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Olist dá 5 dicas para aumentar a venda de produtos de beleza utilizando o e-commerce

Olist dá 5 dicas para aumentar a venda de produtos de beleza utilizando o e-commerce

Vender itens de beleza pela internet está cada vez mais lucrativo no Brasil. Conforme o último relatório sobre o e-commerce nacional – o 38º Webshoppers – produzido pela Ebit/Nielsen, a categoria de produtos de beleza, saúde, cosméticos e perfumaria concentrou a maior parcela de pedidos no primeiro semestre do ano. Das 54,4 milhões de compras efetuadas no período, 15% se concentraram neste segmento.

Com o resultado expressivo, o setor superou, em volume, o de moda e acessórios, até então líder no e-commerce nacional. O crescimento foi de 33% em número de pedidos, e de 45% em faturamento, números também superiores aos registrados pelo varejo físico no mesmo segmento. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o crescimento previsto para o ano 2018 é de 2%.

A fundadora da Mundi Cosméticos, Viviane Felix, descobriu esse filão de mercado quando se associou ao Olist – maior loja de departamentos dentro dos marketplaces brasileiros. Desta forma, a empreendedora carioca passou ter seus produtos em destaque nos portais de grandes varejistas como Mercado Livre, B2W, Via Varejo. “Eu percebi o potencial do Olist quando observei o bom posicionamento nos rankings dos marketplaces. Até agora, já anunciamos 300 itens, mas a meta é passar de 500, já que a plataforma facilita o cadastro, o painel é amigável e similar às telas dos principais marketplaces”, disse.

Para os lojistas que também desejam obter bons resultados em vendas com a categoria, ou para quem está planejando abrir uma loja virtual e apostar no segmento, o Olist preparou cinco dicas essenciais. Importante o lojista ter em mente que, para potencializar seus resultados, pode ser necessário colocar em prática várias destas orientações de forma concomitante. Confira:

1) Invista em segmentos e nichos
Para quem vende produtos de beleza na internet, investir em um segmento promissor dentro da categoria de produtos de beleza e se posicionar como especialista nele pode colocar sua loja virtual à frente da concorrência. Além disso, o foco pode ajudar o empreendedor a tomar decisões acertadas, encontrar fornecedores mais vantajosos e compreender o comportamento do seu público. Para selecionar qual caminho seguir, fique atento às notícias divulgadas pela imprensa, principalmente àquelas que repercutem estudos de empresas globais apontando tendências. Vale também seguir nas redes sociais marcas consagradas e influenciadores que falam sobre o nicho escolhido.

Um bom exemplo de subcategoria promissora é o de produtos relacionados a vida saudável, responsabilidade social e sustentabilidade. Prova disso é o relatório divulgado em agosto pela Grand View Research, que apontou que o mercado global de produtos de cuidados pessoais orgânicos deverá atingir US$ 25,11 bilhões até 2025.

Outra dica de nicho que está em alta é o de itens de beleza para homens. Um estudo da Euromonitor International, publicado no final do ano passado, posiciona a América Latina como um mercado-chave para o subsegmento, apostando que a região liderará o crescimento nas vendas de produtos de beleza masculinos, um mercado que movimentou US$ 10 bilhões em 2016 e projeta crescimento de 27% até 2021.

2) Fique atento às datas especiais e esteja preparado
Outra dica essencial para os lojistas que querem ter sucesso é se planejar para as datas comemorativas, que concentram um maior potencial de vendas. É importante fazer a antecipação do estoque (ter um volume maior de itens a pronta entrega, para dar conta da demanda), garantindo também melhores negociações de preços junto aos fornecedores. Na hora de fazer promoções, pratique preços competitivos em itens de coleções anteriores que tenham a ver com a data sazonal, como forma de liquidar o estoque. No Dia das Mães, por exemplo, disponibilize uma grande gama de produtos voltados a mulheres adultas e os coloque em destaque nas ações de marketing, nas redes sociais, newsletters, banners. Faça a mesma coisa no Dia dos Pais, Black Friday, Natal, Dia do Consumidor. Quanto mais datas especiais você trabalhar, melhor.
3) Reforce as ações de marketing para fidelizar o cliente
Na hora de se planejar, não se esqueça da máxima: fidelizar um cliente é sempre mais barato do que conquistar um novo. Lembre-se de quem já comprou de você um dia. Mantenha campanhas por e-mail para fidelizar a atenção destes clientes e, quando for necessário angariar novos, invista em Google Adwords, reviews em blogs, vídeos e anúncios no Facebook.

4) Monte o portfólio com produtos populares
Acompanhe de perto as listas de produtos mais vendidos dentro do segmento de beleza, saúde, cosméticos e perfumaria, divulgadas frequentemente pelos principais varejistas do setor e repercutidas na imprensa. Estoque uma quantidade maior destes produtos, para não perder oportunidades de venda e deixar o cliente sempre atendido.

5) Esteja presente nos marketplaces
A melhor forma de atrair novos consumidores e ampliar a venda de produtos de saúde e beleza é estar presente em canais com grande visibilidade, audiência e uma boa reputação. Os marketplaces são uma excelente opção para isso porque aumentam exponencialmente a exposição do portfólio de produtos. Há plataformas disponíveis no mercado que viabilizam e facilitam o acesso aos maiores marketplaces. O Olist, por exemplo, funciona como um acelerador de vendas, colocando produtos disponíveis a muito mais clientes em uma vitrine gigantesca, propiciando ao lojista benefícios exclusivos. Ao vender na maior loja de departamentos do varejo online, o empreendedor não precisa se preocupar em ter que vender durante meses para começar a acumular reputação. A plataforma do Olist ainda concentra a gestão de todas as vendas em uma só tela, fornece inteligência de mercado, e apoio no atendimento ao consumidor final.

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