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Estratégias que as marcas podem adotar para alavancar as vendas nesse período

Pessoas que antes não tinham o hábito de comprar pela internet, agora são obrigadas a utilizar aplicativos ou e-commerce para adquirir um produto ou serviço

Estratégias que as marcas podem adotar para alavancar as vendas nesse período

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem impactado muito setores da economia, como por exemplo o varejo. Com o fechamento de lojas, o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos dias.
Diante desse cenário, os lojistas precisam se reinventar e criar técnicas para atender esse “novo consumidor”. Pensando nisso, listamos algumas estratégias que podem ser adotadas pelas para alavancar as vendas neste período de acordo com especialistas do setor:
Entenda o seu cliente
Atualmente, entender o comportamento do consumidor e oferecer promoções personalizadas é muito importante para o sucesso dos negócios. Uma das formas de estreitar bom relacionamento com o seu público-alvo em tempos de quarenta é utilizar os canais digitais, como as redes sociais. “É importante que as marcas publiquem todos os produtos que estão disponíveis para a venda e ofereça itens promocionais para atrair e fidelizar esses clientes. Aproveite esse momento para oferecer uma experiência única”, afirma Israel Nacaxe, COO da Propz.
Aposte em sistema de logística eficiente
Com a maior parte do comércio varejista fechado, muitas empresas precisaram migrar toda a sua operação para o online. Pensando nisso, a Intelipost, empresa líder em tecnologia para a logística, em parceria com a Neomode e Uello, integraram as suas soluções para ajudar varejistas físicos na digitalização de seus estoques e realização de vendas online em 15 dias. “Dado ao cenário de urgência em que vivemos, enxergamos muito valor nas integrações rápidas, simples e seguras para ajudar o varejista a continuar vendendo e mantendo seu negócio funcionando”, alerta Stefan Rehm, CEO da companhia.
Atenda bem o cliente
Sem o contato olho no olho, a necessidade de um bom atendimento e relacionamento positivo com o cliente torna-se essencial para uma experiência positiva e possível fidelização desse consumidor. Isso só poderá ser possível integrando os seus canais de contato com ele e possuindo o histórico de ações e os dados, garantindo, portanto, um atendimento eficaz e assertivo. A tecnologia é um dos principais caminhos para tal. “A combinação de ferramentas tecnológicas com um contato humanizado, como no caso dos chatbots, Inteligência Artificial que auxilia o atendimento em questões mais simples e corriqueiras. Dessa forma, os operadores ficam com questões mais complexas ou estratégicas para a empresa. Além disso, essa tecnologia, que já pode prever as necessidades de um consumidor, em breve poderá solicitar automaticamente determinados produtos”, sugere o CEO e fundador da NeoAssist, Albert Deweik.
Distribua cupons de desconto por meio de afiliados
Nos Estados Unidos, o consumidor não costuma sair de casa para comprar sem antes recortar seus cupons de desconto (vouchers). Aqui no Brasil, o interesse das pessoas pelos cupons vêm crescendo ano após ano e com o isolamento social a tendência é que a procura por eles seja ainda maior. Use essa estratégia para conceder desconto para aqueles produtos que têm demanda reprimida ou possuiu boa margem para trabalhar. O Promobit, plataforma de social commerce, é um bom exemplo, o lojista só paga se eles venderem e os consumidores conseguem economizar, aproximadamente, 50% se comparado com outras plataformas – o que torna ainda mais atrativo.
Ofereça novas opções de cobrança aos clientes
De acordo com Ralf Germer, CEO da PagBrasil – fintech brasileira que atua no processamento de pagamentos para e-commerce ao redor do mundo – estar atualizado e conectado com as inovações do mercado é um caminho para o varejo continuar vendendo em meio à crise do coronavírus. Para ele, lojistas disponibilizarem, além das opções online mais usuais, link de pagamento para os compradores é uma escolha inteligente para ter sucesso nos negócios. “Esse link permite que as vendas sejam realizadas por meio do WhatsApp, E-mail, Instagram, SMS ou qualquer outro canal online, sem exigir que o empresário tenha uma loja virtual, funcionando exatamente igual a uma maquininha, mas com comerciantes e consumidores à distância”, explica.
Aposte em soluções antifraudes eficientes
No atual momento de crise, os lojistas precisam apostar em soluções antifraudes eficazes tanto para evitar o prejuízo com golpes e chargebacks quanto para avaliar se um pedido suspeito é uma fraude ou não. “Um dos principais problemas nas transações online são os falsos-positivos – pedidos feitos por clientes legítimos, mas que foram barrados por suspeita de fraude. Quanto maior este índice, mais pedidos o lojista deixou de aprovar em razão de uma análise de risco excessivamente conservadora. O uso de um antifraude eficiente evita que esses problemas aconteçam, principalmente nos dias de hoje, nos quais os lojistas precisam vender mais diante do menor risco possível”, afirma Tom Canabarro, cofundador da Konduto.

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