book_icon

Bureau Veritas oferece certificação da nova ISO 22000:2018 para segurança alimentar

Atualização da norma amplia a análise de requisitos e oferece melhorias contínuas no gerenciamento para o setor de alimentos

O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação, já está trabalhando com a nova certificação da ISO 22000:2018. A primeira grande atualização da norma internacional para segurança alimentar, desde sua criação em 2005, traz melhorias contínuas para o sistema de gestão de todos os tipos de organizações atuantes na cadeia de alimentos.

“Os procedimentos de certificação e treinamento já foram ajustados para que o Bureau Veritas possa atender aos mais de 2,5 mil clientes certificados no padrão anterior. O prazo para atualização da norma pelos clientes é de três anos e é importante que as companhias se adiantem para fazer a transição de forma organizada e tranquila”, afirma José Cunha, diretor de Certificação da América Latina do Grupo Bureau Veritas.

A ISO 22000 melhora o gerenciamento de prevenção, eliminação e controle de riscos alimentares e fornece aos clientes uma maneira de se anteciparem em relação as questões de saúde e segurança, certificando que seus produtos e serviços atendem aos requisitos regulamentares. A atualização segue a Estrutura de Alto Nível (High Level Structure – HLS), que prevê que as empresas sigam bases comuns nos processos internos, formalizando padrões independente do segmento de atuação, o que facilita a integração com as normas globais de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho.

Entre as mudanças, foram adicionados requisitos relacionados ao contexto organizacional, liderança e planejamento, incluindo riscos e oportunidades organizacionais, que são cruciais para a gestão. A norma também apresenta o ciclo de dois níveis do método Planejar-Fazer-Verificar-Agir (Plan-Do-Check-Act – PDCA), que abrange os princípios de análise de perigos e pontos críticos de controle para melhorar as medidas de segurança nas fábricas e escritórios por meio dos planejamentos organizacional e operacional. Além disso, a compreensão de termos, definições e referências normativas foi melhorada.

A segurança alimentar passou a ser discutida mundialmente com o propósito de evitar crises humanitárias e doenças. A padronização de normas globais avalia que os produtos são expostos à diferentes riscos em todas as etapas que antecedem o consumo, como produção, transporte e armazenamento, podendo afetar a saúde das pessoas. Para que isso não aconteça, foram reunidos especialistas de mais de 30 países e organizações mundiais para revisar o padrão, como a Confederação de Indústrias de Alimentos e Bebidas da União Europeia e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A ISO 22000:2005 deixa então de existir, sendo substituída pela sua versão atualizada em 2021.

Sobre o Grupo Bureau Veritas
O Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Com receita global de 4,6 bilhões de euros, a empresa está presente em 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas seis divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura, Certificação e Varejo. Com mais de 4 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes. Mais informações no site www.bureauveritas.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.