book_icon

Com solução de micro data center da Schneider Electric garante eficiência energética

Como parte do seu planejamento estratégico, Cenibra, indústria produtora de celulose deveria investir na criação de um site de disaster recovery. Graças à parceria com a Schneider Electric, suas expectativas de segurança e conectividade foram superadas
Com solução de micro data center da Schneider Electric garante eficiência energética

empresa de energiaViabilizar um segundo site para garantir o suporte ininterrupto das suas aplicações críticas SAP. Era esse o grande desafio da Celulose Nipo-Brasileira S.A. – Cenibra, localizada no distrito de Perpétuo Socorro, no município de Belo Oriente, interior de Minas Gerais, a cerca de 250 quilômetros de Belo Horizonte. A solução ideal veio por parte da Schneider Electric, empresa global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação. O micro data center completo garantiu máxima eficiência no resfriamento e menor consumo de energia elétrica. Mais: as expectativas de segurança e conectividade foram plenamente atendidas, mantendo os sistemas de informação sem nenhuma parada indesejada.
O site principal da Cenibra possui um data center robusto e bem estruturado, em conformidade com as regras exigidas para o ambiente crítico de TI. A missão, no caso, era provisionar o segundo, um site de disaster recovery (contingência), para assegurar a continuidade das aplicações críticas SAP. “Construir um novo data center logo se mostrou inviável”, conta Marcelo Calux, líder do segmento Commercial & Industrial da Schneider Electric Brasil. À partir daí, em conjunto com Eliseu Carvalho, gerente de Negócios Data Center da Altasnet, passaram a buscar soluções alternativas como data center container, collocation, cloud. “Pensamos até em um bunker, ou seja, um micro data center blindado para proteção contra todas as interferências externas, inclusive ambientais, como poeira e fumaça, mas entendemos que não era necessário. Após análise cuidadosa do cenário, tomamos a decisão certa”, completam os profissionais.

“Agora, A Cenibra pode manter os sistemas críticos em plena atividade, evitando agravos com paradas inesperadas” 

A Schneider Electric instalou para a Cenibra um micro data center completo, com capacidade máxima de 12kW de suporte de carga e sistema dedicado de ar condicionado de precisão para resfriamento dos racks de servidores. Como detalha Marcelo Calux, a solução foi concebida considerando a arquitetura In Row, que provê o resfriamento entre as cargas por meio de gerenciamento dinâmico de potência dos ventiladores. Além disso, a estrutura possibilita o confinamento do ar quente e do ar frio para melhor funcionamento do sistema de climatização, sem qualquer interferência do ambiente externo. “O resultado é claro: máxima eficiência energética”, reforça.
“Adquirimos da Schneider Electric a solução de micro data center, que tem capacidade de suporte total à nossa necessidade e que permite expansão e crescimento sob demanda”, afirma Ronaldo Ribeiro, Gerente de TI da Cenibra. “Além disso, investimos no Schneider Electric Professional Service, que inclui consultoria e implementação diretamente pelo fabricante. Isso fez muita diferença: tivemos a tecnologia totalmente implementada em um período de apenas quatro meses”, acrescenta. “Após inúmeros testes, tivemos a validação do funcionamento perfeito do micro data center”, declara. “Agora, A Cenibra pode manter os sistemas críticos em plena atividade, evitando agravos com paradas inesperadas”, reforça Ribeiro.
Hoje, segundo Eliseu Carvalho, gerente de Negócios Data Center da Altasnet, parceira da Schneider Electric nesse projeto, a Cenibra atingiu outro patamar de eficiência energética e ainda desfruta de total visibilidade e segurança de que uma indisponibilidade do site principal não causará qualquer dano ou prejuízo às operações da TI.
O micro data center disponível, confiável e tecnicamente viável da Schneider Electric permite à Cenibra aproveitar os benefícios da edge computing. “Os dados são processados e armazenados em um servidor que fica no mesmo espaço onde eles foram gerados, evitando problemas de latência”, esclarece Marcelo Calux, referindo-se ao termo utilizado para descrever o período em que os dados processados vão até a nuvem e voltam para o dispositivo, podendo gerar lentidão. “A edge computing é o que garante a disponibilidade e qualidade dos serviços digitais”, sintetiza o líder do segmento Commercial & Industrial da Schneider Electric Brasil.
Presente nos principais mercados mundiais, a Cenibra busca de maneira incessante soluções inovadoras, trazendo para sua estrutura o verdadeiro processo de transformação digital.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.