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Payment Experience, da Ingenico ePayments, garante que o cliente não desista da compra online no último momento

O varejo - seja ele físico ou online - é caracterizado por ser uma área em constante transformação
Payment Experience, da Ingenico ePayments, garante que o cliente não desista da compra online no último momento

Atender às necessidades do cliente é uma demanda permanente para os varejistas, o que promoveu nos últimos anos o surgimento de termos como User e Customer Experience. Devido à crescente popularização dos meios de pagamento eletrônicos, a Ingenico ePayments, divisão de pagamentos móveis e online do Grupo Ingenico, criou o conceito Payment Experience.
Em pesquisa realizada pela Ingenico ePayments, foi detectado que 60% dos pedidos são abandonados antes que se complete o pagamento. As razões para essa taxa de desistência são: falta de opções de pagamento (71%); questões de segurança (69%); problemas técnicos (59%); excesso de etapas (54%); informação pessoal (46%); não encontrar a opção de cartão de crédito desejada (17%).

As razões para essa taxa de desistência são: falta de opções de pagamento (71%); questões de segurança (69%); problemas técnicos (59%); excesso de etapas (54%); informação pessoal (46%); não encontrar a opção de cartão de crédito desejada (17%)  

Os investimentos para atrair consumidores às lojas virtuais é alto – de campanhas de marketing digital a promoções e atrativos constantes no site. Perder o cliente justamente na etapa de pagamento é jogar fora o investimento realizado. Por isso, a urgência de colocar em prática o conceito Payment Experience, cujo objetivo é mostrar ao mercado que meios de pagamento não são uma commodity, mas sim um serviço que pode ser customizado e oferecido ao cliente de acordo com as necessidades de seu negócio. Veja abaixo os três pilares que compõem o conceito Payment Experience:
Otimizar taxa de conversão
Uma das principais razões pelas quais há usuários que ainda não estão convencidos de fazer compras online se deve à falta de opções de pagamento. Cada país possui diferentes preferências de pagamento, que variam desde meios alternativos até cartões locais. Uma empresa que não se adapta às preferências de compra da região em que opera tende a perder oportunidades de vendas.
Algumas ferramentas possibilitam capturar oportunidades e gerar novas. Uma delas são os bots de mensagens. Em todo o mundo, existe mais de 3 bilhões de usuários de aplicativos de mensagens instantâneas, sendo que 35% (mais de 1 bilhão) já usam chatbots para entrar em contato com empresas.
O TapHero, por exemplo, é uma ferramenta NFC que permite aos clientes realizar compras on-line simplesmente aproximando seus cartões de crédito ou débito a seus dispositivos móveis. A tokenização, que permite aos clientes carregar os dados do cartão nas páginas apenas uma vez, é outra ferramenta que auxilia no processo de pagamento. Dessa forma, a cada compra subsequente, o consumidor verá seus dados automaticamente carregados e uma nova cobrança é realizada.
Aumentar o ticket médio
A venda adicional posterior à compra pode ajudar a aumentar o ticket médio entre 10% e 30%. Além disso, ajuda a economizar recursos para as empresas, uma vez que o gasto para conquistar um novo cliente é de 6 a 7 vezes maior do que o gasto para reter um cliente já existente. Uma forma de aumentar a lealdade de um comprador é oferecer maneiras de receber benefícios ao efetuar seu pagamento, por exemplo, a oportunidade de recuperar o valor da sua compra ou obter um desconto.
Neste sentido, o Gamified Checkout é uma ferramenta inovadora que aumenta as conversões das empresas, aplicando conceitos e elementos divertidos no processo de pagamento. Com ela, os clientes incluem, facilmente, uma série de jogos na sua página de pagamento que ajudam a finalizar a compra, tornando-a mais recompensadora e divertida.
Otimizar custos de processamento
Durante o processo de pagamento online, existem elementos que podem fazer com que a experiência para o usuário e para o varejista seja mais simples. Um desses elementos são os sistemas antifraude. Quando os varejistas contam com ferramentas de detecção de fraudes efetivas, é possível evitar perdas significativas e oferecer uma melhor interação com os compradores, gerando ao mesmo tempo aumento na taxa de conversão. Machine Learning é um exemplo, pois conta com capacidade de aprender sobre os padrões de processos de pagamento, fazendo com que a mesma repetição gere conhecimento e eficácia na detecção de fraude.
Serviço
https://latin-america.ingenico.com/epayments

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