book_icon

Norte Energia moderniza data center e aumenta performance com solução de hiperconvergência da VMware

Agora, empresa garante a disponibilidade dos dados e a segurança de todas as informações com um consumo de energia 1/3 menor
Norte Energia moderniza data center e aumenta performance com solução de hiperconvergência da VMware

A Norte Energia S.A. é a empresa responsável pela construção e operação da usina 100% brasileira (a Usina Hidrelétrica Belo Monte). Hoje, cerca de 10% da energia de todo o Brasil vem de lá. E para continuar a atender os brasileiros com excelência, a Norte Energia tinha um desafio: precisava modernizar seus data centers, minimizar a complexidade do gerenciamento e garantir a disponibilidade dos dados. E a empresa encontrou na solução de hiperconvergência da VMware, companhia inovadora em software corporativo, a maneira ideal de alcançar seus objetivos.
A intenção principal era conferir mais agilidade aos processos, garantir a disponibilidade das informações por meio da replicação dos dados e unificar o suporte e manutenção, permitindo, assim, uma atuação mais estratégica da área de TI. Além disso, a Norte Energia contava com duas soluções, uma de servidores e storage, e outra de backup, além de vários fornecedores de TI, e precisava centralizar essa gestão para reduzir o custo da operação, aumentar a sua eficiência e, ao mesmo tempo, possibilitar uma atuação mais estratégica da área de TI.

A intenção principal era conferir mais agilidade aos processos, garantir a disponibilidade das informações por meio da replicação dos dados e unificar o suporte e manutenção, permitindo, assim, uma atuação mais estratégica da área de TI  

Em parceria com a VMware e com o apoio da Unitech, integradora de soluções multiplataforma, a Norte Energia implementou a solução de hiperconvergência vSAN, minimizando a complexidade do gerenciamento e os custos associados a uma arquitetura tradicional de três camadas.
A modernização do data center trouxe inúmeros benefícios para a empresa. A companhia conseguiu reduzir o tempo gasto no fechamento contábil de 23 horas para apenas 18 minutos. Com isso, passou a entregar aos acionistas o relatório contábil no 1º dia do mês subsequente, viabilizando a tomada de decisões mais rápidas e assertivas para o negócio.
Além disso, agora a Norte Energia consegue garantir a disponibilidade dos dados e a segurança de todas as informações da empresa com um consumo de energia 1/3 menor e uma performance muito melhor. Projetada para ampla tolerância a falhas e alta disponibilidade, a solução oferece proteção e recuperação de desastres de forma simples e eficiente, possibilitando operações mais ágeis e flexíveis, contribuindo diretamente para a continuidade do negócio.
“Realizamos uma replicação de Brasília para Belo Monte a cada cinco minutos e, se o sistema para, continuamos produzindo energia normalmente. Com a diminuição da complexidade do gerenciamento por meio da padronização, automatização e consolidação das informações, passamos a focar nossos esforços em novas tecnologias, atuando de forma mais estratégica”, destaca Denis Sousa, gerente de recursos tecnológicos da Norte Energia.
“Ganhamos uma flexibilidade inigualável para crescer e nos adaptarmos às necessidades de transformação digital”, conta Marco Milani, Superintendente de Auditoria Interna da Norte Energia. “Agora, a empresa poderá atingir seus objetivos de negócios e simplificar bastante o processo de aquisição, implementação e gestão do data center. Isso sem falar no principal atributo da tecnologia hiperconvergente: a previsibilidade, tanto financeira quanto tecnológica”, completa.
Com os ótimos resultados, agora a empresa já planeja investir em soluções que auxiliem na virtualização das suas operações e já prevê processos de migração de parte das operações para a nuvem.
Serviço
http://www.vmware.com/company.html

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.