book_icon

Centro Universitário FEI recebe plataforma inédita de IoT no Brasil

Sistema operacional da Siemens será integrado ao avançado laboratório de manufatura digital da FEI
Centro Universitário FEI recebe plataforma inédita de IoT no Brasil

Pensando no desenvolvimento da indústria nacional e na formação de profissionais preparados para os desafios do futuro, a Siemens se uniu ao Centro Universitário FEI para possibilitar a utilização do MindSphere nos laboratórios de manufatura da Instituição.

A ferramenta consiste em um sistema operacional aberto em nuvem, baseado em Internet das Coisas (IoT), que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital. Além de aproveitar dados de bilhões de dispositivos para encontrar soluções transformadoras em todo o seu negócio, o Mindsphere ainda auxilia no desenvolvimento, implantação e execução de serviços digitais e na criação de aplicativos e modelos de negócios.

A expectativa é que, a partir do segundo semestre, o Mindsphere comece a ser utilizado nas salas de aula e também na realização de projetos e pesquisas científicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação 

Primeira Instituição de ensino a contar com a ferramenta no País

A parceria entre a FEI e a empresa alemã foi possível graças à sua estratégia de digitalização, que como Instituição de referência em indústria 4.0 no país, conta com laboratórios avançados que já possuem soluções Siemens e, mais recentemente, pesquisas e projetos com foco em IoT, o que qualifica seus alunos para atender a uma demanda cada vez mais crescente no mercado.

A expectativa é que, a partir do segundo semestre, o Mindsphere comece a ser utilizado nas salas de aula e também na realização de projetos e pesquisas científicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Mas, entre os dias 7 e 11 de maio, durante a Expomafe (principal feira do setor metalmecânico na América Latina), a Instituição já apresentará sua primeira solução usando a ferramenta.

Para os professores Fábio Lima, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI, e Rodrigo Filev, do curso de Ciência da Computação, a implementação do Mindsphere representa “mais um passo para a consolidação do Centro Universitário FEI como uma referência em Excelência no ensino da Manufatura Avançada e Indústria 4.0”.

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

 

 

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.