book_icon

Programa DF Inovador abre chamada para jornada de inovação

Empreender dentro da organização, ou seja, intraempreender, é uma forma segura de inovar e de mantê-la competitiva, otimizando processos, gerando eficiência e maior valor de mercado não apenas agora, mas também no futuro

Programa DF Inovador abre chamada para jornada de inovação

O Programa DF Inovador, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e executado pela Softex, anuncia o lançamento do edital de chamada para inscrição de empresas e instituições do Distrito Federal (DF) e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) interessadas em desenvolver uma cultura de intraempreendedorismo em suas organizações.

Nesta chamada, focada em inovação corporativa, desenvolvimento de intraempreendedores e de talentos para as novas carreiras digitais, serão selecionados 30 participantes para uma jornada de inovação com duração de três meses. Durante o processo eles receberão capacitação, acompanhamento e mentoria para o desenvolvimento de projetos de inovação executados por seus talentos internos e utilizarão o ecossistema local como um importante ponto de apoio.

“Segundo pesquisa Endeavor, o DF ainda tem muito a evoluir em termos de cultura empreendedora se comparado a outros estados brasileiros que possuem um ecossistema mais fortificado e conectado. Para mudar essa realidade e promover esse aculturamento é preciso discutir e trabalhar a pauta do intraempreendedorismo dentro das empresas e instituições. E isso só é possível através da realização de ações de capacitação e de práticas de desenvolvimento de projetos, atividades previstas no DF Inovador”, explica o coordenador de Tecnologia e Inovação da FAPDF, Gilmar Marques.

O gestor destaca que a pesquisa Endeavor está correta, mas pondera que o ecossistema local já começa a reagir a esse quadro, pois ações como o programa Start BSB e outros projetos do Programa de Animação do Ecossistema de Inovação do DF já mostram números que apresentam uma mudança no comportamento dos empreendedores do DF (de todas as regiões administrativas), com um número significativo de ideias e propostas de novos negócios e maior aproximação desses atores com investidores, setor produtivo e governo.

“Empreender dentro da organização, ou seja, intraempreender, é uma forma segura de inovar e de mantê-la competitiva, otimizando processos, gerando eficiência e maior valor de mercado não apenas agora, mas também no futuro. Todas as empresas, independentemente de seu porte ou ramo de atuação, poderiam considerar essa estratégia”, analisa Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

Com recursos da ordem de R$ 3,5 milhões e execução de 18 meses, a proposta do Programa DF Inovador é promover a inovação e a transformação digital de empresas e organizações da região, bem como desenvolver talentos conectados à nova economia digital. Ele também tem papel estratégico no esforço de transformar Brasília em uma Cidade Inteligente, iniciativa conduzida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da FAP-DF e do SEBRAE-DF.

“No projeto Brasília Inteligente, um dos Objetivos Estratégicos é o desenvolvimento econômico, pois se entende que a melhora da qualidade de vida da população está diretamente relacionada com melhoria da renda de forma distribuída. O empreendedorismo é um elemento crucial para desenvolvermos nossa economia. A FAPDF tem focado nesse tema, e o DF Inovador vem complementar outras iniciativas em curso. Unimos aqui os recursos e o direcionamento estratégico da FAPDF com a reconhecida excelência de execução da Softex”, destaca Luciano Sousa, subsecretário de Cidades Inteligentes da Secti -DF.

O Programa DF Inovador tem quatro eixos principais: intraempreendedorismo e inovação corporativa; inovação aberta com empresas conectadas ao ecossistema de Inovação; identificação de talentos para a economia digital e internacionalização.

A próxima etapa será a chamada de Inovação Aberta, a partir de setembro, que promoverá a conexão das empresas ao ecossistema de inovação. A fase de capacitação em internacionalização acontecerá a partir de 2022.

Para informações detalhadas sobre o edital de intraempreendedorismo, acesse http://softex.br/editaisechamadas/

Serviço
www.softex.br
www.fap.df.gov.br

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.