book_icon

Pequenas e médias empresas brasileiras apostam nas tecnologias da Indústria 4.0

Pesquisa conduzida pela Software.org, aponta que cerca de 38% das PMEs enxergam nas tecnologias da indústria 4.0 o caminho para o crescimento
Pequenas e médias empresas brasileiras apostam nas tecnologias da Indústria 4.0

As PMEs apostam nas tecnologias da Indústria 4.0 para o crescimento e melhorias no portfólio. É o que revela o estudo O Futuro Impulsionado pelos Dados das Indústrias Brasileiras, o primeiro com foco na América Latina conduzido e lançado pela Software.org, a Fundação da BSA|The software Alliance (www.bsa.org).

Segundo a pesquisa 9% das pequenas companhias nacionais esperam a criação de novos e melhores modelos de negócios com a digitalização e tecnologias da Indústria 4.0; de 36 a 38% das pequenas e médias vislumbram melhorias na qualidade de seus produtos e serviços, e de 21 a 24% têm a perspectiva de que a digitalização ajudará a desenvolver portfólios mais personalizados.

No SMB, de 21 a 24% têm a perspectiva de que a digitalização ajudará a desenvolver portfólios mais personalizados 

O estudo também levantou os principais  desafios  internos e externos que precisam ser transpostos rumo a esses resultados, além de possíveis soluções para cada um deles.  Os serviços em Nuvem, por exemplo, aparecem como alternativa aos altos custos da digitalização, pois permitem novos modelos de negócio; assim como a implementação e integração de processos de TI.

Criptografia e gerenciamento de identidades e acessos são medidas indicadas contra a ameaça dos ataques cibernéticos; assim como um processo de educação minucioso para a adaptação à nova Lei de Proteção de Dados.

O levantamento é  o primeiro no âmbito da Aliança 4.0, consórcio de entidades nacionais que trabalha para o fomento da indústria 4.0 no País, do qual a BSA é signatária.

Serviço
https://we.tl/t-uwkoxBpcbz 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.