São pessoas e times trabalhando agora ao lado de robôs que, por meio da tecnologia RPA (Robotic Process Automation) aprendem e assumem tarefas monótonas e repetitivas, que tomam muito tempo do trabalho, como envio de e-mails, preenchimento de formulários, armazenamento de arquivos etc. Um robô à frente dessas atividades gera economia e satisfação, pois libera talentos para funções realmente estratégicas.
É por isso que, segundo relatório do Gartner, o RPA é uma prioridade para profissionais e negócios no mundo todo. Com um total de US$ 846 milhões, o investimento no segmento cresceu 63% só no ano passado, globalmente. “O RPA imita o comportamento humano, realizando as mesmas tarefas que podemos fazer, mas com mais rapidez e precisão. O robô é integrado ao computador da pessoa, ao sistema da empresa, possibilitando a automação dos processos sem precisar de uma reestruturação na área de TI. Com a possibilidade de usarmos o ambiente cloud para configurar nossos robôs, a tendência é que saltemos da automação de processos pontuais para a automação em escala, de toda uma cadeia de valor dentro das companhias”, resume Edgar Franco, Diretor Comercial da UiPath no Brasil, multinacional na tecnologia RPA.
A própria consultoria Gartner projeta que 95% das empresas de todo o mundo incluirão robôs em sua cadeia de valor nos próximos anos. Assim, cedo ou tarde o RPA baterá à sua porta e mudará o jeito como você trabalha. E você, está pronto para isso?
Conheça abaixo o funcionamento e resultados da Tecnologia RPA, listadas em pesquisas da UiPath, multinacional do setor, presente também no Brasil:
Mais tempo!
O RPA pode liberar até 30% do tempo dos colaboradores em uma organização, mesmo que a empresa só tenha 52% dos processos tocados por robôs.
Non stop!
Os robôs de software, embarcados nos sistemas e computadores, operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, o que favorece a previsibilidade e continuidade dos serviços do colaborador e da empresa.
Meu colega robô
Os robôs no RPA podem atuar como funcionários adicionais que trabalham em conjunto com pessoas e sistemas de TI e nos bastidores de muitas funções. Para isso, é necessário um treinamento rápido que institucionaliza esse conhecimento.
Velocidade
Ter um colega robô pode significar concluir um processo 32 vezes mais rápido do que fazê-lo sem a automação, manualmente. Há pesquisas que mostram processos que levavam até dois dias para serem finalizados sendo concluídos em 30 minutos com o apoio do robô assistente. Já imaginou?
O que o robô pode fazer para mim?
Muitas coisas, e é você quem ensina. Abrir, ler, coletar informações, enviar e-mails e documentos; mover itens como pastas e documentos; preencher e enviar formulários; ler e escrever em banco de dados; coletar informações em redes sociais; realizar cálculos avançados; descartar informações com base em critérios definidos são alguns exemplos. É por isso que até 80% dos processos repetitivos, baseados em regras e diretrizes claras, podem ser automatizados via o RPA.
Economia
As pesquisas mostram que, com os robôs em ação, uma empresa pode gerar uma economia de até 60% na contabilidade financeira.
Um robô para cada pessoa
Basicamente existem dois tipos de robô que podem trabalhar com e para você: os “atendidos”, que funcionam como assistentes digitais, te apoiando nas tarefas a partir das informações que você dispuser; e os “não-atendidos”, que atuam nos bastidores, concluindo rapidamente todo o processamento do back-office da empresa, sem nenhuma ou com pouquíssima intervenção humana no manuseio de inúmeros dados, 24 horas por dia, 7 dias na semana, sem deixar nada escapar.
Zero erro e 100% de satisfação
Segundo pesquisa UiPath, toda empresa que usa RPA afirma que certas tarefas triviais, ou quase todas, são praticamente eliminadas da rotina das pessoas, deixando profissionais mais satisfeitos e elevando o índice de retenção de talentos em 25%! Tudo com 100% de precisão de dados e índice nulo de erros.
Eu e o Robô
Segundo a UiPath, uma comunidade de cerca de 10 mil pessoas, cidadãos comuns, já configurou seus próprios robôs atendidos ou não atendidos na versão Community da plataforma Uipath Automation Cloud, que é justamente focada nos usuários finais ou pequenas equipes. A versão corporativa da plataforma, voltada a grandes empresas, também já atende cerca de 200 grandes corporações, que buscam a automação na Nuvem para não precisar investir em novas estruturas de TI. A UiPath também desenvolveu a ferramenta StudioX, que permite que profissionais, mesmo aqueles que não têm familiaridade com códigos, formatem o seu próprio robô nas empresas. “Acreditamos na democratização do RPA e na ideia de cada pessoa ter o seu próprio robô, para que ela mesma não se transforme em um, absorta em atividades e processos repetitivos”, diz Edgar Franco.
A UiPath está liderando a era da “automação em primeiro lugar” – defendendo que haja um robô para cada pessoa e possibilitando que os robôs aprendam novas habilidades por meio da Inteligência Artificial (IA) e de machine learning (ML). Por meio de treinamento gratuito e aberto, a UiPath tem como compromisso levar habilidades da era digital a milhões de pessoas em todo o mundo, melhorando, assim, a produtividade e a eficiência dos negócios, o envolvimento dos funcionários e a experiência do cliente.
A plataforma de Hyperautomation de processos de negócios da empresa combina a solução nº 1 de Automação de Processos Robóticos (RPA) com um conjunto completo de recursos que permitem a todas as organizações dimensionar operações de negócios digitais em uma velocidade sem precedentes. A empresa já automatizou milhões de tarefas repetitivas para empresas e organizações governamentais em todo o mundo, incluindo aproximadamente 50% das empresas listadas na Fortune 500.
A UiPath foi recentemente reconhecida como a principal empresa do Deloitte’s 2019 Technology Fast 500, um ranking das empresas de tecnologia públicas e privadas mais rápidas da América do Norte e a terceira maior no ranking 2019 Forbes Cloud 100
Leia nesta edição:
CAPA | TENDÊNCIAS
IA Generativa, o presente e o futuro
CAPACITAÇÃO
Capital humano é ponto-chave em projetos
ENCARTE ESPECIAL
Negócios e Governança têm apoio em soluções de Analytics
Esta você só vai ler na versão digital
CARREIRA
Salários altos em tecnologia, mas para profissionais capacitados
Baixe o nosso aplicativo