O convidado para o bate-papo Márcio Nunes, Diretor de Certificação Digital, CIO da Valid e vice-presidente da ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital, ressaltou durante a entrevista que sempre quando é feito um acordo formal, com exigência de uma assinatura e reconhecimento em cartório, é possível substituir todo esse processo pela assinatura digital. Segundo o executivo, essa substituição requer o uso do certificado digital que traz benefícios para usuário, tais como agilidade, conveniência, proteção de dados, segurança e validade jurídica.
“Essa substituição pode ser feita para qualquer tipo de acordo, venda, compra, processo mercantil de troca de bens, criando efetivamente uma experiência onde pessoas remotamente conseguem concluir a formalização de uma transação financeira ou mercantil”, destaca Nunes.
Sobre o futuro, o executivo ressalta que cada vez mais o certificado digital sai do contexto de cartão/token e o usuário passa a tê-lo na palma da mão com o celular. Essa experiência também acompanha a evolução do próprio uso do certificado digital, que se tornou um elemento importante de identificação de pessoas.
Cada vez mais haverá o uso massivo do certificado digital nas interações humanas e nas relações comerciais, quer seja para realizar transações diretamente com o Governo, transações entre pessoas ou empresas. “Sempre que houver a necessidade de a assinatura ter reconhecimento legal, basta assinar digitalmente com o certificado digital”, afirma Nunes.
Nunes finaliza a entrevista analisando que além de pessoas, já começamos a falar da utilização do certificado digital para objetos como, por exemplo, a legislação existente que prevê certificado digital para objetos metrológicos, tais como bombas de gasolina, equipamentos que de alguma forma precisam da identificação da pessoa jurídica que faz uso do dispositivo para garantir que o processo de pesagem, identificação e medição estejam adequados. “A tecnologia por trás do certificado digital é requerida cada vez mais nas interações digitais envolvendo pessoas e equipamentos”.
Assista a entrevista na íntegra pelo: https://www.youtube.com/watch?v=1r17v5yLaR0
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo