Na última quinta-feira (4), as 14 empresas selecionadas pela TegUp, aceleradora de startups da área de logística criada pela Tegma, apresentaram detalhes das funcionalidades e diferenciais de cada uma, como parte do processo de seleção estabelecido pelo programa. Com base em critérios como grau de inovação, potencialidade de mercado, maturidade da solução e aderência aos objetivos da TegUp essas startups foram avaliadas por um grupo de profissionais da própria Tegma e de empresas clientes. No próximo dia 25 serão anunciadas as três finalistas deste ciclo, que poderão receber investimentos ou se tornarem parceiras.
Ao abrir o DemoDay, o diretor-presidente da Tegma, Gennaro Oddone, afirmou que com a iniciativa de aproximação e incentivo às startups a empresa “está aprendendo muito, pois surgem novas ideias e nos aproximamos de novas tecnologias”. Também Pedro Neves, líder do projeto e responsável pela área de Tecnologia da Informação da Tegma, destacou a importância desse programa para ampliar a capacidade de inovação da empresa. “Por meio deste programa pretendemos revolucionar o setor de logística, atraindo e incentivando projetos digitais transformadores”, disse.
Neste segundo ciclo do programa – o primeiro teve início em 2017 – inscreveram-se 59 startups. Desse total, 39 passaram pela primeira seleção. Após uma nova rodada de triagem foram escolhidas as 14 que se apresentaram no DemoDay: Azapfy, Azix, Bynd, Byond, Everlog, Fleeter, Gump, Ibex, JoyCar, Mais, Pegaki, Trackage, Truckweb e Unique. São startups que desenvolvem soluções para diferentes áreas do transporte e da logística, desde gestão de frotas a compartilhamento de veículos.
De acordo com Cileneu Nunes, consultor da TegUp, “embora no dia 25 serão apresentados os três premiados, todas as startups selecionadas são vencedoras”. E não se trata de retórica. Mesmo as que não forem premiadas poderão formar parceria ou apresentar aos clientes da Tegma soluções que permitam o aprimoramento de processos na área da logística.
Muito mais do que identificar e premiar startups que apresentem projetos criativos, o programa da TegUp tem por objetivo incentivar a inovação tecnológica voltada ao setor de logística aproximando as startups participantes de possíveis clientes que possam se beneficiar das soluções desenvolvidas por elas. E esse objetivo é percebido pelo setor. Uma das evidências desse reconhecimento foi a presença de diversos clientes da Tegma no DemoDay. Conforme ressaltado por Lucas Passos Schettino Moreira, diretor de Novos Negócios e Operações da Tegma, logo ao início do evento. No entender do executivo, essa ampla participação permite concluir que o programa desenvolvido pela TegUp gera benefícios não apenas à empresa promotora e às startups selecionadas, mas para o setor de transportes e logística como um todo.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo