De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, o volume de vendas do comércio eletrônico deve chegar a R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% em comparação com o ano passado. Para ajudar os sellers a aproveitarem todo o potencial de vendas neste ano, o Anymarket, um hub para integração com marketplaces e a Intelipost, startup focada em gestão de logística, acabam de lançar o e-book “Marketplace na prática: Um guia completo para suas operações no dia a dia”, que pode ser baixado gratuitamente em http://bit.ly/guia-marketplaces
De acordo com Rodolfo Helmbrecht, gerente de Pré-Vendas e desenvolvimento de novos negócios da DB1 Global Software para o Anymarket, “o material traz dicas de como contratar um ou mais marketplaces para aumentar as vendas e dar os primeiros passos para expandir a operação de e-commerces. Tudo porque vender em marketplaces é muito diferente de gerir um único e-commerce. São dezenas de termos específicos, além de exigências que cada marketplace define para seus parceiros”, explica.
O e-book apresenta um glossário com diversos termos específicos, utilizados nos marketplaces, além de explorar ao máximo a forma como cada canal trabalha, as categorias, variações, e exceções para facilitar a navegação do cliente até o produto, tornar a experiência mais intuitiva e colaborar para o aumento nas vendas.
O Anymarket também explorou a fundo as funcionalidades Match e Buy Box com dicas de como aumentar a exposição dos produtos e, consequentemente a oportunidade de venda, além de esclarecer os pontos avaliados pelos marketplaces para destacar um seller frente a outras lojas.
Seção bônus: importância do TMS e planejamento logístico no marketplace
Parceira do Anymarket, a Intelipost listou neste e-book com exclusividade a importância de um TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes) na gestão logística de um marketplace, afinal, não basta criar anúncios campeões, é preciso entregar com excelência.
Com um TMS é possível realizar cálculos de frete automáticos, definindo qual a transportadora ideal para realizar a entrega de cada envio, por meio da interpretação das tabelas de fretes. Além de reduzir custos, melhora a oferta de fretes para os seus consumidores. O sistema de gerenciamento também acelera os processos de despacho, automatizando o fluxo de informações, criando diversas possibilidades de utilização delas para outras funções, como o rastreamento automático da entrega e status dos pedidos. Também há explicações preciosas de como o uso da tecnologia pode ajudar os sellers a otimizar alguns pontos com:
• Gestão de frete
• Otimização dos custos e prazos de entregas
• Gestão Omnichannel
• A importância do pós-venda na gestão do cliente
• Automatização dos processos da cadeia da logística
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
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TIC APLICADA
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