book_icon

5 passos para começar a implementação de BI hoje

A tecnologia de análise inteligente de dados com base em soluções de TI já está presente em cerca de 80% das principais companhias globais, segundo pesquisa da Dresner Advisory Services.

Sem o apoio do Business Intelligence e suas capacidades de analisar dados e fornecer insights, organizações perdem oportunidades de crescimento estratégico, são menos proativas e, principalmente, correm o risco de perder oportunidades para concorrente melhor equipados.

A avaliação é de Ana Thesing, CMO da BIMachine, que pondera: apesar disso, não é o caso de sair correndo e adotar o primeiro BI que aparecer.

“A adoção destas soluções exige atenção dos gestores de TI. Em meio às diversas opções no mercado e a pressão por inovação nos negócios, planejamento e conhecimento são essenciais para garantir uma implementação de sucesso, que impacte positivamente a organização”, comenta a especialista.

Para isso, Ana ressalta que é importante observar alguns passos fundamentais.

1. Ter uma mente aberta

Para que uma implementação de BI tenha os melhores resultados, CIOs precisam entender como elas podem mudar drasticamente os processos internos de uma empresa – e isso envolve uma mudança de cultura, o que não é fácil. Gestores que iniciarem esta mudança com a mentalidade adequada terão menores dificuldades, tanto em áreas técnicas como gestão dos dados até questões como gerenciamento de mudança, por exemplo.

2. Definir objetivos e pontos focais

Para que as soluções de BI funcionem da melhor forma, os objetivos da organização precisam estar ajustados, estabelecendo necessidades e indicadores de performance (KPIs) a serem atendidos. Além disso, é recomendado que um executivo mais ligado ao negócio-chave da organização seja estabelecido como um ponto focal da implementação. Executivos como o diretor de marketing (CMO) ou financeiro (CFO) tem um conhecimento mais abrangente do negócio e podem traduzir as demandas da organização para as soluções de BI.

3. Avaliar a situação da empresa

Para saber como implementar o melhor projeto de BI, primeiramente as companhias devem ter um mapeamento claro de sua estrutura de sistemas atual. Sabendo o que funciona e o que não agrega valor à operação, pode-se estabelecer as áreas que mais podem se beneficiar das tecnologias de BI, ajudando em um roadmap de implementação mais assertivo. Além disso, avaliar a estrutura das bases de dados é essencial, limpando os dados e fazendo os investimentos necessários em infraestrutura.

4. Identificar KPIs

Os indicadores-chave de performance (KPIs) são parte indispensável de toda estratégia envolvendo BI. Os KPIs são valores mensuráveis (números, porcentagens, eventos) que servem para mostrar quando uma organização está atingindo seus objetivos de negócio. Além disso, eles dão indicativos para possíveis mudanças estratégicas caso algum objetivo não esteja sendo cumprido. Entretanto, é preciso ter cuidado para estabelecer os KPIs certos, que realmente fomentem o crescimento do negócio e não dificultem ainda mais a gestão.

5. Escolher a melhor solução e parceiro para o negócio

Realizados os primeiros passos, gestores de TI e de negócio já estarão melhor municiados para o passo da implementação. Conhecendo aprofundadamente os processos da empresa, assim como seus objetivos e necessidades, achar a solução mais adequada se torna mais fácil. Para facilitar ainda mais esta fase, conversar com parceiros especializados também é um diferencial. Baseados nas informações fornecidas pelas empresas, eles podem sugerir as soluções mais ajustadas. Experimentar soluções em ambientes de teste também são uma boa alternativa antes de partir para a implementação de fato.

“Vale lembrar que um roadmap de implementação de BI não possui uma data de término. Uma das funções da tecnologia é tornar as empresas mais adaptáveis às mudanças e constantes inovações do mercado”, analisa a CMO. “Além disso, soluções de BI não são apenas tecnológicas. Elas impactam empresas como um todo, e quem implementá-la com esta visão está mais perto do sucesso”, conclui.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento