book_icon

Doce &Festa Distribuidora reduz 30% dos custos com ERP Sankhya

Além de reduzir o valor mensal referente à manutenção do sistema, empresa agregou performance e confiabilidade aos processos do negócio

A Doce & Festa Distribuidora, que atua no varejo de doces nacionais e importados, além de produtos para todos os tipos de festas, com mais de 10 lojas distribuídas pelo interior de São Paulo e 150 colaboradores, conseguiu reduzir seus custos em 30% a partir da adoção do sistema de gestão ERP da Sankhya, fornecedora de soluções para gestão empresarial.

O ERP conseguiu agregar mais performance e confiabilidade em todos os processos do negócio, facilitando a tomada de decisão dos gestores. “A relação custo benefício proporcionada pela Sankhya nos surpreendeu”, comenta Diego Ferreira, gerente da Doce & Festa.

Segundo ele, a transmissão via rádio das informações entre as lojas realizada pelo sistema anterior era muito lenta. “Se caiu uma antena, a loja não se comunicava com a central. Não podíamos atualizar os dados sobre as vendas e não sabíamos o quanto estávamos vendendo exatamente. Mas com a Sankhya isso acabou. Hoje, tudo é integrado em tempo real e na velocidade que nosso negócio demanda”.

Ele conta outros motivos que o fizeram a investir no novo ERP. “A Sankhya tinha tudo que precisávamos pronto e funcionando, e ainda com a possibilidade de acesso totalmente pela web. Suas telas são intuitivas e de fácil utilização, motivando a adesão dos usuários. O sistema é programável e permite criar, dinamicamente, relatórios, campos e telas, de acordo com nossa necessidade”.

Desde 2016, a Doce & Festa utiliza os módulos Comercial, Fiscal e Financeiro. “O processo de implantação foi muito tranquilo, pois pudemos contar com o apoio da Universidade Corporativa Sankhya, que oferece aulas on-line sobre o uso do sistema e também sobre os conceitos da administração. Ela fez uma grande diferença no aprendizado para a utilização do sistema, poupando a preocupação do implantador com relação a conceitos básicos e ajudando a diminuir o tempo de implantação”, diz.

O gerente comenta as áreas mais impactadas com a implantação do ERP. “Sem dúvidas, a principal delas é o estoque. A Sankhya nos ajudou a identificar diversos gaps nessa operação, nos mostrando que 99% deles é devido à falha humana. Agora, sabemos exatamente a quantidade de produtos que temos disponível, sem erros e sem “achismos”, como era antes. Com isso, podemos saber o que foi vendido com precisão, pois há um rastreamento de todo o processo, facilitando a gestão do setor de compras”.

Outra área que também teve sua rotina otimizada foi a financeira. “Antes da automação proporcionada pela Sankhya, muitas informações eram controladas manualmente, anotadas em cadernos. As telas amigáveis do sistema e seu fácil uso fez com que os funcionários migrassem rapidamente para o novo ERP, abolindo de vez o papel, ou seja, foi muito fácil convencer as pessoas de que a tecnologia era uma aliada”.

A emissão das notas fiscais também ganhou impulso. “As lojas quase não emitiam notas fiscais devido à complexidade da antiga solução, que deixava o processo moroso. No máximo três notas eram emitidas ao mês por cada loja sobrecarregando a matriz. Com a Sankhya, passamos a ter capacidade para emitir cerca de 300 notas por mês”.

“De fato, a Sankhya tem se mostrado uma parceira essencial para que atinjamos nossos objetivos futuros, contribuindo para nosso crescimento e amadurecimento profissional”. Para este ano, a previsão da Doce & Festa é crescer entre 15% e 20%.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento