book_icon

Furukawa patrocina campeão brasileiro de surf adaptado

O surfista capixaba Carlos Kill – que ficou paraplégico devido a um acidente de carro sofrido em 2003 – está a todo vapor nos treinos preparatórios para o Campeonato Mundial de Surf Adaptado, que será realizado em dezembro, na praia de La Jolla, na Califórnia. Para isso, conta com o apoio da Furukawa, que está patrocinando o atleta – bicampeão mundial, como parte da equipe brasileira, dessa importante competição da ISA (International Surfing Association), nas edições de 2016 e 2017.

Esta será a terceira vez que Kill participa do campeonato, que foi criado em 2015 com o objetivo de oferecer aos surfistas com limitações físicas a oportunidade de exibir suas habilidades em uma competição internacional em estilo paralímpico. Na edição 2018, que acontece entre os dias 12 e 16 de dezembro, o campeão de cada modalidade terá vaga garantida na Paralimpíada de Tóquio, em 2020.

Por isso, a meta de Carlos Kill neste ano é alcançar posições melhores em relação às edições anteriores (em 2016, ele ficou em 6.º lugar em sua categoria e, em 2017, subiu para a 5.ª colocação). A pontuação de cada atleta soma para a pontuação geral por time – o que contribuiu para a conquista da medalha de ouro pela equipe brasileira nas duas últimas edições do campeonato.

O surf adaptado surgiu da necessidade de lazer e de socialização por parte das pessoas com necessidades especiais de locomoção. Seu diferencial está na técnica e no uso de equipamentos adaptados às necessidades de cada praticante – para cada necessidade, há uma modalidade específica, com pranchas especiais e técnicas adequadas para garantir a prática do surf de maneira confortável e segura.

“Tive que reaprender a surfar”, conta Carlos Kill, que praticava o esporte antes do acidente que o deixou paraplégico. “Antes eu surfava em pé; agora faço isso deitado no pranchão”, acrescenta. Sua categoria é a AS-4/Prone (surf deitado).

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.