book_icon

Furukawa apresenta novidades em tecnologias de conectividade no Futurecom 2018

A transformação digital que vem acontecendo em todos os setores, em direção a um mundo cada vez mais conectado, será o foco da participação da Furukawa no Futurecom 2018, que se realiza nesta semana (entre 15 e 18 de outubro), no São Paulo Expo. Em seu estande na exposição, a empresa apresenta as principais novidades em tecnologias de conectividade tanto para o mercado de operadoras e provedores de serviços de comunicação (ISPs) como para utilities, data centers e ambientes corporativos.

Um dos destaques é a solução pré-conectorizada para redes de acesso óptico (FTTH), voltada para operadoras de telecomunicações e ISPs. “É uma solução para planta externa, que inclui cabos pré-conectorizados e caixas que incorporam uma combinação de splitters, de modo a permitir a construção da rede mais rapidamente e com menor investimento”, explica Sérgio Scarpin, gerente de Desenvolvimento de Software e Equipamentos da Furukawa.

Outra novidade da empresa são os microcabos ópticos, destinados à instalação em microdutos por meio da técnica de sopramento – que dá mais velocidade ao trabalho de instalação. Segundo Scarpin, os novos microcabos Furukawa trazem de 72 a 288 fibras ópticas, em um produto com diâmetro 50% menor do que os cabos ópticos convencionais.

Na área de equipamentos para redes ópticas GPON, a Furukawa apresenta uma nova linha de OLTs 1U (pizza box), com modelos de 8 e de 16 portas PON – e capacidade para atender até 128 assinantes por porta. Apresenta também dois modelos de chassi GPON, ambos com placas de 16 portas: um deles suporta duas placas (32 portas) e o outro, seis placas (96 portas no total). “Esses produtos complementam nosso portfólio de soluções de alta densidade de portas”, afirma Scarpin. As novidades nessa área incluem ainda um novo software de gerência de equipamentos GPON.

Para aplicações que requerem redes híbridas, que combinam tecnologias óptica e sem fio, a Furukawa exibe novos modelos de rádios UHF que operam sem visada (NLOS), com recurso de agregação de banda e taxas de transmissão de até 870 Mbps. Além disso, mostra os rádios SHF e EHF da Intracom Telecom, que comercializa no país como parte de sua solução para redes a prova de futuro – com foco principalmente em aplicações 5G e de Internet das Coisas (IoT).

No segmento Enterprise, o destaque é a solução Laserway pré-conectorizada baseada na tecnologia de redes ópticas passivas (PON LAN). Constituída de cabos pré-conectorizados, distribuidores internos ópticos (DIO) e pontos de consolidação, essa nova linha de produtos facilita e agiliza ainda mais a instalação da solução Furukawa Laserway, já adotada por empresas de diversos segmentos. Durante o Futurecom, a Furukawa apresenta um novo software de gerenciamento para essa solução, chamado Laserway Manager, e aproveita para mostrar o seu funcionamento em ambientes como um hospital, um hotel e um escritório, por meio de recursos de realidade virtual.

A localização do estande da Furukawa no Futurecom 2018 é a C22.

Datacenters e redes 5G

A Furukawa terá também uma palestra no congresso que acontece em paralelo à exposição do Futurecom 2018. Nelson Saito, gerente geral da empresa, falará sobre o tema Novas Tecnologias no Segmento de Data Center e Redes de Acesso Óptico para suportar Redes de 5G. Marcada para terça-feira (16/10), às 14h35, a apresentação abordará as demandas dos hyperscale data centers por novas interfaces de transmissão e, também, como planejar as redes ópticas para atender à demanda do sistema móvel 5G.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.