book_icon

70% das empresas desejam executar a maioria de suas aplicações na nuvem

58% das companhias brasileiras dizem já ter a infraestrutura de TI com uma divisão uniforme entre nuvem pública e data center

As empresas estão acelerando a movimentação para a nuvem. É o que aponta o estudo “A Verdade na Nuvem”, divulgado pela Veritas Technologies, empresa mundial em proteção de dados corporativos e infraestrutura definida por software. A pesquisa aponta que 47% dos entrevistados caracterizam o estado atual da infraestrutura de sua empresa como uma divisão uniforme entre nuvem pública e data center. Se levarmos em conta apenas o Brasil, o número é ainda maior: 58%. E o cenário futuro é bastante promissor: mais de 70% gostariam de executar a maioria ou todos os seus aplicativos na infraestrutura de nuvem pública – entre os brasileiros, o número é de 68%, bem parecido com a média global.
Em parceria com a Cascade Insights, a Veritas ouviu 1.645 arquitetos e administradores de nuvem de 15 países para entender suas opiniões e visões sobre a infraestrutura de backup, além de suas ideias sobre o futuro da proteção de dados na nuvem. O resultado do estudo aponta que a nuvem como facilitadora dos negócios digitais modernos é o principal impulsionador dessa aceleração.

À medida que a dependência da nuvem aumenta, as organizações precisam empregar estratégias de gerenciamento de dados e investimentos mais robustos, mas flexíveis o suficiente para ajudar na transformação, ao mesmo tempo em que mitigam riscos  

Empresas investem em novas soluções
A natureza cada vez mais distribuída dos sistemas de TI é um dos principais motivos pelos quais muitas empresas estão aumentando o investimento na tecnologia usada para protegê-las e garantir sua segurança. No Brasil, 56% das empresas alocaram verba em novas soluções para lidar com a proteção de dados em nuvem nos próximos 12 meses. Embora o resultado seja positivo, ainda assim, é menor do que a média global: de acordo com a pesquisa, 70% afirmam destinarem verba com esse propósito, e a maioria ainda espera que seu orçamento para backup e recuperação de dados aumente substancialmente nos próximos três anos.
Além disso, no Brasil, mais de 38% das companhias usam soluções de terceiros para fazer o backup de dados hospedados na nuvem – menos que a média global de 50%. No entanto, onde os entrevistados são responsáveis tanto pelos workloads on-premise quanto pelos baseados na nuvem, quase metade prefere fazê-lo com uma única solução de backup.
“À medida que a dependência da nuvem aumenta, as organizações precisam empregar estratégias de gerenciamento de dados e investimentos mais robustos, mas flexíveis o suficiente para ajudar na transformação, ao mesmo tempo em que mitigam riscos”, explica Gustavo Leite, Country Manager da Veritas Brasil.
Para a Veritas, conforme há uma aceleração da iniciativa das empresas em relação à transformação em nuvem, também aumenta a confiança das companhias na Veritas. A empresa registrou um crescimento de quatro vezes na quantidade de dados passando de ambientes on-premise para as duas principais nuvens públicas. Isso sem contar o enorme aumento no número de workloads do NetBackup que foram movidos para a nuvem no mesmo período.
“Nossos clientes estão escolhendo predominantemente a nuvem para novas cargas de trabalho e implementações avançadas. Hoje, muitas organizações se beneficiam da orquestração de recuperação de desastres, proteção de dados na nuvem e ambientes híbridos on-premise e na nuvem”, afirma Deepak Mohan, vice-presidente executivo de proteção e compliance de dados corporativos da Veritas. “Nossa plataforma integrada Enterprise Data Services facilita a extensão da proteção de nível corporativo do on-premise para a nuvem e garante que os dados estejam sempre disponíveis, em conformidade e seguros”, finaliza.
Estratégias de disponibilidade e proteção de dados baseadas em nuvem
Enquanto as organizações estão escolhendo a nuvem para uma variedade de implantações, três casos de uso demonstram as estratégias mais comuns empregadas atualmente pelas empresas:
Nuvem como armazenamento – A primeira incursão na adoção da nuvem para muitas empresas é executar aplicações on-premise enquanto usa a nuvem para armazenamento. Para garantir que seus dados sejam armazenados e protegidos com segurança, a empresa de serviços financeiros Profuturo Group implementou o Veritas NetBackup Appliances para recuperação rápida e o CloudCatalyst para transferência otimizada de dados para a nuvem da AWS com retenção de longo prazo. Essa mudança ajudou a acelerar as operações de backup e recuperação de dados, além de melhorar drasticamente a eficiência.
“Mover o armazenamento de dados para a nuvem via NetBackup e CloudCatalyst não apenas melhorou nossos processos de proteção de dados, mas também nossa capacidade de atender às necessidades de armazenamento, disponibilidade de dados e conformidade de nossos clientes e com os regulamentos governamentais”, diz Mario Alberto Correa Fuentes, gerente de produção e mudanças do Profuturo Group.
Proteção de dados na nuvem para cargas de trabalho de aplicações baseadas em nuvem – À medida que as cargas de trabalho de aplicações mudam para a nuvem, aumenta a necessidade de proteger os dados baseados em nuvem. Muitas empresas estão implantando proteção de dados na nuvem para atender a essa necessidade. A empresa global de serviços ambientais Veolia decidiu melhorar a eficiência e reduzir custos transferindo todas as aplicações e dados dos data centers on-premise para a AWS.
“Saber que todos os nossos dados estão em um local central e que podemos acessá-los instantaneamente é um grande benefício do uso do NetBackup com a AWS. Uma restauração de dados que pode levar dias em nosso ambiente on-premise pode ser concluída em segundos ou minutos na AWS”, declara Aurélien Durand, engenheiro de armazenamento e backup da Veolia.
Nuvem como um data center sob demanda para recuperação de desastres – Enquanto algumas organizações optam por migrar toda a infraestrutura do data center para a nuvem, outras desejam usar a nuvem como um recurso sob demanda para recuperação rápida durante um desastre – natural ou causado pelo homem. Quando a China International Marine Containers, Ltd. (CIMC), quis mover suas aplicações críticas para a nuvem, adotou uma solução da Veritas que replica dados entre um dispositivo on-premise e o armazenamento em nuvem da Amazon Web Services (AWS). A solução atende às preocupações de recuperação de desastres, enquanto melhora significativamente a eficiência da proteção de dados em toda a empresa.
“A Veritas possui a tecnologia líder do setor e um sólido conhecimento, com uma equipe local profissional”, diz Jinjie Pan, CIO da CIMC. “A Veritas está se tornando nosso parceiro mais importante para a estratégia de transformação digital. Por meio da solução de gerenciamento de dados da empresa, podemos atender aos requisitos de negócios e preparar o caminho para nossa inovação futura.”

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.