book_icon

Balabit e Netbr anunciam parceria para controle comportamental de acesso

Sistema criado no Brasil passa a integrar uma plataforma de controle de acesso que avalia identidades de usuários que tentam acessar aplicações, dados e serviços no ambiente corporativo
Balabit e Netbr anunciam parceria para controle comportamental de acesso

O crescimento do volume de dispositivos inteligentes aumenta exponencialmente o volume de superfícies de ataque. Mais devices conectados à internet significa mais coisas vulneráveis e possíveis alvo de invasão. Em uma rede corporativa, proteger a porta de entrada é imprescindível. Para atender a essa demanda, a empresa brasileira Netbr, especializada em soluções e consultoria em gestão de privilégios e identidade digital, acaba de celebrar uma parceria técnico-comercial com a global Balabit, especializada em plataformas de segurança contra a violação de dados de negócios.

“Nova solução resultante da cooperação com a Balabit enquadra-se em novas tendências de desenvolvimento colaborativo e da TI bimodal”, André Facciolli

“Ataques não acontecem mais na infraestrutura de TI ou nas máquinas. Agora, as pessoas são o alvo”, explica Viktor Szucs, diretor de Desenvolvimento Internacional da Balabit. De acordo com ele, cerca de 90% dos incidentes tem as pessoas como porta de entrada, seja via smartphone ou notebook. Somente o Facebook é responsável por 83% desses ataques.

O Brasil é um mercado potencial para a gestão de logs, de acordo com André Facciolli, CEO da Netbr. Embora a Netbr já detivesse a representação da Balabit há 5 anos, o acordo foi estendido por conta da demanda de customização das soluções dos clientes brasileiros. “Há muita oportunidade nos setores de bancos e telecom, já que lidam com grandes volumes de dados. Governo também é um mercado potencial”, pontua. Szucs lembra que o advento da IoT e das cidades inteligentes aumentará ainda mais a demanda.

Pelo acordo, a Balabit irá cooperar com a Netbr para o desenvolvimento e comercialização de uma solução que integra a plataforma de controle de acesso da Balabit com um sistema de broker da Netbr, que viabiliza a rápida criação de regras de negócio para a definição de políticas de autorização, mudanças e autenticação de privilégios de acordo com as premissas específicas de cada processo de negócios.

A Balabit é conhecida mundialmente por deter uma tecnologia única de controle de acesso baseado ao contexto e comportamento em tempo real de acesso a aplicações e dados de negócios. Sua plataforma SCB permite a supervisão online e inteligente de todos os eventos de acesso ao longo das redes fixa, móvel e na nuvem, além de garantir a gravação de trilhas de auditoria inviolável e de alta performance para a imediata recuperação de relatórios de acesso com objetivos forenses ou de compliance.

Para Facciolli, a nova solução resultante da cooperação com a Balabit enquadra-se em novas tendências de desenvolvimento colaborativo e da TI bimodal. “Enquanto outros modelos de gestão de acesso estão preocupados em criar métodos engessados e restritivos para evitar riscos de segurança, nossa visão em conjunto com a Balabit é a de garantir segurança online, monitoração comportamental e operação transparente, com característica de acesso one-to-one. Nessa abordagem, cada conta de acesso, denominada efêmera, tem sua vida monitorada e documentada, inclusive com uma auditoria de protocolo de acesso em tempo real”, afirma Facciolli.

Inicialmente, a nova solução será comercializada no Brasil, mas com planos de expansão mundial, em função das recentes movimentações da Netbr junto a parceiros internacionais. Além do projeto com a Balabit, a Netbr vem trabalhando na agregação de soluções de virtualização de identidade com a RadiantLogic e formou uma joint-venture com a americana Identropy, envolvendo suas parceiras Sailpoint e Forgerock. A empresa é também uma das mais tradicionais parceiras da Liberman na América Latina.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.