Em mais um movimento para ajudar os consumidores que pretendem reciclar seus aparelhos smartphones, a Trocafone, startup que atua em compra e venda de smartphones e tablets seminovos no Brasil e América Latina, lança em São Paulo suas Shopping Machine. O serviço, que estará presente em mercados parceiros na cidade, permite que as pessoas vendam seus aparelhos que não utilizam mais diretamente em máquinas instaladas em shoppings e supermercados. A expectativa da empresa, no primeiro momento, é comprar mais de 10 mil aparelhos nos primeiros seis meses, por meio das máquinas automáticas, que serão instaladas no Carrefour Pinheiros e no Shopping Bourbon, na capital paulista.
A novidade vem de encontro com a ideia de Economia Circular, que norteia os serviços da Trocafone desde sua implementação, em 2014. “Nosso negócio vai além da compra e venda de celulares e tablets seminovos. Pensamos sempre em criar novidades que facilitem as pessoas que querem dar um destino sustentável aos seus aparelhos que não usam mais”, afirma Guille Freire, CEO da Trocafone.
O atendimento aos consumidores é feito automaticamente nas Shopping Machine. Com uma plataforma receptiva e fácil de utilizar, os interessados preenchem dados de identificação pessoal e do aparelho. O próximo passo é a realização de uma análise do celular e, em caso de aprovação, é informado o valor do aparelho. Caso concorde, o usuário recebe o pagamento na mesma hora, via PIX, com segurança e conforto. “Nascemos de uma necessidade real das pessoas e nosso objetivo é propagar uma cultura que preze pelo padrão de consumo sustentável e por uma forma de viver mais consciente. Por fim, permitimos que, a cada dia, um número maior de pessoas possa ter acesso à tecnologia”, explica o CEO.
O processo automatizado foi todo criado para facilitar a operação por parte do consumidor. A Shopping Machine avalia o aparelho na hora, e a pessoa escolhe se aceita ou não o valor oferecido, e, em caso positivo, finaliza a venda na hora. Também é possível orçar um aparelho qualquer, para ter conhecimento de quanto a empresa está disposta a pagar nele. Outra opção presente na máquina é a de reciclagem de aparelhos. Neste caso, em qualquer telefone, mesmo sem condições de uso, a empresa irá pagar R$ 20 para cada um. “Assim, esperamos ajudar a reduzir o lixo eletrônico que é gerado quando não há o descarte correto dos aparelhos”, afirma o CEO.
Com o lançamento do serviço de compra automatizada, a Trocafone amplia o leque de opções para que os consumidores possam trocar seus aparelhos de forma rápida, fácil, segura e sustentável. Atualmente a empresa possui mais de 15 quiosques em shoppings de diversas cidades (próprios ou em parcerias), além do atendimento online. “De todas as maneiras, nosso foco é facilitar a vida das pessoas e promover uma economia circular com segurança e efetividade. Também oferecemos aos consumidores uma alternativa mais sustentável de consumo de produtos eletrônicos dando vida a artigos que seriam descartados como lixo eletrônico, garantindo uma correta reciclagem das partes nocivas dos aparelhos sem potencial de recomercio”, finaliza Freire.
Para garantir a segurança de quem negocia nas plataformas da Trocafone, a empresa segue um processo de inspeção muito cuidadoso quando recebe um smartphone ou tablet. Neste processo são feitos a verificação do IMEI do aparelho, a checagem se consta alguma ocorrência na Black List ou com o iCloud bloqueado. Além disso, é necessário que o cliente tenha acesso a operacionalizar o celular para fazer a venda.
Serviço
www.trocafone.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo