book_icon

Furukawa Summit 2018 apresenta tendências e novidades para a infraestrutura das comunicações

A construção de relacionamentos duradouros com clientes, em parcerias que incluem a oferta integrada de produtos e serviços, será o foco da edição 2018 do Furukawa Summit, que acontece entre os dias 26 e 29 de setembro, no Transamérica Resort Comandatuba, em Ilhéus (BA). Realizado anualmente, o evento é um grande encontro de profissionais de TI, provedores de serviços de internet (ISPs), operadoras de telecom e utilities e parceiros de negócios da Furukawa de vários continentes, que têm a oportunidade de conhecer as principais tendências tecnológicas de mercado e as novidades da empresa nos segmentos em que atua.

Com o tema “Building Long Term Relationships”, o Furukawa Summit 2018 apresentará o conceito de servitização (servitization, em inglês) como forma de inovar os relacionamentos entre fabricantes e clientes. “O objetivo é adicionar valor para o cliente, com a entrega de serviços integrados aos produtos, como suporte técnico pré e pós-venda, projeto e desenvolvimento de soluções completas, logística e transporte, treinamento e, inclusive, serviços financeiros”, explica Renato Flávio Cruz, gerente de produtos da Furukawa. “Trata-se de um novo modo de fazer negócios e de construir parcerias duradouras”, acrescenta.

Esse é o conceito adotado pela Furukawa para suas diversas linhas de produtos – e que dará o tom a esse encontro. Quatro palestras âncoras, proferidas por especialistas internacionais convidados para o evento, apresentarão algumas das principais tendências tecnológicas globais. A primeira, marcada para quinta-feira (27), será feita por Andrew Oliviero, da Furukawa EUA, que falará sobre as tecnologias ópticas que darão suporte à evolução do papel dos datacenters nas redes globais. Em seguida, Panagiotis Dallas, da Intracom Telecom, fabricante com a qual a Furukawa tem parceria, abordará outro tema relevante para o futuro das comunicações: o papel dos sistemas 5G de acesso sem fio fixo (Fixed Wireless Access, ou FWA) na implantação maciça de Internet das Coisas. “Os rádios otimizados para a tecnologia 5G serão fundamentais para a criação de small cells que permitirão estender o uso das novas redes a ambientes restritos, como aeroportos e shopping centers, por exemplo”, explica Renato Flávio Cruz.

As outras duas palestras âncoras tratarão de tecnologias disruptivas – como biotecnologia, por exemplo -, que serão apresentadas pelos especialistas Raymond McCauley, da Singularity University, e Nicklas Bergman, do London Speaker Bureau. Além disso, a programação do Furukawa Summit 2018 inclui quatro painéis de debates, com foco nos temas banda larga e sociedade conectada, infraestrutura óptica em redes locais, indústria 4.0 e evolução dos data centers. Serão realizados ainda cinco workshops técnicos, de 30 minutos de duração, sobre soluções Furukawa – que também estarão em demonstração nos estandes da exposição que faz parte do evento.

Indústria 4.0 e nova fibra óptica

Uma das atrações do Trade Show é a linha Furukawa Industrial System (FIS), que está sendo apresentada pela primeira vez ao público. Voltado a aplicações de Indústria 4.0, o sistema FIS é um conjunto de produtos, arquiteturas e serviços necessários para a implantação da infraestrutura que permitirá a integração das áreas de TI e de Automação Industrial das empresas. “Nesse caso, o foco da Furukawa é trabalhar em parceria com distribuidores e integradores no sentido de catalisar a implantação de redes para o ambiente industrial do futuro, de forma a reduzir riscos, ampliar o sensoriamento das máquinas e processos, melhorar o desempenho operacional e aumentar a confiabilidade”, afirma Luiz Henrique Zimmermann Felchner, gerente de aplicações dos produtos Furukawa.

Outro destaque do Furukawa Summit é a fibra óptica multimodo categoria OM5, destinada ao mercado de datacenters. Baseada na tecnologia SWDM (Shortwave Wavelength Division Multiplexing), a fibra OM5 permite usar até quatro comprimentos de onda em um único canal óptico multimodo – o que se reflete em redução da infraestrutura do datacenter e, ainda, viabiliza a utilização de equipamentos para aplicações de 200 Gbps e 400 Gbps, que deverão estar disponíveis em breve no mercado.

Em outro estande, a Furukawa mostrará suas soluções para o segmento de Mobilidade e IoT (Internet das Coisas), com destaque para as linhas FiberMesh, os rádios da Intracom Telecom e os cabos e componentes ópticos. Para o mercado corporativo, o destaque será a apresentação da solução Furukawa Laserway (que se baseia em tecnologia óptica GPON) e suas diversas aplicações. E, para redes de distribuição de operadoras (planta externa), a Furukawa exibirá suas soluções pré-conectorizadas, que facilitam a expansão conforme o crescimento da demanda, dentro do conceito pay as you grow.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.