book_icon

Agile Brazil mostra como métodos Ágeis potencializam resultados em tecnologia

Promovido pela Agile Alliance Brazil, o evento reúne anualmente oitocentos participantes do cenário brasileiro de tecnologia e palestrantes de renome nacional e internacional

Agile Brazil mostra como métodos Ágeis potencializam resultados em tecnologia

Hoje (7) é o último dia de palestras da maior conferência sobre métodos Ágeis do País, a Agile Brazil (http://www.agilebrazil.com/2022/), que está sendo realizada em Porto Alegre (RS), na PUC-RS. O evento reúne anualmente oitocentos participantes do cenário brasileiro de tecnologia e diversos palestrantes de renome nacional e internacional. Promovido pela Agile Alliance Brazil, o Agile Brazil 2022 é construído, ano após ano, por “agilistas” brasileiros que voluntariam seu tempo e trabalho para montar um evento de alto nível, diverso e representativo da agilidade nacional.

O evento não tem fins lucrativos e é organizado por especialistas no assunto de diversas partes do Brasil, que compartilham o objetivo de incentivar e disseminar a cultura Ágil por todo o País.

O último dia de palestras trouxe como palestrante de destaque, às 9h30, Cat Swetel, director of Engineering no Nubank. Cat é uma líder de tecnologia profundamente interessada em explorar como a transformação digital da sociedade pode criar condições para instituições mais generativas. A executiva é mestranda em Política de Ciência e Tecnologia. Para o encerramento, também como palestrante, a partir das 16h30, está prevista a palestra do CTO da Escola 42 São Paulo, Lula Rodrigues. Apaixonado por tecnologia, educação e gestão, Rodrigues é atuante em discussões abertas, palestrante e voluntário em grandes eventos de tecnologia e agilidade. Atuou por anos como consultor e professor disseminando melhores formas de gestão do trabalho criativo.

A TQI, empresa de tecnologia e inovação que há 30 anos atua como extensão dos clientes nas áreas de financeiro, telecom e atendimento, logística e transporte, conteúdo e serviços, saúde, agro e aviação, apoia o evento por meio do comitê de diversidade e inclusão. A empresa patrocina a tradução em Libras para 35 palestras que estão sendo realizadas nas salas 1 e 2 do evento. Posteriormente este conteúdo com interpretação em Libras terá a gravação publicada nas redes da Agile Brazil, possibilitando que o conteúdo consiga atingir ainda mais pessoas.

Neste espaço, estiveram palestras como “Agilidade e a liderança emergente feminina”, com Hanna Ohi e Thaís Galão; “Como criar um programa de estágio que une agilidade e mentoria técnica com diversidade e inclusão”, com Denize Vásquez e Lucas Nunes; “O segredo para ser um Agilista em diferentes culturas”, com Marina Bellenzier; “Como definir valor para negócio e impacto na experiência do usuário nas nossas entregas?”, com Ruth Helena Mendes da Silva e Michele Prieto, entre muitas outras.

Para esta sexta-dia 7, alguns destaques da sala 1 são os painéis: “NuBlacks case – Como a agilidade pode influenciar a pauta de diversidade e Inclusão, com Priscila De Souza Nunes e Raphael Donaire Albino”, às 12h30 e “Cultura Ágil com Entregas Frequentes, Interativas e Incrementais: Meu Software Está Pronto pra Isso?, com Lucas Nunes e Mariana Minossi”, às 15h. Já para a Sala 2, são muito esperadas as palestras “Being Agile about Architecture – Joseph Yoder”, às 11h e “Arquétipos do Product Owner: descubra quem é você na gestão de produto, com Rodrigo Pinto”, às 15h30.

Agilidade, diversidade e inclusão como propulsores da tecnologia
Para Cristiano Oliveira, general manager da TQI, os conceitos de agilidade, diversidade e inclusão estão intrinsecamente conectados. “Decidimos apoiar essas ações dentro do Agile Brazil porque temos a inclusão como uma missão da TQI, é um compromisso que assumimos, de que todos tenham a oportunidade de participar dos processos de transformação digital. Aqui as pessoas são respeitadas pela suas pluralidades e colaboração e esses são fatores competitivos importantes para mantermos nossos times centrados na inovação”, diz.

Oliveira comenta que está provado cientificamente que, para que haja serviços de excelência, a diversidade de visões e vivências são fatores essenciais. “É essa pluralidade de experiências dos nossos colaboradores que nos permitem, como uma empresa unida, levar para o contexto de nossos clientes, percepções únicas e complementares ao seu negócio, além de colaborar para impulsionar e transformar a experiência dos produtos digitais e da sociedade como um todo. Ou seja, a diversidade é essencial para que consigamos atender, com técnicas e processos ágeis, o time-to-market cada vez mais agressivo do mercado, além de sempre aprender dentro do processo criativo e evolutivo”, ressalta.

Thais Rigolon, board member da Agile Alliance Brazil e chair de Diversidade & Inclusão da Agile Brazil, salientou a importância do apoio de empresas como a TQI às ações afirmativas de diversidade durante o Agile Brazil 2022. “É fundamental que empresas apoiem ações de Diversidade & Inclusão em eventos para que o mercado de tecnologia e agilidade seja cada vez mais plural. Investir em iniciativas que priorizam a diversidade demonstra o comprometimento com essa pauta que ganha cada vez mais relevância dentro do cenário global de responsabilidade social”, fala.

Métodos Ágeis vêm sendo adotados por empresas dos mais diferentes tamanhos e segmentos. Agências e órgãos de Governo também têm dedicado esforços para adotar e cultivar os princípios e valores que fundamentam a cultura Ágil. Cerca de 90 palestrantes por ano também trazem valor ao evento, compartilhando suas experiências, conhecimento e percepções.

Diversidade e inclusão
A Agile Brazil tem o objetivo de proporcionar um evento educativo, inspirador, diverso e inclusivo ao proporcionar um ambiente com novas perspectivas de ação dentro da agilidade seguindo um código de conduta previamente estabelecido. A conferência compreende o papel da diversidade no processo de inovação em produtos, serviços, comunicação e desenvolvimento pessoal.

Com o intuito de priorizar essa pauta cada vez mais, em 2021 foi criado o Comitê de Diversidade & Inclusão que tem o propósito de organizar, acompanhar e definir as atividades relacionadas à diversidade, inclusão e acessibilidade dentro da organização e para o evento.

Na última conferência, em formato online, foram realizadas as seguintes iniciativas:

– Entrevistas com pessoas com deficiência para entender como a conferência poderia ser mais inclusiva;
– Criação de uma cota de patrocínio de Diversidade e Inclusão para proporcionar ingressos gratuitos para comunidades que atuam com grupos minorizados;
– Mapeamento de necessidades para o site da Agile Brazil ser mais acessível;
– Criação do manual para as pessoas palestrantes com orientações e boas práticas para palestras inclusivas;
– Diversidade foi um critério fundamental na formação do time Tático;
– O nome de todas as salas homenageou mulheres que fizeram história no Brasil e no mundo.

Para a edição 2022, diversas ações foram colocadas em prática para que a conferência expressasse seu propósito de integração, acessibilidade e inclusão durante todo o processo de elaboração e execução das iniciativas do evento. Com o reconhecimento de quanto essas questões são essenciais na cultura ágil enquanto valor.

A organização do evento se comprometeu com a criação de um ambiente voltado para o acolhimento e crescimento pessoal, onde todas as pessoas possam desfrutar plenamente da experiência da conferência. O intuito é que todas as pessoas, vindas de diversos contextos, se sentissem pertencentes e seguras no espaço de troca.

Outra ação para a edição deste ano foi um desconto de 50% no valor normal do ingresso para pessoas com deficiência.

Serviço
//www.agilebrazil.com/2022/

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.