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Colégio Bandeirantes potencializa a experiência digital de 2,8 mil alunos com integração do Adobe ID e Office 365 da Microsoft

Colégio Bandeirantes potencializa a experiência digital de 2,8 mil alunos com integração do Adobe ID e Office 365 da Microsoft

A instituição de ensino tem o intuito de preparar os alunos para um futuro conectado, colaborativo e com acesso à tecnologia

O Colégio Bandeirantes, uma das instituições de ensino mais tradicionais de São Paulo, com apoio da Brasoftware, uma das maiores parceiras da Adobe e Microsoft no Brasil, potencializa a adesão de 2,8 mil alunos à tecnologia com a integração do Adobe ID e o Office 365 da Microsoft, permitindo uma maior mobilidade e facilidade do estudante na utilização de ferramentas como Photoshop, InDesign, Premier e Office, tanto nas dependências da escola como fora dela.

Para atender às necessidades pedagógicas e, futuramente profissionais dos alunos, a utilização das ferramentas no dia a dia dos estudantes foi ampliada. “Antigamente, tínhamos licenças avulsas, podíamos usar as soluções apenas em salas específicas, em um número limitado de computadores. Hoje, há um número suficiente para o professor se sentir completamente confortável para planejar uma aula e, logo em seguida, ter o recurso disponível, impactando muito mais alunos. Outro ponto relevante para a utilização das ferramentas é a ampliação da experiência digital dos estudantes, preparando-os para um futuro conectado, colaborativo, em nuvem e com ferramentas sempre atualizadas”, explica Alexandre Cury, gerente de TI/Sistemas do Colégio Bandeirantes.

Além do maior número de alunos impactados, o colégio também se preocupou com a dinâmica em sala de aula e, consequentemente, com a padronização dos logins e senhas necessários para a utilização das ferramentas da Adobe. O aluno usa o mesmo usuário e senha que está acostumado e já utiliza em outras plataformas como SharePoint, OneDrive, Office365 e aplicativos pedagógicos. Caso haja necessidade de alteração de senha, a mudança é feita em um sistema e os outros são atualizados automaticamente. “Se o estudante tivesse que criar uma conta para cada ferramenta trabalhada em aula, a gestão do professor e da TI dificultariam a dinâmica em sala”, comenta Cury.

Além do uso das soluções nos laboratórios do colégio, os alunos têm a possibilidade de utilização em seus próprios dispositivos nas dependências da escola ou fora dela. Muitos fazem trabalhos no pátio do colégio ou até mesmo em casa, sem a necessidade de deslocamento até o laboratório ou biblioteca e aguardar um horário específico para acessar as ferramentas.
A partir do sexto ano, os estudantes já têm um grande contato com as ferramentas da Adobe e do Office. Alexandre comenta conhecer alunos que apresentam tanta familiaridade com o Premier, ferramenta de vídeo, que acabam utilizando a solução em sua vida pessoal, produzindo e editando vídeos para seus canais no Youtube.

Para elevar ainda mais o grau de maturidade de TI da instituição, o Bandeirantes contou com a consultoria da Brasoftware na escolha da melhor solução para sanar os desafios enfrentados. “Analisamos o ambiente e a maturidade do cliente perante a adoção de novas tecnologias. Depois deste passo, apoiamos na escolha do melhor caminho para aproveitar ao máximo as soluções criativas da Adobe no processo de aprendizagem dos alunos, trazendo para a sala de aula novas experiências digitais conectadas ao plano de ensino do Bandeirantes”, esclarece Rodrigo Domingueti, Executivo de Produtos Adobe da Brasoftware. “O conhecimento técnico que a Brasoftware tem nas soluções para o Setor Acadêmicos é muito interessante para nós. Sempre precisamos redimensionar ou contratar serviços de tecnologia e a Brasoftware prontamente nos apresenta uma ideia nova, propondo soluções aderentes e dentro do escopo do nosso negócio”, esclarece Cury.

Pensando em aprimorar ainda mais o plano pedagógico, o colégio pretende implementar futuramente o ensino adaptativo, utilizando ferramentas como machine learning e inteligência artificial. Essa nova proposta tem o objetivo de identificar pontos deficientes na aprendizagem do aluno e, assim, entregar exatamente o que ele precisa, seja por meio de exercícios, apostilas ou vídeos.

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