book_icon

Black Friday 2018: atenção aos golpes virtuais

Com a chegada do mês da Black Friday, a ansiedade e a expectativa dos consumidores e varejistas só aumentam, afinal, estamos falando de uma das datas mais importantes para o comércio. Neste ano, a Black Friday está marcada para o dia 23 de novembro, última sexta-feira do mês.

De acordo com dados de uma recente pesquisa de confiança realizada pelo Reclame Aqui, 51,13% dos consumidores brasileiros não confiam nas promoções da Black Friday. Porém, não há problemas em confiar nas boas ofertas e realizar compras pela internet, desde que o usuário adote algumas medidas de segurança.

Por gerar muita comoção e atitudes impulsivas, o evento é considerado uma ótima oportunidade para a proliferação dos ataques virtuais. Nesta época, os cibercriminosos utilizam a criatividade para aplicar golpes pela internet.

Para prevenir a propagação das ameaças virtuais e garantir a segurança dos compradores, os especialistas em cibersegurança do Arcon Labs elencaram cinco dicas para os consumidores on-line não caírem em golpes durante a Black Friday:

– Não utilize mecanismos de busca na hora de procurar boas ofertas. Procure em sites já conhecidos e confiáveis. O intuito é reduzir as chances de utilizar um site falso.

– Preste sempre atenção: emails falsos costumam “dedurar” as más intenções. Além da saudação genérica, o endereço de e-mail do usuário pode estar no lugar do remetente.

– Suspeite de promoções com preços muito baixos recebidas por e-mail, anúncios nas redes sociais e WhatsApp. Os cibercriminosos estão cada vez mais criativos quando se trata de falsas promoções.

– Não se esqueça de manter o antivírus atualizado para evitar possíveis ataques. O próprio software avisa quando surgem novas atualizações.

– Evite usar um Wi-fi público, principalmente quando precisar inserir dados pessoais.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.