book_icon

Solução de simulação térmica Siemens elimina desafios de projetos de veículos elétricos autônomos

• Tecnologia utiliza dados térmicos do projeto para atender requisitos de segurança e de confiabilidade do veículo autônomo sem sacrificar a duração da carga elétrica do veículo, o conforto do passageiro ou a experiência na cabine
• Solução também fornece o gêmeo digital mais completo, gerando modelos térmicos precisos para prever o desempenho no mundo real

A Siemens apresenta hoje (16) sua nova solução em software Simcenter™ de simulação térmica para o projeto de veículos elétricos autônomos (AEVs – autonomous electric vehicles) – a primeira solução abrangente e fácil de usar do setor, projetada para resolver os desafios associados ao projeto de AEVs, como estender a duração da carga elétrica, aumentar o conforto na cabine, projetar sensores e garantir a confiabilidade de todos os sistemas de condução autônoma (AD).

“A Strategy Analytics espera que a grande maioria dos carros autônomos funcione com motor elétrico”, diz Ian Riches, diretor executivo da Automotive Practice for Strategy Analytics. “Os fabricantes de peças originais que destacam seus veículos com desempenho de AD confiável, longa autonomia do veículo a cada carga e ótimas experiências na cabine provavelmente serão vencedores nessa nova era de mobilidade. O software de projeto térmico, como a nova solução Simcenter da Siemens, é ideal para ajudar fabricantes de peças e fornecedores a obter diferenciação e sucesso nos mercados competitivos de AEV do futuro.”

Um projeto de AEV de sucesso exige que engenheiros automotivos atendam simultaneamente a uma série de requisitos interdependentes. A funcionalidade de AD deve ser atendida com segurança, incluindo caixas de fusão de sensores e uma ampla variedade de sensores. O design térmico preciso e correto desses sensores e de outros sistemas de AD é fundamental para garantir a funcionalidade de condução autônoma segura. Porém, as cargas térmicas e de energia dos sistemas de AD de alto desempenho do veículo podem reduzir a autonomia do veículo em até 35%. Da mesma forma, os requisitos de conforto do passageiro na cabine e o comportamento de condução da máquina podem afetar significativamente a eficiência de alimentação do motor elétrico e a autonomia do veículo. O projeto térmico eficiente e codependente do sistema eletrônico de AD – dos CIs à integração do veículo, incluindo o projeto do motor elétrico e cabine – é necessário para desenvolver os AEVs com sucesso.

A nova solução de simulação térmica da Siemens, que faz parte do portfólio Simcenter, é a primeira solução do setor desenvolvida especificamente para ajudar os engenheiros de projeto a superar esses desafios, utilizando o poder da tecnologia de dinâmica de fluidos computacional (CFD – computational fluid dynamics) rica em informações para os engenheiros automotivos e gerando simulações com gêmeo digital térmico de alta precisão do motor, de processadores, sensores e outras tecnologias fundamentais que possibilitam projetos da próxima geração de AEVs.

Outros recursos novos incluem a simulação simultânea do desempenho de componentes térmicos e elétricos, da conectividade entre a simulação do desempenho do motor elétrico e a simulação de sistemas para gerenciamento elétrico e térmico, e exploração das possibilidades do projeto usando gêmeos digitais térmicos. Essa solução Simcenter também oferece conexão ininterrupta a ferramentas de automação do projeto eletrônico e plataformas de projeto CAD, ajudando os engenheiros a identificar facilmente as codependências do projeto nos sistemas eletrônicos, elétricos e mecânicos desde os primeiros estágios do desenvolvimento.

“A criação bem-sucedida da primeira geração de AEVs exigirá a integração inteligente de projetos térmicos, mecânicos e elétricos – uma capacidade exclusivamente fornecida pela Siemens”, disse Jan Leuridan, vice-presidente sênior de Soluções de Simulação e Teste da Siemens PLM. “Nossa nova solução Simcenter para projeto térmico de eletrificação e veículos autônomos permite que as equipes de projeto criem protótipos virtuais com facilidade e precisão para fornecer a eficiência ideal do projeto. Essa nova solução oferece uma vantagem competitiva significativa aos nossos clientes, que agora podem projetar AEVs com mais segurança e confiabilidade.”

Detalhes e disponibilidade do produto
A solução da Siemens para simulação térmica centrada no projeto consiste do software Simcenter FLOEFD™ para simulação térmica de sistemas e motores elétricos no ambiente de CAD nativo, do software Simcenter Motorsolve™ para projetos de motores elétricos e no projeto inigualável de componentes para simulação simultânea de projeto térmico de sistema 1D com o software 1D CFD Simcenter Flomaster™. A solução já está disponível no mercado.

Siemens PLM Software, uma unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division, é uma das principais fornecedoras mundiais de soluções de software para impulsionar a transformação digital da indústria, criando novas oportunidades para que os fabricantes percebam a inovação. Com sede em Plano, Texas, e mais de 140.000 clientes em todo o mundo, a Siemens PLM Software trabalha com empresas de todos os tamanhos para transformar a forma como as ideias ganham vida, a forma como os produtos são realizados e a forma como os produtos e os ativos em operação são usados e compreendidos. Para obter mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, visite www.siemens.com/plm.

Siga-nos pelo Twitter: www.twitter.com/siemens_press

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.