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Antes, durante e depois: confira as principais estratégias para o seu e-commerce na Black Friday

Antes, durante e depois: confira as principais estratégias para o seu e-commerce na Black Friday

Planejamento estratégico, ferramentas de marketing digital e monitoramento contribuem para melhor desempenho das campanhas

São Paulo, outubro de 2018 – Rumo à sua nona edição no Brasil, a Black Friday, realizada este ano no dia 23 de novembro, tem sido um dos principais eventos do varejo brasileiro nos últimos anos, chamando atenção não apenas dos consumidores, que já se preparam para a data pesquisando as variações de preços e ofertas, como também do próprio comércio online — segmento que tem lucrado com a ocasião nos últimos anos.

De acordo com a estimativa da Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico deve faturar R$2,43 bilhões durante a Black Friday de 2018, alta de 15% em relação a 2017. Já o número de pedidos deve registrar expansão de 6,4%, de 3,76 milhões para 4 milhões. A mesma pesquisa aponta que 88,6% dos e-consumidores têm intenção de comprar na ocasião — alta de cerca de 8% em relação à pesquisa de expectativa de consumo realizada no ano passado.

Frente à uma concorrência cada vez mais acirrada, uma comunicação digital forte é fundamental para que as marcas lucrem durante esse período. Por isso, a Performa Web, agência de marketing digital full service, separou alguns passos estratégicos para que lojas virtuais se preparem antes, durante e depois do evento.

ANTES: pesquisa prévia de preços e produtos pelos consumidores demanda maior planejamento por parte das lojas online

A pesquisa antecipada nas semanas que antecedem à data já é uma prática comum. Segundo relatório recente da Provokers, 94% dos consumidores que participaram da última Black Friday pesquisaram antes de comprar, e, mesmo entre as pessoas que não realizam compras online, 53% delas preferem procurar por produtos e sondar preços via internet do que em lojas físicas.

Levando em consideração essa antecipação dos consumidores na busca pelas melhores compras, para os e-commerces, o planejamento é a chave para uma excelente estratégia digital. Definido, ele deve prever, por exemplo, a criação de landing pages sobre a Black Friday, com quatro ou cinco semanas de antecedência à data oficial. Faltando cerca de duas ou três semanas para a data, as redes sociais também devem ser usadas para divulgar ofertas, o que auxiliará na segmentação do seu público-alvo, além de converter uma maior porcentagem dos seus visitantes em leads.

Explorar o marketing digital é uma grande oportunidade para estar em contato direto com o seu target. Para tanto, conquiste o consumidor usando linguagens, benefícios e ofertas personalizadas, solicitando apenas dados relevantes, como nome e e-mail para formação de mailings. Outra ferramenta essencial são os links patrocinados. Escolha os canais a partir dos interesses do seu público, definindo palavras-chave baseadas na segmentação da sua persona, e insista nessa estratégia conforme for divulgando as ofertas.

Essas estratégias com conteúdos da Black Friday permitirão um engajamento maior com seu público, tornando esses canais uns dos principais ativos de comunicação no período. A definição prévia do tipo de público que se quer alcançar será fundamental. “Essa é a oportunidade para ser agressivo no mercado. Não deixe de explorar sua base de clientes até então, mas, principalmente, surfe na onda do Black Friday para atingir novos clientes”, comenta Denis Casita, CEO da Performa Web, agência de Marketing Digital full service.

DURANTE: monitoramento do desempenho das campanhas em tempo real auxilia na correção de rotas

É durante a data, enquanto o fluxo de acessos e compras são altos, que o monitoramento das campanhas de marketing é de suma importância, uma vez que está ligado ao relacionamento satisfatório com o cliente, além de permitir uma melhor compreensão em tempo real do que acontece no ambiente digital do seu negócio.

O rastreamento do desempenho das campanhas pode ser feito de diversas formas, como o monitoramento do tráfego de leads e de mídias sociais, acompanhamento de URLs (que permite saber exatamente como as pessoas descobriram seu website) e pesquisas de opinião pós-compra. Dentre os benefícios dessa supervisão está o levantamento de informações para cálculo do retorno sobre investimento (ROI), que consiste em analisar o quanto foi gasto na campanha e o quanto a empresa teve de retorno, além da possibilidade de aprimorar a inteligência de informações e do e-commerce como um todo, corrigindo rotas de imediato.

DEPOIS: estabelecer uma boa relação pós-Black Friday é uma estratégia para se conquistar clientes fiéis

O frenesi pós-Black Friday pode diminuir, mas é nesse momento que os donos de e-commerces devem atentar para manter um bom relacionamento com sua base de clientes, além dos novos consumidores que surgiram durante a data. Faça uma pesquisa de satisfação para obter um indicador de desempenho e invista, por exemplo, no inbound marketing para atrair potenciais clientes e leads qualificados. Essa estratégia específica pode ser praticada usando conteúdos contextuais, como infográficos, podcasts, e-books, além do email marketing a fim de estimular o interesse dos leads com praticidade e alto nível de personalização.

São táticas como essas que atuam na geração de valor à marca, fazem com que ela seja lembrada pelos consumidores ao longo do tempo e estimulam a recompra. De acordo com o último relatório da Provokers, das pessoas que fizeram sua primeira compra na Black Friday, 78% voltaram a comprar na mesma loja. Assim, e-commerces que conseguirem seguir essas estratégias de marketing de forma estruturada e efetiva, certamente conseguirão resultados melhores tanto em lucro, quanto em visibilidade, se destacando frente aos seus concorrentes.

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