A maioria dos usuários de smartphones já passaram por situações em que o aparelho estava lento, travando e com falha ao abrir aplicativos. Este é o momento em que bate o desespero e a preocupação em ter que comprar um novo celular, mas, nem sempre é necessário fazer a troca do aparelho.
“Nos últimos dois meses, 30% dos aparelhos que chegaram para reparos em nosso laboratório, foi por falta de atualização de softwares. O smartphone começa a apresentar problemas e o usuário nos envia para conserto pensando que está quebrado, quando na verdade é mais simples do que ele imagina”, conta Pablo Linhares, sócio-fundador da Hashtec e Grupo PLL.
Rodrigo Bonacorso, gerente de laboratório da Hashtec, rede de microfranquias especializada em reparos rápidos de celulares, conta que atualização de softwares é fundamental para manter o sistema operacional do smartphone em bom funcionamento.
“É indispensável atualização do software, pois a cada nova versão do Android ou iOS garante melhorias e correções de possíveis falhas e bugs no sistema”, explica Rodrigo. Aplicativos em excesso e abertos em segundo plano também causam lentidão no celular e consomem a bateria rapidamente, por isso é importante encerrar completamente o app após o uso e, sempre que possível, fazer atualização do mesmo.
Ainda segundo o gerente de laboratório da Hashtec, é fácil e qualquer um pode ativar a atualização de software e manutenção do aparelho através das configurações sem risco de apagar os arquivos pessoais como mídias e contatos. Se necessário, pode ser feito a restauração de software: “Na Hashtec nós reinstalamos o software original através de ferramentas próprias fazendo com que o celular funcione perfeitamente. Nesse caso, com a autorização do proprietário do aparelho, é preciso fazer o backup dos dados, fotos e músicas para que nada seja perdido”, alerta Bonacorso.
A #HASHTEC, uma empresa do Grupo PLL – o maior grupo de assistências técnicas do Brasil –, trata-se de uma microfranquia de reparo rápido de celular fundada em 2017 pelos irmãos e sócios Pablo e Lucas Linhares. A #HASHTEC trabalha com peças de primeira linha visando atender com rapidez e agilidade os clientes que precisam do seu equipamento para suas atividades diárias, sejam elas pessoais ou profissionais e não podem esperar muito tempo pelo reparo. A marca tem a meta de se tornar referência como modelo de franquia de assistência técnica em serviços e produtos para aparelhos celulares mais moderna e eficiente do Brasil.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo