Informe aqui

Centros de inovação são máquinas de gerar negócios e empregos, diz Leipnitz durante inauguração da ACATE Downtown

O evento de inauguração do Centro de Inovação ACATE Downtown, na noite de quinta-feira (22), teve bate-papo que destacou a necessidade de as empresas de tecnologia promoverem integração cada vez maior com organizações de outros segmentos e instituições de ensino e aperfeiçoarem a cooperação entre companhias de grande porte e startups. O ambiente integra a Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis.

A localização do novo espaço, no Centro, região que agrupa inúmeras empresas de serviços e comércio, além de ser área de grande concentração populacional, deve ser um estímulo extra a esse movimento de aproximação. “O ACATE Downtown é um marco”, disse o espanhol Josep Piqué, que presidiu a Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP) e ajudou a formatar o modelo catarinense de centros de inovação.

Ele contou que a criação de áreas de estímulo à inovação ajudou a transformar a realidade de Barcelona – com a recuperação de distritos antes degradados, hoje transformados em pólos de tecnologia. Para que isso se concretize, acrescentou, é importante encontrar meios de gerar cada vez mais negócios e oportunidades de crescimento no setor, o que é essencial para a atração e retenção de talentos e o surgimento de novas empresas. As novatas, diz, terão papel importante como geradoras de inovação para companhias tradicionais e de grande porte e, principalmente, como criadoras dos novos empregos, aqueles postos de trabalho que ainda não existem, mas que em alguns anos serão conhecidos e valorizados.

Otimista com o futuro do setor, o prefeito Gean Loureiro destacou o impacto benéfico que o polo tecnológico tem na economia da cidade já no presente. Segundo ele, a integração do setor público com o privado para o fortalecimento do ecossistema, que tem sua face mais visível na Rede de Centros de Inovação, e a consolidação do fundo municipal de inovação, atraem investidores. O resultado é geração de empregos e aumento na arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS).

Diretor do Dimas Construções, Fabrício Schveitzer lembrou que a própria construtora, responsável pelo projeto, vem se beneficiando pela proximidade com o segmento de tecnologia. Nos últimos anos a empresa vem adotando ferramentas de gestão de dados e tecnologia da informação que possibilitaram a redução de despesas comerciais e até a diminuição do desperdício no canteiro de obras. Além disso, em breve lança um projeto desenvolvido a partir da análise de dados de mercado com auxílio de ferramentas de inteligência artificial.

Diretor geral da Endeavor por cinco anos e head de inovação da TOTVS, Juliano Seabra, que também é diretor do IDEXO – Instituto de Ideias Exponenciais contou a experiência prática que vem desenvolvendo para integrar startups no processo de geração de negócios de organizações de grande porte. O trabalho incluiu a identificação de gargalos à inovação e a criação de estratégias para superá-los. “Estamos em uma cruzada para mudar a forma como a inovação corporativa é feita no Brasil”, diz.

Presidente da ACATE, Daniel Leipnitz destacou o papel dos centros de inovação nesse cenário de integração de forças. “Esses espaços são máquinas de criação de negócios, empregos e inovação. A proximidade entre empreendedores gera benefícios pela troca de experiências, estabelecimento de parcerias e pelo apoio mútuo”. Ele lembrou ainda que a abertura do espaço no Centro tem caráter simbólico. “O setor de tecnologia em Florianópolis nasceu na região da Trindade e no Centro, onde muitos dos pioneiros começaram com pequenas salas em prédios comerciais. Estamos felizes em retornar”.

O ACATE Downtown, parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) com o Dimas Construções, está localizado nos altos da Felipe Schmidt, número 835, e funcionará das 8h às 18h. O espaço terá empresas de tecnologia e economia criativa, espaço coworking, salas de reunião, cafeteria, pub e pátios interno e externo. A estrutura inclui ainda um estacionamento – o FS Parking – que oferece 170 vagas de garagem (com área própria para carros elétricos), bicicletário, ducha e um lobby com café e tomadas para carregadores de celular ou laptop.

Rede Municipal de Centros de Inovação

A Rede Municipal de Centros de Inovação foi lançada em abril deste ano. São quatro espaços gerenciados pela ACATE, com o objetivo de garantir o cumprimento de funções essenciais estabelecidos nas políticas municipal e estadual de inovação, tais como capacitação, informação, coworking, incubação e aceleração de startups, hackathons, acesso a investidores, atração de negócios, etc. Cada um dos centros também contará com um espaço exclusivo da Prefeitura, os chamados Escritórios de Promoção da Inovação, que servirão como um posto avançado para atendimento a questões da Lei Municipal de Inovação, bem como ao suporte a empreendedores do setor tecnológico da cidade.

A iniciativa ganhou um novo portal nesta semana, onde há mais informações sobre o projeto: www.redeinovacao.floripa.br.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.