book_icon

Nokia vai instalar rede celular na Lua

Empresa venceu contrato para instalar comunicação 4G em solo lunar; supercomputador HPE ajuda Nasa na missão
Nokia vai instalar rede celular na Lua

A Nokia anunciou que desenvolverá tecnologias inovadoras ao implementar o sistema de comunicações LTE/4G na superfície lunar, ajudando a abrir caminho para uma presença humana sustentável na Lua. O contrato concedido à Nokia faz parte do programa Tipping Point da Nasa, que promove o desenvolvimento de capacidades comerciais espaciais e beneficia futuras missões. A agência espacial planeja alavancar essas inovações para seu programa Artemis, que estabelecerá operações sustentáveis ​​na Lua até o final da década em preparação para uma expedição a Marte.

A rede lunar da Nokia consiste em uma estação base LTE com funcionalidades integradas Evolved Packet Core (EPC), equipamento de usuário LTE, antenas de RF e software de controle de operação e manutenção (O&M) de alta confiabilidade. A Estação Base LTE com funcionalidades EPC integradas será montada no módulo de pouso, enquanto o Equipamento do Usuário LTE será montado em um rover ou outras cargas úteis sendo implantadas fora do módulo de pouso. A rede celular totalmente integrada atende às restrições de tamanho, peso e energia muito restritas de cargas úteis de espaço, em um formato extremamente compacto.

 A HPE informou que a Nasa reconheceu o novo progresso da pesquisa para apoiar a próxima aterrissagem humana na Lua, realizando simulações complexas no seu supercomputador Aitken, que é alimentado pela HPE 

A primeira parte é uma estação base LTE com funcionalidade de rede Evolved Packet Core integrada. Ele está integrado a um formato ultracompacto que irá no módulo lunar de nosso parceiro de missão, Intuitive Machines, junto com um sistema de antena passiva.

A segunda parte é o equipamento do usuário (UE) e uma antena omnidirecional, que será integrada em um rover. Os rovers serão transportados para a superfície lunar e implantados de forma autônoma pelo módulo lunar. Um link LTE será estabelecido entre o módulo de pouso e o rover para fornecer conectividade à superfície lunar.

O rover terá dois objetivos: primeiro, testar a comunicação de muito próxima até algumas centenas de metros, e o segundo, testar a comunicação de longo alcance, de dois a três quilômetros de distância do módulo de pouso. A parte final do sistema é um software de operação e manutenção customizado para que todo o sistema possa ser monitorado e configurado a partir do controle da missão na Terra.

Supercomputador

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) informou que a Nasa reconheceu o novo progresso da pesquisa para apoiar a próxima aterrissagem humana na Lua, realizando simulações complexas no seu supercomputador Aitken, que é alimentado pela HPE. A nova pesquisa, que inclui a compreensão do evento de separação de reforço e ambiente de lançamento no Centro Espacial Kennedy durante a decolagem, ajudará os engenheiros da agência espacial a se prepararem para um voo espacial seguro e bem-sucedido como parte da missão Artemis, com lançamento previsto para 2024.

A HPE anunciou ainda que expandiu o supercomputador Aitken com sistemas HPE Apollo, que são desenvolvidos para atender às necessidades de modelagem e simulação de computação intensiva. A expansão do poder computacional, que entrará em operação em janeiro de 2021, apoia a pesquisa em andamento da Nasa envolvendo dinâmica de fluidos computacionais (CFD), que é crítica para a compreensão de eventos aerodinâmicos.

Serviço
www.nokia.com
www.hpe.com

4G

Artemis

HPE

Lua

Nasa

Nokia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

ENCARTE - ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO

Prêmio Excelência em Distribuição, e listagem de distribuidores de TIC

Leia nessa edição sobre carreira

ANÁLISES

Evoluções digitais

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

TECNOLOGIA

Arquitetura descentralizada

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

QUALIFICAÇÃO

Na jornada do conhecimento

Junho| 2021 | #47 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento