Com o novo normal criado pela pandemia da Covid-19, o mercado de educação digital corporativo está em franca expansão, pois empresas que tinham programas presenciais de capacitação têm migrado seus treinamento para um ambiente totalmente online. A Dot Digital Group afirma que a demanda por desenvolvimento de cursos digitais e transposição de conteúdo de aulas presenciais para EaD cresceram 35% nos três primeiros meses de quarentena (meados de março a junho) em comparação a igual período do ano passado.
“Isso sinaliza para o fato de que não só houve migração, mas várias empresas que não tinham capacitação online perceberam que essa é uma tendência cada vez mais forte, para todos os setores. A pandemia acelerou a Transformação Digital de muitas empresas”, diz Luiz Alberto Ferla, CEO e fundador da empresa, que tem 70% dos negócios voltados para o segmento corporativo.
Segundo o executivo, no mercado existem ferramentas tecnológicas educacionais dotadas de Inteligência Artificial, que mapeiam o perfil do aluno para auxiliá-lo na criação de um caminho de autoaprendizagem personalizado. Esta é a metodologia mais difundida entre especialistas em recursos humanos e que apresenta melhores resultados. São trilhas de aprendizagem em que o aluno tem autonomia para escolher o que quer aprender e no horário que quiser. Geralmente os cursos trabalhados nessa modalidade têm seus conteúdos apresentados em formatos variados, como videoaulas, e-books e webinars.
“Graças à popularização dos dispositivos móveis, o ensino, antes restrito ao ambiente formal da sala de aula, ganha novas possibilidades e espaços por meio da educação digital. Ele ultrapassa a relação entre professor e aluno e se estabelece também na troca de experiências e aprendizado colaborativo, princípios fundamentais do lifelong learning, ou seja, a aprendizagem continuada e pela vida inteira”, afirma Ferla.
Plataformas
Para este segmento de educação digital, a Dot Digital Group oferece algumas ferramentas. O Pronto Learning é um aplicativo gamificado ideal para cursos a distância, utilizando pequenas pílulas de conhecimento para promover uma aprendizagem mais dinâmica e intuitiva. A ferramenta suporta diversos formatos de conteúdo e é baseado em trilhas de aprendizagem. O usuário pode ter acesso ao conteúdo off-line.
Outro produto é o Question, que funciona como um sistema de perguntas e respostas múltiplas, para solucionar necessidade de treinamento de forma rápida e dinâmica. A utilização de jogos corporativos ajuda a desenvolver competências profissionais, além de reforçar os valores da empresa e aspectos de confiança, coragem e respeito. Esta estratégia pode ser usada para capacitar, avaliar e motivar equipes.
O Courselog é uma plataforma baseada no conceito Learning Experience Platform (LXP), uma tendência entre grandes corporações que apostam no protagonismo do colaborador como forma de aumentar o engajamento e os resultados dos investimentos em educação corporativa. A aprendizagem se dá na mesma dinâmica como hoje se consome música, filmes e séries. Os cursos são organizados em playlists, que o próprio colaborador pode montar. Inclusive com recomendações de colegas e da empresa. Também há toda uma inteligência de recomendações. A partir do comportamento de uso, das buscas do colaborador por determinados temas, ele passa a receber sugestões de cursos.
Serviço
www.dotgroup.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo