book_icon

App reduz até 30% da sinistralidade em empresas com o uso da Inteligência Artificial

App reduz até 30% da sinistralidade em empresas com o uso da Inteligência Artificial

O crescimento de aplicativos e outras ferramentas digitais no segmento de saúde vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, estima-se que, atualmente cerca de 160 mil aplicativos estejam disponíveis no mercado de saúde e suas utilizações são as mais variadas, desde o controle e monitoramento de diabetes até a prática de exercícios.

De acordo com um estudo global, realizado pela Top health Industry Issues of 2016 da PwC, houvem um crescimento no número de pacientes que utilizam aplicativos relacionados à saúde em seus smartphones entre 2013 a 2015, passando de 16% para 32%. Outro dado interessante apresentado mostra que 60% dos entrevistados realizaram consulta médica por videoconferência e 81% dos médicos participantes afirmaram o acesso as informações médicas por meio dos aplicativos é um diferencial e ajuda no tratamento.

Com um setor cada vez mais aberto para a adoção de novas tecnologias, tanto por pacientes quanto instituições e profissionais de saúde surgiu ,no último trimestre de 2017, a startup Saúde Concierge, que atua exclusivamente no segmento corporativo. Ela desenvolveu um sistema simples, mas capaz de dar suporte a complexos processos de gestão que visam auxiliar no cuidado da saúde das pessoas em uma empresa, por exemplo. Como consequência, os custos com o benefício saúde, das 3500 vidas que atualmente administra, têm apresentado redução de até 30%.

Para atingir os resultados, a jovem empresa utiliza um plataforma WEB ou aplicativo móvel (disponível gratuitamente para sistemas Android e iOs), a fim de monitorar a condição de saúde dos pacientes, interagindo em tempo real com eles, e sugerindo medidas que possam ser adotadas para a manutenção do estado de saúde atual ou ajustes para a melhoria dessa condição.

A startup também dá todo o suporte tecnológico e atendimento especializado de profissionais de saúde tanto para operadoras e seguradoras de saúde como para os departamentos de RH nas empresas. Outro público atendido pela empresa são as seguradoras de Vida e de Viagem; saúde corporativa e indústria farmacêutica (medicamentos para oncologia e osteoporose).

Com estrutura disponível para atender todo o País, a Saúde Concierge conta com uma equipe multidisciplinar de mais de 20 mil profissionais de saúde, central de atendimento 24/horas, aplicativo e acompanhamento em tempo real (visão geral da carteira de saúde para seguradoras, planos, RHs etc.). “Nossa atuação acontece por meio de multicanais, seja via visitas presenciais de profissionais multidisciplinares, tais como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros ou pelo atendimento humanizado da nossa equipe própria especializada que interage remotamente via central de atendimento”, explica Tatiana Giatti, diretora de marketing da Saúde Concierge.

O modelo operacional da startup mescla o que há de melhor em gestão da saúde com alta tecnologia baseada na inteligência artificial. “Temos um grande banco de dados gerado por meio do monitoramento do dia a dia do paciente (que inclui tudo que ele fez durante um período: consultas, exames, casos de atendimento em pronto-socorros, internações). Este sistema nos permite extrair uma série de dados preditivos, que por sua vez, nos ajudarão a saber antes de aplicar, qual a melhor conduta ou tratamento a ser seguido em um universo de pessoas que apresentam um mesmo sintoma, que efeitos surtiu o tratamento aplicado ou se não deu efeito”, completa Tatiana.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.