book_icon

Como a multiplataforma conduzirá o futuro da interface com o usuário?

Como a multiplataforma conduzirá o futuro da interface com o usuário?

A necessidade de acessar as mesmas informações através de diversos dispositivos diferentes é uma demanda que só tende a crescer nos próximos anos. A limitação física de armazenagem de dados, associada à computação em nuvem cada vez mais barata permite agora concentrar nossas vidas em contas virtuais, que se fazem disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet.

As particularidades de cada dispositivo são uma barreira aos provedores, que precisam se dedicar ao desenvolvimento de interfaces distintas para cada cenário. Isso vem popularizando o termo “multiplataforma”.

A multiplataforma tornou-se viável na indústria tecnológica com a popularização de arquiteturas de software que segmentam a aplicação em camadas. A arquitetura mais popular é a MVC (Model-view-controller) que, embora exista desde 1979, passou a ser utilizada em larga escala com o advento do AJAX – método de transação de dados capaz de permitir a renderização de páginas web sem necessidade de recarregamento de páginas HTML – em 2006 nas aplicações web.

A MVC, basicamente, divide a aplicação em três camadas distintas, as quais podem ser desenvolvidas e evoluídas separadamente:

  • Model, ou modelo, é onde se concentram os dados e principais regras de negócio. Evoluções nessa camada costumam ser essenciais para novas funcionalidades do projeto. Trata-se do coração da aplicação;
  • View, ou visão, é a forma como o usuário final visualiza a aplicação e interage com uma determinada finalidade. É muito comum que cada dispositivo possua uma visão diferente, e não necessariamente tenha acesso a todas as regras de negócio do modelo;
  • Controller, ou controlador, é a camada responsável pela transação de dados entre model e view. É o controller que recebe interações do usuário a partir da view e envia os dados para que uma ação esperada aconteça.

Usando um exemplo prático de aplicação multiplataforma, pensemos no aplicativo e website do seu banco e numa finalidade hipotética: pagar uma conta em atraso.

  • Você pode escolher uma das duas views disponíveis: aplicativo ou website;
  • Independente da escolha, para ambos você precisa efetuar login;
  • Quando efetua o login, o acesso é exatamente no mesmo sistema, independente da interface;
  • Cada view foi desenvolvida de forma distinta, mas o controller recebe os dados da mesma maneira;
  • O botão “Pagar conta” vai estar por ali. No aplicativo de uma forma, no website de outra;
  • Ao acessar, no celular você tem o recurso da leitura de códigos de barras. Já no computador, o copy-pasteé uma mão na roda. Em muitos casos, sua view preferida tende a ser aquela que proporciona mais conforto. No primeiro caso para um boleto digital e no segundo para um impresso. Legal!
  • Independente da viewe do formato, a numeração do boleto é a mesma. O código de barras está dentro da interface e você clica/toca em “Enviar”;
  • Nesse momento, a viewenvia seu código de barras ao controller, que normaliza os valores e envia para o model, que vai buscar por aquele número de boleto no banco de dados;
  • O model responde para o controller: Encontrei o boleto, mas está com a data vencida. Aqui está o cálculo dos juros e multa;
  • O controller, recém-atualizado, já recebe a informação, calcula os juros e multa, e informa à view;
  • O website (mais antigo) ainda não sabe que esses cálculos existem. Se resume a dar a má notícia com uma mensagem de erro, e pede para o usuário calcular e preencher multa e juros manualmente. Faz-se necessária uma consulta ao boleto e, com uma calculadora em mãos, o usuário se arrisca nos cálculos;
  • Já o aplicativo (mais recente) está preparado para receber essas informações adicionais e, automaticamente faz o cálculo dos juros, deixando o usuário a um clique de finalizar o processo;
  • Depois da autenticação por senha, o processo se finaliza.

O exemplo serve para mostrar o ciclo de vida de cada uma das camadas. Enquanto as views mudam com grande velocidade para acompanhar as tecnologias móveis, as regras de negócios são mantidas, com pequenas evoluções para que a experiência do usuário seja melhorada em versões mais recentes de interfaces. Com isso os sistemas deixaram de sofrer grandes reformulações, e passaram a disponibilizar controllers cada vez mais sofisticados.

Com a popularização da realidade virtual e realidade aumentada, as views serão cada vez mais imersivas, enquanto funções triviais poderão perpetuar em controllers. A experiência de escolher um sofá, que o comprador pode ver virtualmente em sua sala de estar será muito cômoda e assertiva, porém o model continuará processando uma venda da mesma maneira.

Evoluções no núcleo do sistema serão focadas em outros pontos de interesse para o negócio, como a produção, logística e preparo para ações de pós-vendas. Cada uma das iniciativas, demandando evoluções no controller e desenvolvimento de suas respectivas views.

Embora as evoluções mais significativas das aplicações multiplataformas tenham se destacado nas views, uma tendência crescente é a de que o maior passo na evolução de interfaces com usuários para a próxima década esteja na introdução de inteligência artificial ao controller.

Os algoritmos genéticos, que otimizam resolução de problemas e possuem capacidade de aprendizado cada vez mais eficiente, já oferecem experiências impressionantes através de comandos de texto e de voz. E tudo leva a crer que tecnologias usadas por Tony Stark estejam cada vez mais próximas de fazer parte do nosso cotidiano. Com menos foguetes e titânio, claro.

 

Sobre a Ever

A empresa oferece soluções multiplataformas para negócios de médio e grande porte em todo Brasil que desejam oferecer experiências únicas para os usuários que estão conectados em diversas plataformas, de websites e aplicativos, a redes sociais, realidade aumentada e chatbots.

A Ever tem importantes cases de sucesso, como o desenvolvimento dos sites da Monange e da Costa Boutique, a criação de projetos de interfaces móveis e usabilidade para a Gera, a manutenção do portal e do aplicativo da Experimento uma empresa do Grupo CVC, que inclusive recebeu o prêmio ABRADI de Criatividade Digital na categoria mobile em 2015.

A empresa foi fundada por Will Soares, que iniciou sua carreira em 2000 como desenvolvedor web e especializou-se em desenvolvimento de interfaces. Com a expertise em programação e usabilidade, passou a gerenciar equipes e projetos para grandes marcas nacionais e internacionais que lhe renderam alguns prêmios, como FWA e Globes Awards e bronze na categoria Mobile do Prêmio ABRADI em 2015.

Site: https://www.ever.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.