book_icon

Serviço de capacitação prepara jovens desenvolvedores para a Transformação Digital

Programa inédito de capacitação técnica e comportamental aborda os desafios práticos no dia a dia das empresas
Serviço de capacitação prepara jovens desenvolvedores para a Transformação Digital

O GarageLab é um serviço inédito criado pela Evo Systems, consultoria de inovação e engenharia de software, disponível para empresas que buscam profissionais jovens que tenha vontade, energia, conhecimento sobre desenvolvimento de software e já cheguem produzindo junto com os times internos. O foco do GarageLab é usar os projetos da empresa em conjunto com mentoria da Evo Systems, para formar jovens profissionais com experiências práticas e aptos para enfrentar os desafios da Transformação Digital.
Dividido em três fases, o programa envolve seleção dos profissionais, Mentoria e transferência para a empresa. “Atualmente concluímos o primeiro GarageLab para atender um grande banco e já temos outros projetos na fila. É uma oportunidade para a empresa, trazer um jovem profissional que está prestes a concluir o curso superior, mas não o faz usualmente, pois esses jovens ainda não entendem como é o dia a dia de uma operação em grandes empresas e requerem um apoio intenso de profissionais plenos e sêniores para fazer a preparação. Por isso, o programa aborda profundamente aspectos técnicos (já que o aluno está quase formado), mas também avalia e prepara as habilidades e atitudes comportamentais desses novos profissionais alinhadas as condutas corporativas e os desafios da Transformação Digital na empresa cliente, fazendo o profissional jovem já iniciar produzindo”, explica Leonardo Dias, sócio-diretor da Evo Systems.

O cliente acompanha todas as fases dos participantes do GarageLab, que pode ser personalizado para cada tipo de negócio e necessidade, através de relatórios de avaliação, bem como a partir do próprio desempenho do jovem no GarageLab, que acontece também na sede do cliente, após a fase inicial na Evo Systems  

Para participar do GarageLab, a preferência é por alunos do último ano de qualquer universidade e estes precisam fazer um treinamento gratuito em desenvolvimento Android ou IOs na própria sede da Evo Systems. Para os alunos que são aprovados nesse treinamento, a Evo Systems emite um certificado e convida para a próxima etapa.
Lamarques Silveira Oliveira está no último semestre de análise de desenvolvimento de sistemas, na Fatec de Mogi e integrou o projeto GarageLab da Evo Systems, um programa que segundo o jovem, complementa a formação dos estudantes em projetos de empresas, na prática. Temas de destaque como Gestão Ágil, Desenvolvimento Android/iOS em plataformas escaláveis, tecnologias para serviços financeiros, análise de dados, segurança, criptografia, análise de navegação UX, uso e os principais desafios da aplicação de sistemas no mundo mobile são apresentados e aplicados em projetos do cliente. “Foi um treinamento diferente de tudo que já vi no mercado, bem técnico e muito bem elaborado, mas também que abrange o lado comportamental, importante para ingressar nas empresas. Na Universidade não aprendemos com tratar com a expectativa do cliente em relação as entregas e desafios do dia-a-dia e o GarageLab é detalhista nesse sentido”, afirma Lamarques. Segundo Leonardo Dias, o estudante Lamarques concluiu o programa GarageLab e já se prepara para iniciar como analista efetivo em um grande banco. “A área de desenvolvimento de software é uma área muito prática, onde o profissional consolida seu aprendizado realizando projetos e colocando em prática sua experiência. O GarageLab é parecido com uma residência médica, onde o profissional iniciante na carreira é apoiado tanto comportamental como tecnicamente por profissionais mais experientes, e no fim sai pronto para atuar de maneira autônoma. Uma confiança para o profissional e para a empresa”, cita Leonardo Dias.
GarageLab auxilia empresas em desenvolvimento e capacitação técnica
Quando surge a demanda no cliente, imediatamente somos acionados e iniciamos o processo de qualificação no GarageLab, portanto são oportunidades reais e vagas efetivas, além de auxiliar as empresas, que necessitam de profissionais, mas que não contam com tempo ou mentores para desenvolvimento e capacitação técnica e comportamental”, completa Leonardo.
O cliente acompanha todas as fases dos participantes do GarageLab, que pode ser personalizado para cada tipo de negócio e necessidade, através de relatórios de avaliação, bem como a partir do próprio desempenho do jovem no GarageLab, que acontece também na sede do cliente, após a fase inicial na Evo Systems.
Fase Final do GarageLab
Já na fase final do GarageLab, os candidatos são entrevistados e realizam um teste para avaliação comportamental, finalizando com a entrevista no cliente.
Ao serem aprovados os participantes recebem um treinamento já atuando no projeto do cliente, ou seja, um treinamento on-the-job e entre os temas abordados,
Aos participantes aprovados, a bolsa é de até R$ 2.400,00 por mês e a duração é de 5 meses. Após esse período, se bem avaliado, o participante é contratado pela empresa parceira. Nesse primeiro programa um grande Banco já contratou três dos cinco participantes do GarageLab da Evo Systems.
A Evo Systems é uma empresa de consultoria de inovação, especializada na aplicação de engenharia de software de ponta como impulso para alavancar negócios. Entre os serviços oferecidos, destaque para consultoria de BPM (Business Process Management), mapeamento e automação de processos, diagnósticos (Assessment), desenvolvimento de apps e sistemas, além de fábrica de software.
A equipe Evo Systems é composta por engenheiros e profissionais com ampla formação acadêmica e experiência em tecnologia de hardware e software e conta com uma divisão especializada em treinamentos personalizados, mentoria de startups e programas de aceleração.
Serviço
Informações e inscrições: [email protected]

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.