book_icon

Apex-Brasil e Softex renovam convênio

Iniciado em 2005, ele tem por objetivos gerar novas oportunidades de negócios no mercado internacional para as companhias brasileiras participantes, ampliar o volume de exportações, aumentar a exposição da indústria brasileira de TI e fortalecer a imagem do Brasil como um centro mundial de excelência no setor
Apex-Brasil e Softex renovam convênio

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Softex anunciam a renovação para o biênio 2020-2022 do convênio do Projeto Setorial Brasil IT+, abrangente plano de internacionalização competitiva de empresas desenvolvedoras de software e prestadoras de serviços de TI.
O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Augusto Pestana, destaca que o Brasil IT+, projeto feito em parceria com a Softex, está há 15 anos apoiando os negócios internacionais das empresas brasileiras do setor de TI. “A Agência entende este setor como extremamente importante para colocar o Brasil na era da Transformação Digital e com empresas que muitas vezes já nascem prontas ou rapidamente transformam suas soluções para o mercado internacional. Avaliamos criteriosamente os resultados anteriores e o potencial de negócios do setor e renovamos nosso plano de trabalho para os próximos dois anos”, reforça Pestana.

Outros benefícios oferecidos às associadas são acesso a informações qualificadas sobre os mercados-alvo, assessoria comercial no exterior, apoio na obtenção de financiamento para exportação (pré e pós-embarque) e em questões como registro de marcas e de software, localização, instalação de subsidiárias e aspectos legais 

Em 2018, as 165 empresas integrantes do Projeto Setorial Brasil IT+, colaboraram com a expressiva quantia de R$ 2,5 bilhões (U$ 569 milhões) para a balança comercial do país. Esse valor representa 41% do total exportado pelo setor.
“Transformar as companhias nacionais de TI em players globais é um dos projetos mais importantes conduzidos pela entidade. Nesse novo ciclo, as empresas aderidas terão a oportunidade de participar de ações estratégicas de apoio à internacionalização. Serão oferecidas ações estruturantes focadas em capacitação e inteligência comercial, além do suporte para a presença em eventos internacionais com foco em prospecção e negócios em países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Chile, França, Espanha e Portugal. Outra meta é seguir incutindo nos participantes uma mentalidade voltada para a internacionalização e não apenas para a exportação”, destaca Diônes Lima, vice-presidente da Softex.
Outros benefícios oferecidos às associadas são acesso a informações qualificadas sobre os mercados-alvo, assessoria comercial no exterior, apoio na obtenção de financiamento para exportação (pré e pós-embarque) e em questões como registro de marcas e de software, localização, instalação de subsidiárias e aspectos legais.
Ao longo dos últimos 14 anos, o Projeto Setorial Brasil IT+ já envolveu mais de 600 companhias interessadas em expandir sua atuação para além das fronteiras nacionais e, nesse período, o número de empresas exportadoras saltou de 25 para mais de 280.
São também parceiros da Softex nessa iniciativa o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e seus 21 Agentes Regionais, unidades autônomas que integram o Sistema Softex e oferecem apoio a empresas de software e serviços de TI em diversas regiões do país.
Os interessados em fazer parte do Projeto Setorial Brasil IT+ devem preencher Formulário de Adesão e, na sequência, seguir as etapas de avaliação do potencial de internacionalização e apresentação de suas demandas e estratégias de ação no exterior. Detalhes no link https://bit.ly/2T0j8R6

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.