book_icon

Da comodidade para um serviço essencial

O relevante crescimento do setor de e-commerce é perceptível mesmo antes da crise instaurada pelo Covid-19. Quando tínhamos cenários de flutuação econômica ou ainda o pouco aumento do poder aquisitivo dos consumidores, a curva de crescimento das compras on-line sempre foi positiva. Em 2019, por exemplo, mesmo com um PIB de 1,1%, o segmento cresceu 22,7% e atingiu um faturamento de R$ 75 bilhões, fruto de um volume de 178,5 milhões de compras realizadas no ano, segundo o relatório da NeoTrust.
Para 2020, as previsões apontavam para uma alta em torno de 20% se comparado a 2019, porém não fazíamos ideia do fator inesperado do Coronavírus, que elevou o e-commerce de uma categoria de comodidade para um serviço essencial. O medo real e imaginário do mundo virtual de compras, que já vinha sendo ultrapassado, foi atropelado e vem impulsionando o setor a crescer de maneira extremamente desenfreada, gerando, inclusive, medidas agressivas na busca do aumento do market share.
Vale citar que o impulsionamento deste setor alavanca o surgimento de milhares de lojas virtuais, que, por consequência, movimentam conjuntamente o crescimento de frentes de trabalho, como nas áreas de logística e de tecnologia, além, é claro, de elevar a empregabilidade, tema que vem sendo tão questionado nesta fase de pandemia.
Por outro lado, se temos um movimento de crescimento com o propósito de melhor atender para fidelizar, há um ponto de alerta a ser sinalizado, que é o risco de uma expansão desordenada do e-commerce. Neste aspecto, é preciso tomar diversos cuidados nas áreas de Segurança Patrimonial e Prevenção de Perdas, que ganham cada vez mais relevância visando trazer ao negócio garantias de menor perda e maior produtividade.
É possível afirmar que estas áreas farão a grande diferença para a obtenção do crescimento e consolidação no mercado de comércio eletrônico. Nesta visão, a primeira quebra de paradigmas para os profissionais responsáveis por elas está relacionada ao entendimento de evoluir seus processos com a garantia de sustentabilidade, pois passam a ser áreas com direcionamento total para controle que, conhecendo com profundidade sua cadeia logística dentro deste grande ecossistema, serão alavancadores de negócios.
A aplicação de um modelo de segurança exponencial, no formato 4.0, na qual a correta análise dos riscos ao negócio seguida de procedimentos, normas de controle consistentes, ágeis, automatizadas e baseadas em inteligência artificial, que traga informações tratadas analiticamente em tempo real para a tomada de decisão, são e serão cada vez mais o diferencial esperado pelo business.
Talvez aqui esteja o segundo paradigma a ser abandonado, que é a ideia de um caminho complicado de se alcançar. Afirmo que é possível chegar neste patamar esperado com pouco investimento, rapidamente e sem criar impactos durante o processo de implantação. Nesta fase, a marca, a reputação e a solidificação já passam a ser medidas além da comodidade, pois será necessário ampliar as condições e a estrutura para aquele serviço que, de fato, já se tornou essencial.
Por Carlos Guimar, diretor associado de segurança empresarial na Icts Security.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.