book_icon

CEO da Integrow debate importância da diversidade nos conselhos de administração das empresas

CEO da Integrow debate importância da diversidade nos conselhos de administração das empresas

Maria Fernanda Teixeira irá moderar painel com representantes dos Conselhos do Banco Santander e Lojas Renner durante o Fórum Diversidade no Conselho. Evento ocorre dia 23 de outubro, em São Paulo.

São Paulo, setembro de 2018 – A CEO da Integrow, empresa especializada em diagnóstico e implantação de programas de compliance e ética empresarial, Maria Fernanda Teixeira irá moderar um painel no Fórum Diversidade no Conselho. Promovido pela CKZ Diversidade, o evento ocorre dia 23 de outubro, na Saint Paul Escola de Negócios, em São Paulo. O objetivo é reunir executivos de empresas, membros de conselho, especialistas e demais stakeholders para debater a importância da diversidade no sentido amplo que inclui diferentes competências, habilidades, idade, gênero e raça. Por exemplo, segundo dados IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, mulheres representam apenas 7,9% dos membros dos conselhos. Já o Instituto Ethos indica somente 4,9% de pardos em conselhos no Brasil.

A CEO da Integrow irá moderar o painel “Cases de Sucesso de Diversidade nos Conselhos do Brasil”, que terá a participação do presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Brasil, Álvaro de Souza, e do presidente do Conselho de Administração das Lojas Renner, Osvaldo Schirmer. Maria Fernanda está envolvida em várias organizações dedicadas à mulher e à diversidade no mundo dos negócios, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Ela fundou o Grupo de Mulheres Executivas de São Paulo e é conselheira do Mulheres do Brasil, hoje com mais de 20 mil executivas, empreendedoras e mulheres da sociedade. Além de ser presidente dos Comitês de Tecnologia e de Diversidade e Inclusão da AMCHAM-Brasil, Maria Fernanda é conselheira do Inter-America Dialogue, centro de análise que envolve uma rede de líderes globais para promover a governança democrática, a prosperidade e a equidade social na América Latina e no Caribe.

“Já temos alguns casos interessantes acerca deste tema no Brasil. Eu mesma participo ou participei de Conselhos de Administração. Porém, essa maior representatividade avança lentamente. Por exemplo, nos conselhos em que participei, ou tive contato, havia apenas uma mulher participando na grande maioria das vezes”, explica Maria Fernanda Teixeira.

A executiva ressalta que várias pesquisas internacionais apontam que a maior diversidade é positiva para as empresas. “É uma questão de equidade, mas também de trazer uma versão mais abrangente do mercado e até da vida em última instância. A maior diversidade ajuda na identificação de riscos, no desenho de novas estratégias e em processos de inovação. É uma forma diferente de ver a formação das equipes, mas que traz resultados”, ressalta a CEO da Integrow. Estudo do Peterson Institute com 22 mil empresas, em 91 países, aponta uma rentabilidade 15% maior nas empresas que possuem pelo menos 30% de mulheres em cargos de direção e conselho. Já uma pesquisa do Credit Suisse Research Institute mostra que empresas com pelo menos uma mulher no conselho geram 3,5% a mais no retorno sobre o patrimônio líquido.

“Programas de ética empresarial e mudança cultural podem ter um papel fundamental na promoção da diversidade nos Conselhos e nas empresas de forma geral. Um primeiro passo é, justamente, debater este tema nos Conselhos, traçar objetivos e desenvolver mecanismos para sua efetiva implantação”, finaliza Maria Fernanda Teixeira.

Sobre a Integrow
A Integrow – beyond the numbers é uma empresa especializada nas áreas de Governança Corporativa, Gestão de Riscos, Compliance e Ética (GRC+E). A empresa conta com a experiência de mais de 25 anos de seu corpo consultivo no desenvolvimento de programas e projetos de integridade e alinhamento da cultura organizacional. A Integrow já nasceu como uma empresa B (B Corp), ou seja, com o propósito de contribuir para uma sociedade ética por meio da transformação do indivíduo e da cultura das organizações privadas e públicas. Seus clientes são empresas das áreas Financeira, Consumo, Construção Civil, Petroquímica, Logística, Farmacêutica, Têxtil, Varejo, entre outras.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.