—enfase-na-industria-40-18-33358-413789.shtml.
As Faculdades da Indústria também oferecem graduações e especializações com esse enfoque, como o MBA em Liderança para Transformação Digital e Indústria 4.0: https://www.sistemafiep.org.br/industria40/transformacao-digital/.
Distribuídos em nove estados, os Centros de Inovação Sesi trabalham, cada um, em uma temática de interesse da indústria. Eles atuam em rede e podem atender empresas de todo o país por meio das unidades do Sesi. O Centro de Inovação Sesi (CIS) Longevidade e Produtividade, localizado em Curitiba, desenvolve estudos, pesquisas e consultorias que têm como pilar principal a segurança e saúde do trabalhador, levando em conta a diversidade e a manutenção da capacidade para o trabalho, em toda a sua jornada dentro de uma organização.
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo