book_icon

Triciclo para inclusão de crianças com deficiência é desenvolvido com soluções da Dassault Systèmes no Brasil

Equipamento foi projetado pelo SENAI com SOLIDWORKS da Dassault Systèmes

A Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia um novo triciclo, único e inovador, adaptado para que crianças com deficiência participem de corridas de rua. O equipamento foi desenvolvido pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com a tecnologia SOLIDWORKS. Está sendo utilizado por jovens beneficiados pelo Projeto Heróis Sobre Rodas, que ajuda crianças que necessitam de auxílio especial a se locomoverem e a criarem uma nova dinâmica de interação com suas famílias e cuidadores.
“Esse projeto é um exemplo concreto de como o software SOLIDWORKS pode ser utilizado em diferentes iniciativas, inclusive as que beneficiam a vida das pessoas”, afirma Mário Belesi, diretor de Soluções SOLIDWORKS para a América Latina.
Totalmente compacto, o triciclo pesa apenas 20 quilos e tem capacidade para suportar 50 quilos e crianças com até 1,60 metro de altura. Possui um exclusivo eixo central dobrável e rodas removíveis, o que facilita sua desmontagem e transporte no porta-malas de automóveis. O assento é de tecido impermeável, fixado na estrutura do triciclo, com acolchoamento removível, cinto de segurança de cinco pontos e plataforma para os pés com faixas adicionais de proteção. Além disso, possui bolsões para guardar pertences pessoais.
A roda dianteira do triciclo pode permanecer na posição fixa, apropriada para corridas, ou ser utilizada na posição giratória, indicada para caminhadas. A suspensão traseira, composta por mola aparente e pistão hidráulico, funciona de forma independente para cada eixo, sendo indicada para terrenos acidentados e também para melhorar a performance em curvas fechadas. Devido às suas características, o triciclo foi batizado de Apuama, que em tupi-guarani significa “veloz, velocidade e movimento”. O projeto foi desenvolvido pelos profissionais de Design Guilherme Castellini e Fernanda Moreira e de Engenharia e Manufatura Paulo Kazuo Inoue e Flávio Rodrimar Rodrigues, no Núcleo de Design da unidade Mario Amato de São Bernardo do Campo e no Centro de Design Integrado de São Caetano do Sul, ambas do SENAI.
“Com o SOLIDWORKS, o projeto do triciclo chama atenção pelos atributos ergonômico, funcional e técnico, além de ter um design inovador”, afirma Guilherme Castellini, Designer Sênior do Centro de Design Integrado do SENAI, destacando que o veículo é único no mercado nacional.
Há mais de 10 anos, a Dassault Systèmes possui projetos de cooperação com o SENAI em todas as regiões do Brasil, apoiando a transformação da educação e a preparação de profissionais para atuarem no mercado de trabalho e contribuírem para os futuros avanços da indústria brasileira. O triciclo foi desenvolvido em São Caetano do Sul, no Centro de Design Integrado do SENAI, com o auxílio da CADWorks, que orientou a organização no processo de implantação de SOLIDWORKS.
O SOLIDWORKS 2018 é a mais moderna solução do mercado para integrar todo o processo de desenvolvimento de novos produtos — do design à manufatura. Permite que empresas de qualquer tamanho repensem suas abordagens sobre como os produtos são fabricados, trazendo ideias inovadoras ao mercado na atual economia baseada na experiência dos consumidores.
Habilitado pela plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, o SOLIDWORKS 2018 suporta um design completo de negócios por meio de estratégias de manufatura que simplificam as interações e agilizam o fluxo de desenvolvimento de produtos. Esse processo unificado impulsiona a fabricação inteligente e colaborativa.
Com o SOLIDWORKS 2018, as equipes do SENAI podem trabalhar simultaneamente para criarem produtos com melhor eficiência de custo e melhor processo de fabricação. Eventuais mudanças no design ou na manufatura podem ser feitas com rapidez e facilidade. “As experiências positivas dos consumidores dependem de produtos bem concebidos. O SOLIDWORKS 2018 oferece mais do que apenas uma abordagem mais inteligente para fabricar peças ou produtos. Ajuda a traduzir a imaginação em inovação, construindo modernos ecossistemas”, afirma Belesi.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.