Grandes desafios são impostos ao mercado, especialmente quanto à fidelização de clientes e, mais especificamente no Varejo, a efetivação de uma compra. Estudo da Ingenico ePayments, divisão de pagamentos móveis e online do Grupo Ingenico, aponta que a desistência de uma aquisição online gira em torno dos 60% e um dos fatores que levam a isso é a falta de oferta ou opções de meios de pagamentos (71%). Outros dizem respeito a questões de segurança (69%); problemas técnicos (59%); excesso de etapas (54%); informação pessoal (46%); não encontrar a opção de cartão de crédito desejada (17%).
Diante do quadro, fornecedoras de soluções se movimentam para levar suas ofertas ao mercado. Para converter uma intenção em conclusão é preciso avaliar os diferentes perfis, preferências e possibilidades de consumidores. Seja em loja física ou online é preciso ter disponível as várias formas de pagamento. “A resolução passa por capturar a demanda, oferecendo o meio de pagamento mais confortável para o consumidor, diz Matias Fainbrum, gerente geral para a América Latina da Ingenico ePayments. Ele conta que, com base no conceito de experiência do cliente, a companhia desenvolveu o Payment Experience, com a proposta de garantir ao lojista que o cliente não desista da compra online no último momento.
Quando sai do ambiente de pesquisa na Web e vai para uma loja online o consumidor está bastante inclinado à encher o carrinho de compras. “O lojista já investiu muito no e-commerce e precisa ter todas as condições necessárias para converter essa visita numa venda efetiva e nesse momento a Ingenico aparece “, diz Fainbrum.
A empresa precisa oferecer todas as facilidades e formas de pagamentos aos consumidores bancarizados ou não – débito, crédito, boletos, transferências -, inclusive fora do País. Nesse quesito, o executivo informa que a Ingenico também assessora o lojista para atuar em outros países e que trabalha com cartões de crédito com bandeiras locais como Hipercard e não somente as internacionais.
A oferta da companhia é composta por três áreas que visa otimizar: a taxa de conversão, a avaliação do desempenho de vendas e os custos de processamento.
Outra solução que o lojista pode ter é um bot que fornece ajuda na compra, com a vantagem de que a venda pode ser feita dentro da própria ferramenta.
Fainbrum destaca outra ferramenta que permite ao lojista armazenar dados sensíveis do cliente. “Nosso cliente não terá custo e preocupação com legislação e a certificação PCI, porque os dados são armazenados no data center da Ingenico”, conclui.
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