book_icon

Aceleradora de startups TegUp faz avaliação das empresas classificadas

Na última quinta-feira (4), as 14 empresas selecionadas pela TegUp, aceleradora de startups da área de logística criada pela Tegma, apresentaram detalhes das funcionalidades e diferenciais de cada uma, como parte do processo de seleção estabelecido pelo programa. Com base em critérios como grau de inovação, potencialidade de mercado, maturidade da solução e aderência aos objetivos da TegUp essas startups foram avaliadas por um grupo de profissionais da própria Tegma e de empresas clientes. No próximo dia 25 serão anunciadas as três finalistas deste ciclo, que poderão receber investimentos ou se tornarem parceiras.
Ao abrir o DemoDay, o diretor-presidente da Tegma, Gennaro Oddone, afirmou que com a iniciativa de aproximação e incentivo às startups a empresa “está aprendendo muito, pois surgem novas ideias e nos aproximamos de novas tecnologias”. Também Pedro Neves, líder do projeto e responsável pela área de Tecnologia da Informação da Tegma, destacou a importância desse programa para ampliar a capacidade de inovação da empresa. “Por meio deste programa pretendemos revolucionar o setor de logística, atraindo e incentivando projetos digitais transformadores”, disse.
Neste segundo ciclo do programa – o primeiro teve início em 2017 – inscreveram-se 59 startups. Desse total, 39 passaram pela primeira seleção. Após uma nova rodada de triagem foram escolhidas as 14 que se apresentaram no DemoDay: Azapfy, Azix, Bynd, Byond, Everlog, Fleeter, Gump, Ibex, JoyCar, Mais, Pegaki, Trackage, Truckweb e Unique. São startups que desenvolvem soluções para diferentes áreas do transporte e da logística, desde gestão de frotas a compartilhamento de veículos.
De acordo com Cileneu Nunes, consultor da TegUp, “embora no dia 25 serão apresentados os três premiados, todas as startups selecionadas são vencedoras”. E não se trata de retórica. Mesmo as que não forem premiadas poderão formar parceria ou apresentar aos clientes da Tegma soluções que permitam o aprimoramento de processos na área da logística.
Muito mais do que identificar e premiar startups que apresentem projetos criativos, o programa da TegUp tem por objetivo incentivar a inovação tecnológica voltada ao setor de logística aproximando as startups participantes de possíveis clientes que possam se beneficiar das soluções desenvolvidas por elas. E esse objetivo é percebido pelo setor. Uma das evidências desse reconhecimento foi a presença de diversos clientes da Tegma no DemoDay. Conforme ressaltado por Lucas Passos Schettino Moreira, diretor de Novos Negócios e Operações da Tegma, logo ao início do evento. No entender do executivo, essa ampla participação permite concluir que o programa desenvolvido pela TegUp gera benefícios não apenas à empresa promotora e às startups selecionadas, mas para o setor de transportes e logística como um todo.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.