book_icon

Eleições 2018: proteja-se dos hackers ao escolher seus candidatos

Grandes eventos, como as eleições do próximo dia 7 de outubro, representam um risco maior para quem acessa redes sociais, sites de notícia, gerenciadores de e-mail ou qualquer outro endereço na internet, seja pelo celular, notebook ou PC. Isso acontece porque os cibercriminosos se aproveitam de momentos de desatenção dos usuários envolvidos em discussões e pesquisas para abusar da criatividade e aplicar golpes virtuais.

Durante o 1º turno das eleições municipais no Brasil em 2016, a equipe do Arcon Labs registrou um aumento de 200% de ataques de ransomware, que bloqueia o sistema de um dispositivo e impede que o usuário tenha acesso aos seus arquivos até que seja pago um resgate.

O amplo uso de dispositivos móveis e o aumento do compartilhamento de informações por redes sociais e mensagens instantâneas, aliado à baixa preocupação com ferramentas de controle e segurança para acesso às redes e aos gadgets, são favoráveis para a atuação de pessoas mal intencionadas.

O objetivo principal dos cibercriminosos é roubar dados confidenciais, acessar máquinas e sistemas corporativos, quebrar ou paralisar serviços, violar informações e até mesmo desmoralizar o alvo, especialmente no período próximo às datas de votação para escolha dos futuros governantes.

Por isso, nesse período é fundamental aumentar a atenção com determinadas ações na internet. Alguns cuidados básicos são muito importantes:

Evite utilizar Wi-Fi público, principalmente quando precisar incluir informações pessoais ou senhas.

Mantenha sempre o antivírus atualizado para evitar possíveis ameaças virtuais. O próprio software avisa quando surgem novas atualizações.

Não digite suas informações pessoais em qualquer site. Desconfie dos prefixos “https”, porque os cibercriminosos estão obtendo certificados SSL.

Suspeite de mensagens, links, imagens, vídeos que receber por e-mail, redes sociais e WhatsApp. Os hackers estão cada vez mais criativos.

As empresas precisam ficar de olho

A preocupação das empresas quanto à conduta e ao uso que seus colaboradores fazem da internet e das redes sociais deve ser constante; e o conselho vale tanto para o período pré como pós-eleitoral. Além disso, o ideal é manter a transparência e comunicar os riscos e as eventuais responsabilidades aos colaboradores. Recomenda-se, ainda, intensificar os controles de segurança e monitoramento.

As companhias de fornecimento de energia e telecomunicações, hospitais e órgãos públicos também são alvos dos cibercriminosos. Por isso, é recomendável reforçar a proteção dos ambientes de segurança de TI e, caso haja algum ataque, o contato com as autoridades deve ser imediato.

Pesquisa mostra apreensão

Uma pesquisa recente realizada pela Avast indica que a população tem receio do que possa acontecer. Segundo os dados levantados pela empresa, 91,84% dos entrevistados acredita que o sistema de votação do Brasil pode ser violado nas Eleições 2018. Cerca de 96,15% das pessoas que responderam à pesquisa acreditam que os partidos políticos ou seus candidatos possam ser alvo de cibercriminosos durante o processo eleitoral.

Outra parte do estudo aponta que 94,39% dos entrevistados afirmam que vazamentos de dados podem influenciar a opinião pública e os resultados das eleições.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.