book_icon

Na contramão da crise: Paradigma celebra 20 anos com 50% de crescimento em dois anos

A expansão dos negócios nos três segmentos que a empresa atua e o crescimento da receita recorrente para cerca de 60% do faturamento, tem atraído o interesse de investidores

Crescimento do faturamento, do número de colaboradores e de clientes, desenvolvimento de grandes cases de sucesso, mudança de sede para acolher a expansão da empresa e proporcionar maior conforto para a equipe, aumento de produtividade e possibilidade de conquistar novos projetos no exterior. Tudo isso em meio a uma crise econômica, é o que está concretizando a empresa líder no Brasil no desenvolvimento de plataforma para gestão de negociações e relacionamentos eletrônicos, Paradigma Business Solutions, que completa 20 anos de história no próximo dia 30 de outubro. Com crescimento superior a 50% nos últimos dois anos, a empresa projeta manter o faturamento acelerado em 2019.

A Paradigma, ao longo da sua história, desenvolveu plataformas de destaque no cenário nacional como o Tesouro Direto para a então Bovespa e a BBM – Bolsa Brasileira de Mercadorias, que possuía parceria com a BM&F (ambas B3 atualmente), da tecnologia que atende os mega leilões de energia elétrica da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, entidade que coordena esse segmento no Brasil. Além de centenas de projetos relevantes para grandes organizações públicas e privadas, outro destaque foi a criação da BEC – Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo, o primeiro portal de compras públicas do Brasil lançado em 2001, antes mesmo de surgir a legislação de compras eletrônicas para o setor público.

A empresa consolidou seu conhecimento e experiência com negociação eletrônica em três unidades, com liderança de mercado na oferta de plataforma tecnológica em todos segmentos que atua. Na área de ETRM – Energy Trade & Risk Management, atende organizações como a italiana ENEL, a CCEE, CELESC, Statkraft e muitas outras. Já em e-GOV, oferece solução completa para gestão do ciclo de materiais e patrimônio, focando especialmente em compras públicas, e é dominante no sistema federativo da indústria – presente em seis estados -, gerenciando os portais de compras de estados como Pernambuco, Santa Catarina e Pará, além de empresas públicas como Itaipu Binacional. Na vertical de SRM – Supplier Relationship Management, atende todas as relações de negócio com a cadeia de suprimentos de grandes organizações privadas, como a Fundição TUPY, Grupo TIGRE, o SLC, maior grupo agrícola do Brasil, e o ANIMA — um dos maiores grupos de educação do país e presente em seis estados com organizações como a UNIBH, de Minas Gerais, o HSM, de São Paulo, e a UNISOCIESC, de Santa Catarina.

“Os resultados e o posicionamento que a Paradigma tem conquistado decorrem do modelo de gestão e da forma que a empresa se organizou para atuar como especialista em cada mercado onde é líder e na sua vocação inovadora e de contínua evolução tecnológica. Isso sem perder o foco na busca de especialização e nas melhores práticas”, afirma a CEO Andréa Boudeville.

Estratégia empresarial

O processo de expansão da empresa durante anos tumultuados da economia brasileira tem ainda maior valor, considerando que foi exatamente nesse período que a Paradigma concluiu o pagamento com caixa próprio da recompra de 77% do capital da companhia que pertencia ao seu investidor anjo, Grupo Koerich Telecom, e também o pagamento da recompra de 50% do capital do projeto da Rede de Negócios Clicbusiness, que pertencia ao Fundo SC. Em paralelo a esses movimentos de mercado e capital, a empresa também manteve a evolução tecnológica, utilizando linhas especiais de fomento à inovação oferecidas pelo FINEP, BRDE e BNDES. “Com a liquidação dos grandes compromissos financeiros com antigos sócios, o crescimento acelerado dos últimos dois anos, a conquista de um patamar de receita recorrente da ordem de 60%, que traz segurança e estabilidade para a operação, chegou a hora de receber na sociedade os principais executivos que estiveram à frente desse processo. A partir de outubro, mês de aniversário de 20 anos da empresa, os executivos passam a ter uma participação de 20% no seu capital social”, comenta Gérson Schmitt, fundador e sócio majoritário da Paradigma.

Além do crescimento do faturamento, a carteira de vendas acumulada em 2018 para atendimento futuro já aponta que a empresa deverá manter ou até acelerar sua curva de crescimento em 2019. De acordo com Schmitt, isso deve-se tanto ao modelo de gestão com foco e especialização em segmentos, quanto ao reconhecimento de importantes cases de sucesso. Outro fator de crescimento está associado ao despertar do mercado para soluções de negócio que promovam governança, compliance e produtividade com resultados econômicos relevantes, com rápido payback e consistentes para se sustentarem por longos anos. “Com esse cenário e perspectivas, a Paradigma tem sido procurada por novos investidores que pretendem aportar recursos para uma apropriação ainda mais rápida das oportunidades de mercado, o que pode catalisar a expansão e a consolidação da empresa como uma especialista premium nos segmentos em que atua”, finaliza Schmitt.

Diferenciais competitivos

A Paradigma atribui sua história de sucesso a cinco fatores que acredita que a diferenciam. Além do modelo de gestão enxuto e organizado, o segundo fator é o posicionamento e presença efetiva no mercado e em grandes eventos setoriais que premiam e geram visibilidade da qualidade da tecnologia e serviços da empresa. O terceiro aspecto é o time de executivos e colaboradores comprometido e qualificado, capaz de ser competitivo em qualquer cenário e prestar serviços com excelência. O quarto é a experiência, profundidade e qualidade de conhecimento setorial que se acumula em processos e serviços associados às plataformas tecnológicas. Por fim, uma inquietude constante com as ofertas e tecnologias levadas ao mercado que conduzem a empresa a ciclos contínuos de evolução e momentos de ruptura para geração de novas soluções inovadoras.As ofertas atuais da empresa já incorporam todas as modernas tecnologias do mundo cloud, com atendimento de clientes em modelo de Software as a Service (SaaS), uso de analytics BI e total conectividade com sistemas legados por meio da tecnologia de web services. “A Paradigma possui dezenas de premiações nacionais e internacionais concedidas por entidades importantes como FINEP, MICROSOFT, INBRASC, entre outras, que documentam sua história de pioneirismo e inovação que tem levado soluções inéditas que surpreende o mercado e atrai novos clientes”, declara a CEO Andréa Boudeville.

Sobre a Paradigma

Criada em 1998, a Paradigma é pioneira no desenvolvimento de soluções de relacionamento e negociação eletrônica no Brasil. Há vinte anos no mercado, completos em 2018, possui a maior base de portais de compras eletrônicas em operação no país. Também são pioneiros no sistema de compras de energia. Líder em tecnologia para os segmentos de ETRM (Energy Trading & Risk Management), e-Procurement e SRM (Supplier Relationship Management), para empresas privadas e setor público.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento