book_icon

Modem 5G da MediaTek atinge velocidade de 4,2 Gbps

Helio M70 apresenta a mais rápida taxa de transferência do setor já registrada por um equipamento de sua categoria em frequências abaixo de 6 GHz
Modem 5G da MediaTek atinge velocidade de 4,2 Gbps

A MediaTek anunciou no Mobile World Congress – MWC 2019 as novidades em seu portfólio 5G, para acelerar a implementação de dispositivos com essa tecnologia em 2020 em frequências abaixo de 6 GHz. A empresa fez a demonstração do seu modem 5G Helio M70 em velocidades de transferência de dados 5G e testes de mmWave pelo ar com grupos de antenas 5G. A demonstração do Helio M70 apresentou velocidade de dados 5G de 4,2 Gbps, a mais rápida do setor até o momento de um modem 5G em frequências abaixo de 6 GHz.

A tecnologia 5G da empresa passou por testes extensivos e o Helio M70 deve ser incluído nos dispositivos ainda este ano. A MediaTek trabalha com seus clientes, fornecedores de redes e tecnologias para acelerar a adoção de dispositivos 5G e de energia em dispositivos móveis, residenciais e automotivos até o ano que vem.

E também está desenvolvendo novas tecnologias de celular para padrões e melhorias de conectividade, como a formação de feixes mmWave 

“Com o Helio M70, garantimos aos fabricantes uma solução ideal para oferecer uma experiência 5G com conectividade ultrarrápida e economia de energia inteligente, tudo em um formato compacto para o design elegante de smartphones”, afirma TL Lee, gerente geral da unidade de comunicação sem fio da MediaTek. “Nossas soluções abrangentes de 5G promovem a próxima onda de dispositivos New Premium, oferecendo banda larga confiável, prontamente disponível e rápida aos consumidores do mundo inteiro.”

O modem Helio M70 5G, da primeira geração de soluções 5G da MediaTek, vem com conectividade dupla LTE e 5G – EN-DC e capacidade de compartilhamento de energia dinâmica, além de suporte multimodo para cada geração de conectividade celular, de 2G a 5G. O Helio M70 pode ser usado com as arquiteturas de rede 5G autônomas – SA e não autônomas – NSA de banda de frequência abaixo de 6GHz. Os principais recursos do Helio M70 incluem:

● Velocidade superior: com download de 4,7 Gbps e upload de 2,5 Gbps, o Helio M70 permite que os dispositivos atendam às demandas de conectividade dos usuários, atingindo velocidades estáveis de download 5G de 4,2 Gbps, sendo o modem mais rápido do setor nos testes em frequências abaixo de 6 GHz.
● Uso de padrões: compatível com especificações 3GPP Rel-15.
● Bandas New Radio – NR e bandas LTE 4G globais: compatível com frequências de 600 MHz a 5 GHz e todas as bandas TDD e FDD. Compatível com um mecanismo flexível de acesso ao espectro para que as operadoras tenham mais opções com a mudança dos requisitos.
● Suporte multimodo: para conectividade 2G, 3G,4G e 5G e compartilhamento de energia dinâmica em 4G e 5G, para que os usuários tenham as melhores velocidades de conectividade em todos os lugares.
● Economia de energia inteligente: a tecnologia de switching de largura de banda dinâmica aloca a largura de banda 5G necessária para aplicações específicas, melhorando a eficiência da energia do modem em 50% e prolongando a vida útil da bateria.
● Conectividade robusta: recursos avançados para garantir a qualidade da conexão, incluindo suporte a Hpue – High Power User Equipment.

A MediaTek utiliza as frequências abaixo de 6 GHz para trazer a conectividade 5G para os maiores mercados. A banda com essas frequências é ideal para ambientes urbanos e áreas rurais, permitindo que a MediaTek forneça conectividade de alta velocidade realmente acessível para pessoas em qualquer lugar do mundo. E também está desenvolvendo novas tecnologias de celular para padrões e melhorias de conectividade, como a formação de feixes mmWave. A empresa fornecerá suporte a produtos mmWave em 2020.

Alguns destaques da empresa relacionados ao 5G:

● O Helio M70 atingiu o rendimento máximo de downlink e uplink com o teste MT8000A 5G, da Anritsu Corporation, comprovando que o Helio M70 atende aos requisitos de velocidade ultrarrápida do 5G.
● A MediaTek e a Keysight Technologies realizaram a primeira demonstração bem-sucedida do setor de uma chamada de transferência de dados 5G com IP New Radio usando um modem integrado multimodo 5G, compatível com os modos NSA e SA.
● A MediaTek e a Rohde & Schwarz estão realizando testes OTA – over-the-air, mmWave com os módulos front-end 5G e grupos de antenas da MediaTek, no Mobile World Congress.
● A MediaTek está colaborando com as principais operadoras de celular e fabricantes de equipamentos, incluindo a China Mobile e a Nokia, para promover o desenvolvimento do 5G.

A lista de empresas que colaboram com a MediaTek na tecnologia Front Frequence Front End  – Rffe, inclui a Oppo, Vivo e fornecedores de RF de primeira linha, incluindo Skyworks, Qorvo e Murata, para definir uma solução de módulo front-end que acomoda componentes 5G sem mudar a espessura de um aparelho de smartphone.

Além do 5G, outro pilar fundamental da estratégia de conectividade da MediaTek é colocar IA em toda parte. Embora o 5G conecte os consumidores à nuvem em velocidades ultrarrápidas, o processamento avançado de inteligência artificial terá um papel importante no fornecimento de experiência de IA em tempo real aos consumidores. O vasto ecossistema da MediaTek de soluções avançadas de processamento de hardware de IA e ferramentas de software abrangentes é utilizado com inteligência artificial em casas inteligentes, tecnologias wearable, smartphones, carros autônomos e outros dispositivos conectados. O mais novo chipset de IA da empresa, o Helio P90, está equipado com um dos chipsets de IA mais robustos disponíveis em um smartphone, com desempenho impressionante de 1165 Gmacs.

A companhia também participa ativamente na especificação 3GPP Lpwa para Internet das Coisas de banda estreita – NB-IoT. A NB-IoT foi desenvolvida para fornecer suporte à conectividade em grande escala, reduzir a complexidade dos equipamentos e minimizar o consumo de energia para prolongar a duração da bateria dos dispositivos de energia. O MT2625 da MediaTek, uma plataforma NB-IoT para 3GPP Release-14 de consumo ultrabaixo, pode ser usado em uma ampla variedade de aplicações domésticas, urbanas, industriais ou móveis. Ele fornece aos fabricantes de dispositivos uma plataforma NB-IoT GSM/Gprs de modo duplo, ideal para integração em rastreadores inteligentes, wearables, segurança de IoT e aplicações industriais. O estande da MediaTek no MWC fará demonstrações com o MT2625 e MT2621, incluindo um projeto de referência de NB-IoT que pode operar por 10 anos com uma bateria.

Serviço
www.mediatek.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.