book_icon

Nova plataforma de EAD deverá atingir 80% dos colaboradores da Simpress

A Simpress, empresa líder em outsourcing de impressão e gestão de documentos, renova sua plataforma de EAD e passa a entregar a seus colaboradores e parceiros novos conteúdos para mobile, gamefication e módulo colaborativo. Em seis anos, o projeto, denominado Universidade Simpress, já entregou 103 mil certificações para seus 1,7 mil colaboradores e sua rede de parceiros. Com a nova versão, a expectativa é estimular o acesso para cerca de 80% dos colaboradores da Simpress.

Segundo Daniela Santos, gerente executiva de Recursos Humanos da Simpress, a nova versão da plataforma oferece diferentes funcionalidades, como biblioteca, videoteca e repositório de conteúdo. A decisão por implantar uma nova versão, na avaliação de Daniela, se deu muito por conta do alto interesse dos colaboradores e parceiros. “Desde 2012, em média, cada um dos nossos 1,7 mil colaboradores já receberam 61 certificações”.

“Ofereceremos também a entrega de conteúdos segmentados por perfis para criação de trilhas de aprendizagem e teremos a possibilidade de gestão integrada, além de novos relatórios e dashboards, com perfil do aluno, tutor e gestor e ainda controle dos treinamentos realizados ou pendentes”.

Daniela explica que a Simpress tem muitos colaboradores fora do ambiente do escritório e a nova plataforma de e-learning é o principal meio para treinar e desenvolver a equipe. “Com a iniciativa é possível realizar, à distância, os treinamentos comerciais e técnicos. Transformamos todas as informações estratégicas em treinamento e isso chega rapidamente aos nossos colaboradores”.

Autodesenvolvimento
A plataforma de EAD da Simpress conta com conteúdos obrigatórios e outros que serão acessados por iniciativa própria. Os parceiros, por exemplo, têm acesso a conteúdos que tratam de produto ou atendimento técnico. “Isso torna a ferramenta um diferencial competitivo para esses parceiros e revendas. A cultura do autodesenvolvimento é muito presente na maneira de atuar e apresentar nossa oferta ao mercado”, afirma Daniela. Também há a possibilidade de compartilhamento de conteúdo entre colaboradores e criação de fóruns de discussão a respeito de temas específicos.

A nova plataforma de EAD foi desenvolvida pela Ciatech, maior empresa de educação corporativa digital do Brasil, que faz parte do Grupo UOL Educação, o maior grupo de tecnologia educacional do país, em parceria com a área interna de TI da Simpress. “Esse é um projeto colaborativo que contou com mais de 1.400 horas de trabalho”, finaliza a gerente.

Benefícios
Daniela destaca que a Universidade Simpress não é apenas um projeto da área de Recursos Humanos, mas, sim um empreitada realizada por muitas mãos, por um grupo de trabalho engajado, com representantes de todas as áreas da empresa, que atuam na concepção de universidade corporativa. “Acreditamos que isso, realmente, torna nosso projeto diferente em relação a outras iniciativas do mercado”, diz Daniela.

A executiva afirma que a nova plataforma propiciará a melhoria de desempenho profissional e estimulará o protagonismo entre colaboradores. “Com as trilhas de aprendizagem adequaremos funções e competências essenciais e individuais e do negócio. Assim, vamos garantir o aumento dos resultados empresariais”.

As perspectivas também são de estimular uma competição saudável entre os colaboradores e, automaticamente, gerar motivação e engajamento por meio do módulo de gamefication, além de incentivar a sinergia e relacionamento entre o time por meio do módulo colaborativo. “Queremos possibilitar o empoderamento do colaborador para que ele aprenda no seu tempo, de qualquer lugar e com qualquer dispositivo. Todo esse empenho fica embaixo de uma bandeira de gestão integrada, de acordo com nossas certificações de ISO”, finaliza Daniela.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.