book_icon

Automatização por BPM e/ou RPA: quais as diferenças e por qual optar?

Estratégias complementares, o BPM automatiza e organiza fluxos de trabalho, enquanto o RPA otimiza tarefas repetitivas. Empresas enfrentam dilema na automação: BPM ou RPA? A decisão entre Business Process Management (BPM) e Robotic Process Automation (RPA) gera incertezas. Diversas organizações debatem a alocação de tempo e recursos, uma vez que a implementação de sistemas totalmente automatizados pode ser um desafio. A automação vem ajudando as empresas a executar tarefas, tomar decisões e minimizar erros operacionais, evitando trabalhos e despesas desnecessárias.

O que é BPM?
BPM, ou Gestão de Processos de Negócio, é uma metodologia focada em aprimorar a eficiência operacional de uma empresa. Ela se baseia na ideia de que os processos organizacionais são fundamentais e visa utilizá-los para melhorar o desempenho global da organização. O objetivo é ajudar as empresas a melhorar seus processos, para que possam aumentar a produtividade, se tornar mais eficientes e estar preparadas para responder rapidamente às novas demandas do mercado.

A solução pode impactar funcionários e clientes, trazendo retornos significativos para a empresa. O principal componente dessa estratégia é o software de BPM (BPMS), que fornece uma “caixa de ferramentas” para ajudar a melhorar os processos de negócio e a impactar os resultados organizacionais. A estratégia fornece ferramentas como modelador de processos, mecanismo de workflow, formulários eletrônicos e análise de Dados. Ao trabalhar em conjunto, estas revelam gargalos, ajudando as empresas a entender as ações que precisam ser tomadas e mostrando por qual direção seguir para otimizar as estratégias de negócio.

O que é RPA?
A Automação Robótica de Processos é uma ferramenta de software na qual robôs podem ser criados e configurados com regras de negócios para realizar tarefas repetitivas, esse processo possibilita que os funcionários foquem em atividades estratégicas do dia a dia. Com a automação baseada na interface do usuário, a solução imita exercícios humanos, como fazer login em aplicativos ou copiar Dados de uma planilha e colá-los em um software corporativo. A maioria das soluções RPA é intuitiva, não exigindo um profissional da tecnologia para operá-la.

Principais diferenças
Enquanto o BPM se concentra em impactar toda a organização, automatizando e melhorando fluxos de trabalho, o RPA se concentra nas tarefas repetitivas realizadas manualmente. O BPM tem uma abordagem ponta a ponta, o que significa que, embora o RPA possa fazer parte de uma iniciativa de automação, ele não pode substitui-la.

Por que automatizar?
Um estudo feito pela consultoria Luzio Strategy Group aponta que 55% dos gerentes gastam 8 horas ou mais por semana em atividades burocráticas e repetitivas. Outro estudo, realizado pelo Instituto Gallup, revela que o custo de funcionários insatisfeitos pode chegar a 605 bilhões de dólares por ano. Embora a satisfação dos colaboradores envolva diversos fatores, realizar tarefas repetitivas e que agregam pouco valor é um fator desmotivante. A automatização delas é um excelente aliado na solução dessas deficiências.

Como começar a automação?
Para dar início à automação dos processos, é essencial entender como a implantação do BPM e RPA afeta os departamentos da empresa. Mapear o que pode ser automatizado e avaliar as prioridades são os próximos passos. Etapa importante é conversar com a liderança sobre os desafios que consomem maior tempo e influenciam a rotina da equipe, uma vez que automação e mudanças de cultura organizacionais dependem do auxílio e apoio dos líderes.

Como todos os novos projetos, é possível que algo não saia exatamente como o esperado, por isso, detalhar os riscos e incertezas é imprescindível, assim como mostrar o cenário atual das rotinas e comparar outro possível utilizando o BPM e RPA. Por fim, aconselhamos que as empresas estabeleçam indicadores para mensurar as mudanças e alinhem as expectativas da equipe, sempre optando por comunicar novas melhorias.

Tecnologias complementares
Embora BPM e RPA sejam diferentes e possam ser implementados de forma independente, é possível obter um valor muito maior de suas iniciativas de transformação digital quando implementados em conjunto. As tecnologias têm objetivos comuns em termos de melhoria de desempenho e eficiência. Quando implementadas juntas, elas podem agregar muito mais valor ao negócio do que apenas uma poderia oferecer.

Por Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.