book_icon

Novidade – Gartner anuncia as prioridades de investimentos dos CIOs de Governo

Analistas discutirão as tendências e desafios da área de Data & Analytics durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo
Novidade – Gartner anuncia as prioridades de investimentos dos CIOs de Governo

O Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, apresenta os resultados de sua mais recente pesquisa sobre Data & Analytics para o segmento de Governo. De acordo com o levantamento, as inovações em análise de dados e segurança cibernética superarão as de Computação em Nuvem como as principais prioridades de investimento dos Chief Information Officers (CIOs) de Governo em 2019. O crescente foco em iniciativas ligadas à gestão e uso de dados reflete o reconhecimento dos CIOs de que a Inteligência Artificial (IA) e Analytics serão as principais tecnologias de “inovação” para o governo neste ano.

A pesquisa CIOs Agenda de 2019, do Gartner, coletou dados de mais de 3.100 entrevistados de 89 países. Os participantes do governo foram segmentados para identificar tendências específicas para cada camada.

“Aproveitar os dados está no centro do governo digital, sendo o ativo central de tudo o que o governo supervisiona e fornece”, diz Rick Howard, Vice-Presidente de Análise do Gartner, destacando que mais pesquisas sobre o tema serão apresentados durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo. Para ele, “a capacidade de alavancar esses dados estrategicamente, e em tempo real, melhorará significativamente a capacidade do governo de fornecer serviços de forma transparente, apesar do aumento da pressão sobre os recursos finitos”.

A maturidade digital está avançando – Quando se trata de prioridades estratégicas de negócios, a pesquisa constatou que 18% dos CIOs em todos os níveis de governo priorizaram as iniciativas digitais como chave para alcançar os resultados de seus projetos – em comparação com 23% de todos os outros setores. As próximas três prioridades de negócios para o governo são: metas específicas do setor (13%), excelência operacional (13%) e otimização / redução de custos (8%).

Os números da pesquisa indicam que os governos estão fazendo progressos no sentido de projetar e fornecer serviços digitais, atingindo uma maturidade comparável a outras indústrias, no geral. Quando perguntados sobre qual estágio suas iniciativas digitais estavam, 29% dos entrevistados relacionados a Governo dizem que suas organizações estão ampliando e refinando suas iniciativas digitais – o ponto de inflexão em que uma iniciativa digital é considerada madura. Na pesquisa de 2018, esse indicador era de 15%. No entanto, o governo ainda está atrasado em comparação com outras indústrias (33% no total) na ampliação e refino de iniciativas digitais. A lacuna é particularmente marcante em ações de Defesa e Inteligência, nas quais apenas 9% dos entrevistados escalaram iniciativas digitais.

“Para atender à crescente demanda e às expectativas em evolução dos cidadãos para serviços eficazes e eficientes, o governo deve continuar a melhorar sua maturidade digital”, afirma Howard. “Os CIOs de Governo reconhecem claramente o potencial do governo digital e começaram a desenvolver novos serviços, mas agora precisam levar essas inovações para a execução por meio da liderança digital”.

Apesar do foco no digital, apenas 17% dos CIOs da área governamental planejam aumentar seus investimentos em iniciativas de negócios deste tipo, em comparação com 34% dos CIOs de outras indústrias. Embora os CIOs governamentais demonstrem uma visão clara do potencial do governo digital e de suas tecnologias emergentes, 45% relatam que não possuem os recursos de TI e de negócios necessários para executar os avanços necessários para essa jornada.

Inteligência Artificial, Analytics e inovações em Nuvem para o Governo – A Inteligência Artificial assumiu a liderança como a principal tecnologia revolucionária para os executivos do governo em 2019. A Inteligência Artificial (27%) é seguida pelas tecnologias de Análise de Dados (22%) e de Computação em Nuvem (19%). As soluções em Nuvem caíram de primeiro em todos os níveis de governo no ano passado, para o terceiro lugar na pesquisa deste ano.

Figura 1. Tecnologias mais inovadoras que são prioridades do Governo

Ranking

Prioridades dos Governos

%

1

Inteligência Artificial / Machine Learning

27%

2

Data Analytics

22%

3

Computação em Nuvem

19%

4

Internet das Coisas (IoT)

7%

5

Mobile (incluindo 5G)

6%

6

Business Intelligence (BI)

6%

7

Transformação Digital

6%

8

Blockchain

5%

9

Automação

3%

10

Gerências de Relacionamento de Clientes (CRM)

2%

Fonte: Gartner

“A Inteligência Artificial oferece novos insights e canais de distribuição de dados que permitirão que os governos aumentem a magnitude de seus serviços, com recursos e dimensões que não eram possíveis anteriormente”, explica Howard. “Isso permitirá a realocação de recursos humanos valiosos para processos e decisões mais complexos”. Entre os entrevistados do governo, 10% já implantaram uma solução de Inteligência Artificial, 39% pretendem implantar nos próximos dois anos; e outros 36% pretendem implantar uma ferramenta de IA em até três anos.

Aumento dos investimentos em Cibersegurança, Cloud Computing e Análise de Dados – Entre todos os níveis de governo, as iniciativas de Business Intelligence (BI) e análise de dados (43%), segurança cibernética e da informação (43%), e serviços e soluções em Nuvem (39%) são as áreas tecnológicas mais comuns para o investimento em tecnologia em 2019. A Computação em Nuvem caiu de primeiro lugar, no ano passado, para o segundo geral em 2019.

Figura 2. Investimento superior em tecnologia em 2019

Ranking

Prioridades dos Governos

%

1

Business Intelligence / Data & Analytics

43%

2

Segurança da Informação e cibersegurança

43%

3

Serviços e Soluções em Nuvem

39%

4

Transformação e Melhorias de Sistemas

33%

5

Desenvolvimento de Software

26%

6

Infraestrutura / data center

23%

7

Inteligência Artificial / Machine Learning

22%

8

Integração de Tecnologia

21%

9

Customer Experience

20%

10

Aplicações Móveis

19%

 

Fonte: Gartner (Janeiro 2019)

De acordo com Howard, o fato de a segurança cibernética continuar sendo uma área projetada para aumentar os gastos reflete o reconhecimento dos governos em relação a seu papel como administrador de dados públicos, com as transações seguras em jogo para os governos em um mundo digital.

“No mundo digital de hoje, os ataques cibernéticos são altamente visíveis, cada vez mais maliciosos e caros, e corroem a confiança do público”, diz Howard. “Os CIOs de Governo aumentaram constantemente a priorização da segurança cibernética ao longo dos anos e conquistaram o compromisso executivo com a vigilância para garantir que os ataques e ameaças mal-intencionados em constante evolução sejam mitigados o máximo possível”.

Conferência Gartner Data & Analytics 2019

Os analistas do Gartner fornecerão análises adicionais sobre as tendências de dados durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo. Interessados em participar do evento devem contatar o Gartner pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com,  ou pelo site https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil.

O Gartner, empresa de pesquisa e consultoria  e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa.

Serviço
www.gartner.com.

 

Análise de Dados e Cibersegurança para 2019

Analytics

CIOs de Governo

Conferência Gartner Data & Analytics 2019

Data & Analytics

Gartner

Governo Digital

inovações em análise de dados e segurança cibernética

Inteligência Artificial -IA

Rick Howard

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento